Política de avaliação

ARTIGO, RELATO DE EXPERIÊNCIA

A avaliação é realizada em duas fases:

1) A primeira é realizada pela Equipe Editorial, que avalia se o texto atende aos critérios gerais da revista e às normas de submissão e, com o intuir de zelar pelas boas práticas em pesquisa, avaliará, também, o manuscrito, no que se refere a plágio, submissões duplicadas e possíveis fraudes em pesquisa. Caso a submissão não atenda a esses requisitos, o autor será informado e o texto, arquivado.

2) Os trabalhos considerados aptos na primeira fase serão submetidos à avaliação por pares, com o sistema “duplo-cego”. Os pareceristas a serem indicados devem pertencer à área de conhecimento da pesquisa (membros do Conselho Editorial ou convidados ad hoc, a partir do cadastro de avaliadores da Plataforma ou consulta ao Lattes).

São critérios de avaliação dos manuscritos: relevância e pertinência para a área de pesquisa; riqueza conceitual na colocação do problema; consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica e na argumentação; interlocução com a produção da área; originalidade na contribuição para a área; qualidade textual.

Compete aos avaliadores decidir pela aceitação, recusa ou reformulação do trabalho. O trabalho será “Aceito” para publicação se tiver dois pareceres favoráveis, e “Rejeitado”, quando dois pareceres forem desfavoráveis. No caso de um parecer favorável e um desfavorável, o trabalho será enviado para um terceiro avaliador. Entretanto, é de responsabilidade da Comissão Editorial a decisão final a respeito.

No caso de “Revisões requeridas”, o parecerista deverá manifestar a necessidade de o trabalho ser apreciado novamente por ele. O autor será notificado da decisão, informado dos pareceres, do prazo para a realização das adequações e da forma de reenvio do texto. Esse será reavaliado e, caso seja considerado “aceito” para publicação, passará à fase de revisão textual e editoração.

ENTREVISTA, DOCUMENTO e RESENHA

A avaliação é realizada em uma única fase, pela Equipe Editorial, que poderá solicitar a apreciação de um especialista na temática.

São critérios de avaliação: a relevância e pertinência para a área e a originalidade. No caso da entrevista, será considerada, ainda, a autorização expressa do entrevistado.

Os autores poderão acompanhar todo o processo de arbitragem a partir do acesso à Revista com seu login e senha.