QUALIDADE SOCIAL E PESQUISA: UMA ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA E HISTÓRICA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v15i33.1011Resumo
RESUMO: Pesquisadores de sete instituições organizados em Rede têm realizado há dez anos, pesquisas sobre a produção acadêmica sobre professores dos programas de pós-graduação em Educação da Região Centro-Oeste. Empenha-se no alcance dos seguintes objetivos: identificação, organização e catalogação da produção sobre a temática, período 1999-2009. Busca o conhecimento da produção e seu significado para melhoria da formação do professor e da educação escolar brasileira. Neste artigo objetiva-se interpelar a epistemologia da produção do conhecimento sobre professores na academia, realiza-se uma reflexão epistemológica, política e histórica com foco na qualidade da educação. Com o movimento da pesquisa questionam-se as repercussões das escolhas epistemológicas presentes na produção do conhecimento sobre professores para compreender como condicionam a qualidade da educação e da formação docente. Palavras-chave: Pesquisa educacional; Epistemologia; Formação de professores; Qualidade social.Downloads
Publicado
2016-05-19
Como Citar
OLIVEIRA MAGALHÃES, S. M.; RIBEIRO DE SOUZA, R. C. C. QUALIDADE SOCIAL E PESQUISA: UMA ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA E HISTÓRICA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE PROFESSORES. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 15, n. 33, p. 91–101, 2016. DOI: 10.31496/rpd.v15i33.1011. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1011. Acesso em: 7 out. 2024.
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Artigos
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