PERSPECTIVAS DE EDUCAÇÃO E DE ESCOLA EM PESQUISAS SOBRE O PROFESSOR DO ESTADO DO TOCANTINS: CONSTÂNCIAS E RUPTURAS
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v15i33.1009Resumo
RESUMO: Neste artigo apresentamos um recorte da pesquisa desenvolvida por pesquisadores da Redecentro, ressaltando a análise do ideário pedagógico, evidenciado em dissertações que abordaram a educação no Estado do Tocantins. O ideário pedagógico foi analisado a partir da relação com a proposta metódica adotada. Após estudo, análise e seleção dos trabalhos, foram identificadas 10 (dez) dissertações defendidas entre os anos de 2006 a 2009, na Universidade de Brasília e na Universidade Federal de Goiás, com o referido tema. A pesquisa documental foi realizada numa abordagem qualitativa, e a análise aponta que, em face das diversas perspectivas metódicas adotadas, foram identificados o anúncio de modificações paradigmáticas e a multidimensionalidade do ideário pedagógico nas pesquisas desenvolvidas no Tocantins nesse período investigado. Palavras-chave: Ideário Pedagógico; Educação; Pesquisa.Downloads
Publicado
2016-05-19
Como Citar
PASSOS, V. M. de A.; DE PINHO, M. J.; DA SILVA, Ângela N.; ALVES MARTINS, D. A. PERSPECTIVAS DE EDUCAÇÃO E DE ESCOLA EM PESQUISAS SOBRE O PROFESSOR DO ESTADO DO TOCANTINS: CONSTÂNCIAS E RUPTURAS. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 15, n. 33, p. 61–77, 2016. DOI: 10.31496/rpd.v15i33.1009. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1009. Acesso em: 27 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.