QUALIDADE SOCIAL E PESQUISA: UMA ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA E HISTÓRICA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE PROFESSORES

Autores

  • Solange Martins Oliveira Magalhães Universidade Federal de Goiás
  • Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de Souza Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v15i33.1011

Resumo

RESUMO: Pesquisadores de sete instituições organizados em Rede têm realizado há dez anos, pesquisas sobre a produção acadêmica sobre professores dos programas de pós-graduação em Educação da Região Centro-Oeste. Empenha-se no alcance dos seguintes objetivos: identificação, organização e catalogação da produção sobre a temática, período 1999-2009. Busca o conhecimento da produção e seu significado para melhoria da formação do professor e da educação escolar brasileira. Neste artigo objetiva-se interpelar a epistemologia da produção do conhecimento sobre professores na academia, realiza-se uma reflexão epistemológica, política e histórica com foco na qualidade da educação. Com o movimento da pesquisa questionam-se as repercussões das escolhas epistemológicas presentes na produção do conhecimento sobre professores para compreender como condicionam a qualidade da educação e da formação docente.

Palavras-chave: Pesquisa educacional; Epistemologia; Formação de professores; Qualidade social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange Martins Oliveira Magalhães, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2004). Professora do curso de Pós-graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Goiás. Ministra no Programa de Pós-graduação em Educação/UFG as disciplinas: Formação e profissionalização de professores(as): epistemologias, pesquisas e perspectivas críticas, e Docência Universitária. Ministra ainda as disciplinas Psicologia Educacional e Sociedade, Cultura e Infância no curso de Pedagogia. É pesquisadora das temáticas: Universidade atual e a Educação Superior no Brasil; Pesquisa Educacional: historicidade, posicionamentos e perspectivas epistemológicas, Qualidade da educação, Formação de professores, Profissionalização e trabalho docente.

Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de Souza, Universidade Federal de Goiás

Possui mestrado em psicologia - Université Catholique de Louvain e Doutorado em Psicologia - Paul Valéry Montpellier III . É professora associada da Universidade Federal de Goiás/Brasil. Atua na graduação e na pós-graduação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores. Dedica-se principalmente aos seguintes temas: formação docente, docência universitária, inovação e criatividade pedagógica, ensino-aprendizagem, aprendizagem e novas tecnologias, avaliação da produção acadêmica, escola , paradigma da complexidade.Coordena a pesquisa : A produção acadêmica sobre professores(as):estudo interinstitucional da Região Centro ?Oeste e a REDECENTRO ? Rede de Pesquisadores sobre Professores(as) da Região Centro-Oeste.

Downloads

Publicado

2016-05-19

Como Citar

OLIVEIRA MAGALHÃES, Solange Martins; RIBEIRO DE SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira. QUALIDADE SOCIAL E PESQUISA: UMA ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA E HISTÓRICA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE PROFESSORES. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 15, n. 33, p. 91–101, 2016. DOI: 10.31496/rpd.v15i33.1011. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1011. Acesso em: 1 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos