Modelagem e simulação para controle de temperatura e umidade numa incubadora de ovos

Autores

  • Alexsander Corrêa Universidade de Uberaba – Uniube, Brasil / Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH, Brasil
  • Edilberto Pereira Teixeira Universidade de Uberaba – Uniube, Brasil
  • Antonio Manoel Batista da Silva Universidade de Uberaba – Uniube, Brasil
  • Ana Paula Silva Capuci Universidade de Uberaba – Uniube, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/retii.v2i1.1899

Palavras-chave:

incubadora de ovos, controle, temperatura, umidade, Scilab

Resumo

A avicultura em criações industriais é de extrema importância, por ser uma das proteínas mais baratas e mais presente na mesa do povo Brasileiro. Com isso, tem máxima eficiência no nascimento de pintos é essencial para garantir a alimentação. O artigo teve como objetivo de modelar e simular o controle de temperatura e umidade de incubadoras industriais, em que a temperatura deverá ser controlada entre 37,5 e 38°C e a umidade entre 55 e 65%, variáveis fundamentais para uma boa incubação. O controle de umidade foi determinado que fosse controle tipo On/Off. Para o controle de temperatura utilizamos o método Ziegles e Nichols para determinar os parâmetros de controle, demonstrou uma excelente qualidade na simulação utilizando ferramenta computacional SciLab.

Biografia do Autor

Alexsander Corrêa, Universidade de Uberaba – Uniube, Brasil / Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH, Brasil

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade de Uberaba – Uniube

Edilberto Pereira Teixeira, Universidade de Uberaba – Uniube, Brasil

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (1972), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (1974) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1991). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em controle de processos eletrônicos e sistemas elétricos de potência, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas elétricos de potência, eletricidade industrial, controle de processos multivariáveis, controle de sistemas não-lineares, lógica nebulosa e redes neurais artificiais. Atualmente é professor do Curso de Graduação em Engenharia de Elétrica da Universidade de Uberaba - MG (Uniube).

Antonio Manoel Batista da Silva, Universidade de Uberaba – Uniube, Brasil

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (1985), obteve o título de mestre (1993) e o título de doutor (2016) em Engenharia Elétrica, também pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente trabalha na Universidade de Uberaba, como professor dos cursos de graduação em engenharia elétrica, engenharia mecânica, engenharia de controle e automação e em engenharia de computação, e também dentro do programa de pós-graduação da Universidade de Uberaba, trabalha como professor no curso de mestrado profissional em Engenharia Química. Nesses cursos, ministra principalmente as disciplinas: circuitos elétricos, conversão de energia, máquinas elétricas e sistemas de controle. As áreas de pesquisas, em quais atua, envolvem: máquinas elétricas girantes e transformadores, dinâmica de sistemas elétricos, processos agroindustriais e simulação computacional.

Ana Paula Silva Capuci, Universidade de Uberaba – Uniube, Brasil

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade de Uberaba (2013), graduação em Farmácia Industrial pela Universidade de Uberaba (2007), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia (2015) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia (2019). Atualmente é professor da Universidade de Uberaba nas disciplinas Termodinâmica Aplicada I e II, Planejamento e Otimização de Processos Químicos, Balanço de Energia, Cinética Química e Cálculo de Reatores I e Química Ambiental e Gerenciamento de Resíduos. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Termodinâmica e Processos de Separação, atuando principalmente nos seguintes temas: solubilidade, ajuste de dados, equilíbrio sólido-líquido, processos de separação e cristalização.

Referências

AVIAGEN. Como... medir a temperatura da casca?. Huntsville: Aviagen Global Corporate Office, [20??]. Disponível em: https://aviagen.com/assets/Tech_Center/BB_Foreign_Language_Docs/ Portuguese/03-How-To-3-Measure-Egg-Shell-Temperature-PT.pdf. Acesso em: 25 abr. 2024.

COBB, V. Guia de Manejo de Incubação COBB. São Paulo: Cobb-Vantress Brasil, 2008.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PROTEÍNA ANIMAL. Estatísticas setoriais. São Paulo: ABPA, 2024. Disponível em: https://abpa-br.org/. Acesso em: 28 mar. 2024.

LAUVERS, G.; FERREIRA, V. P. de A. Fatores que afetam a qualidade dos pintos de um dia, desde a incubação até recebimento na granja. Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária, v. 9, n. 16, p. 1-19, 2011.

MENDÉZ, M. S. C. Manejo e incubação de ovos férteis. São Paulo: Zootecnia Brasil, 2021. Disponível em: https://zootecniabrasil.com/2021/11/13/manejo-e-incubacao-de-ovos-ferteis/. Acesso em: 28 abr. 2024.

MOURA, P. G.; ARANHA, F. N.; HANDAM, N. B.; MARTIN, L. E.; SALLES, M. J.; CARVAJAL, E.; JARDIM, R.; SOTERO-MARTINS, A. Água de reúso: uma alternativa sustentável para o brasil. Engenharia Sanitaria e Ambiental, [S.L.], v. 25, n. 6, p. 791-808, dez. 2020.

OGATA, K. Engenharia de controle moderno. 5. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

ONELYE, W. Ovo comercial da incubadora da única fase que choca os ovos 5.7kw da máquina 20000. Wuxi ONELYE. Disponível em: https://portuguese.sinopfe.com/sale-13452735-commercial-single-stage-incubator-egg-hatching-machine-20000-eggs-5-7kw.html. Acesso em: 28 abr. 2024.

ONELYE LIVESTOCK MACHINERY CO. Conventional incubator. Disponível em: http://www.onelye.com/product/ots-oth.html. Acesso em: 28 abr. 2024.

Downloads

Publicado

2025-07-25

Como Citar

Corrêa, A., Teixeira, E. P., Silva, A. M. B. da, & Capuci, A. P. S. (2025). Modelagem e simulação para controle de temperatura e umidade numa incubadora de ovos. Revista De Engenharia, TI E Inovação, 2(1), 1–15. https://doi.org/10.31496/retii.v2i1.1899

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.