RESSIGNIFICAÇÃO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ENSINO TÉCNICO-PROFISSIONAL: POR UMA PRÁTICA REFLEXIVA NA RECONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE

Autores

  • Guacira Ribeiro de Abreu Universidade Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v9i19.231

Resumo

Este trabalho apresenta algumas considerações e reflexões sobre os saberes, a formação e a prática pedagógica reflexiva dos professores do ensino técnico-profissional. O estudo se fundamentou nas legislações da educação profissional e nas abordagens da prática reflexiva segundo, Pimenta (2000), Alarcão (2003) e Tardif (2002). Nas legislações são identificadas lacunas na formação pedagógica dos professores dessa modalidade de ensino. Os saberes técnico e pedagógico são discutidos por Tardif (2002), que defende uma pedagogia com reflexão pedagógica. Os estudos de Pimenta (2000) e Alarcão (2003) subsidiam a ação e reflexão da prática pedagógica. Em suas considerações finais é defendida uma posição reflexiva que favorecerá o fazer pedagógico e a construção da identidade do professor de ensino técnico-profissional.Palavras-chave: Prática pedagógica reflexiva. Saberes da docência. Ensino técnico.

Biografia do Autor

Guacira Ribeiro de Abreu, Universidade Estácio de Sá

Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá.Pedagoga da Marinha do Brasil – R.J.Brasil

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Como Citar

Abreu, G. R. de. (2011). RESSIGNIFICAÇÃO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ENSINO TÉCNICO-PROFISSIONAL: POR UMA PRÁTICA REFLEXIVA NA RECONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE. Revista Profissão Docente, 9(19), 114–132. https://doi.org/10.31496/rpd.v9i19.231

Edição

Seção

Artigos