QUALIDADE SOCIAL E PESQUISA: UMA ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA E HISTÓRICA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE PROFESSORES

Autores

  • Solange Martins Oliveira Magalhães Universidade Federal de Goiás
  • Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de Souza Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v15i33.1011

Resumo

RESUMO: Pesquisadores de sete instituições organizados em Rede têm realizado há dez anos, pesquisas sobre a produção acadêmica sobre professores dos programas de pós-graduação em Educação da Região Centro-Oeste. Empenha-se no alcance dos seguintes objetivos: identificação, organização e catalogação da produção sobre a temática, período 1999-2009. Busca o conhecimento da produção e seu significado para melhoria da formação do professor e da educação escolar brasileira. Neste artigo objetiva-se interpelar a epistemologia da produção do conhecimento sobre professores na academia, realiza-se uma reflexão epistemológica, política e histórica com foco na qualidade da educação. Com o movimento da pesquisa questionam-se as repercussões das escolhas epistemológicas presentes na produção do conhecimento sobre professores para compreender como condicionam a qualidade da educação e da formação docente. Palavras-chave: Pesquisa educacional; Epistemologia; Formação de professores; Qualidade social.

Biografia do Autor

Solange Martins Oliveira Magalhães, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2004). Professora do curso de Pós-graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Goiás. Ministra no Programa de Pós-graduação em Educação/UFG as disciplinas: Formação e profissionalização de professores(as): epistemologias, pesquisas e perspectivas críticas, e Docência Universitária. Ministra ainda as disciplinas Psicologia Educacional e Sociedade, Cultura e Infância no curso de Pedagogia. É pesquisadora das temáticas: Universidade atual e a Educação Superior no Brasil; Pesquisa Educacional: historicidade, posicionamentos e perspectivas epistemológicas, Qualidade da educação, Formação de professores, Profissionalização e trabalho docente.

Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de Souza, Universidade Federal de Goiás

Possui mestrado em psicologia - Université Catholique de Louvain e Doutorado em Psicologia - Paul Valéry Montpellier III . É professora associada da Universidade Federal de Goiás/Brasil. Atua na graduação e na pós-graduação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores. Dedica-se principalmente aos seguintes temas: formação docente, docência universitária, inovação e criatividade pedagógica, ensino-aprendizagem, aprendizagem e novas tecnologias, avaliação da produção acadêmica, escola , paradigma da complexidade.Coordena a pesquisa : A produção acadêmica sobre professores(as):estudo interinstitucional da Região Centro ?Oeste e a REDECENTRO ? Rede de Pesquisadores sobre Professores(as) da Região Centro-Oeste.

Downloads

Publicado

2016-05-19

Como Citar

Oliveira Magalhães, S. M., & Ribeiro de Souza, R. C. C. (2016). QUALIDADE SOCIAL E PESQUISA: UMA ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA E HISTÓRICA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE PROFESSORES. Revista Profissão Docente, 15(33), 91–101. https://doi.org/10.31496/rpd.v15i33.1011

Edição

Seção

Artigos