QUALIDADE SOCIAL E PESQUISA: UMA ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA E HISTÓRICA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v15i33.1011Resumen
RESUMO: Pesquisadores de sete instituições organizados em Rede têm realizado há dez anos, pesquisas sobre a produção acadêmica sobre professores dos programas de pós-graduação em Educação da Região Centro-Oeste. Empenha-se no alcance dos seguintes objetivos: identificação, organização e catalogação da produção sobre a temática, período 1999-2009. Busca o conhecimento da produção e seu significado para melhoria da formação do professor e da educação escolar brasileira. Neste artigo objetiva-se interpelar a epistemologia da produção do conhecimento sobre professores na academia, realiza-se uma reflexão epistemológica, política e histórica com foco na qualidade da educação. Com o movimento da pesquisa questionam-se as repercussões das escolhas epistemológicas presentes na produção do conhecimento sobre professores para compreender como condicionam a qualidade da educação e da formação docente.
Palavras-chave: Pesquisa educacional; Epistemologia; Formação de professores; Qualidade social.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los textos enviados y aprobados por el Consejo Editorial de Revista Profissão Docente serán publicados, y sus autores podrán utilizarlos para futuras publicaciones, siempre que se indique la edición original (título, Revista Profissão Docente, volumen, número, año de publicación y paginación del texto citado). Todos los artículos de esta revista son de entera responsabilidad de sus autores. Revista Profissão Docente y la Universidade de Uberaba no asumen ninguna responsabilidad legal por su contenido.