PERSPECTIVAS DE EDUCAÇÃO E DE ESCOLA EM PESQUISAS SOBRE O PROFESSOR DO ESTADO DO TOCANTINS: CONSTÂNCIAS E RUPTURAS
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v15i33.1009Abstract
RESUMO: Neste artigo apresentamos um recorte da pesquisa desenvolvida por pesquisadores da Redecentro, ressaltando a análise do ideário pedagógico, evidenciado em dissertações que abordaram a educação no Estado do Tocantins. O ideário pedagógico foi analisado a partir da relação com a proposta metódica adotada. Após estudo, análise e seleção dos trabalhos, foram identificadas 10 (dez) dissertações defendidas entre os anos de 2006 a 2009, na Universidade de Brasília e na Universidade Federal de Goiás, com o referido tema. A pesquisa documental foi realizada numa abordagem qualitativa, e a análise aponta que, em face das diversas perspectivas metódicas adotadas, foram identificados o anúncio de modificações paradigmáticas e a multidimensionalidade do ideário pedagógico nas pesquisas desenvolvidas no Tocantins nesse período investigado.
Palavras-chave: Ideário Pedagógico; Educação; Pesquisa.Downloads
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