FORMAÇÃO, SABER E ATUAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS - ITUIUTABA (MG)

Autores

  • Arali Aparecida Costa Araujo Universidade do Estado de Minas Gerais -Unidade de Ituiutaba MG.
  • Ana Maria Faccioli de Camargo Universidade de Uberaba-UNIUBE

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v16i34.1018

Resumo

Esta pesquisa propôs investigar e problematizar, na ótica dos sujeitos do estudo, suas concepções sobre seus processos de formação e atuação no campo do ensino e da aprendizagem. O trabalho se apoia em narrativas de professores de Ciências atuantes em escolas públicas de Ituiutaba, MG. O objetivo foi identificar como esses sujeitos concebem sua formação e atuação cotidiana na sala de aula considerando seu ponto de vista e subjetivismo. O estudo se embasou em revisão bibliográfica e entrevistas com os sujeitos da pesquisa. A análise das narrativas possibilitou apreender a concepção dos entrevistados e que o ensino e a atuação docente estão intrinsecamente envolvidos num processo de prática intersubjetiva que tem o professor como ser humano guiado por modos de pensar, agir, sentir constituindo sua formação cultural e que, muitas vezes, é ignorada ou até fica imperceptível aos olhos do pesquisador, caso este não pare para ouvi-lo.

Biografia do Autor

Arali Aparecida Costa Araujo, Universidade do Estado de Minas Gerais -Unidade de Ituiutaba MG.

Departamento de Ciências Biológicas área de Ensino de Ciências.

Ana Maria Faccioli de Camargo, Universidade de Uberaba-UNIUBE

Instituto de formação de professores.

Referências

ARENDT, H. A condição humana. Rio de Janeiro. Forense-universitária. 2003.

BUENO, B. O. O método autobiográfico e os estudos com histórias de vida de professores: a questão da subjetividade. Educação e Pesquisa, São Paulo: Edusp, v. 28, n. 1, p. 11–30, jan./jun. 2002.

CAMARGO, A. M. F. de. Sala de aula e cotidiano escolar. In: camargo, A. M. F. de; CASTORIDIS, C. Para si e subjetividade. In: PENA-VEIGA, A; NASCIMENTO, E. (Org.). O pensar complexo: Edigar Morin e a crise da modernidade. 3. ed. Rio de Janeiro: Garamond, 1999.

CERTEAU, M. O tempo das historias. In: A invenção do cotidiano: Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1996.

DURAN, M. C. G. Maneira de pensar o cotidiano com Michel de Certeau. Diálogo Educação, Curitiba, v. 7, n. 22, p. 115–28, set./dez. 2007.

ELLIOTT, J.. Recolocando a pesquisa-ação em um lugar original e próprio. In: GARALDI, C. M. G.; FIOTENTINI, D. (Org.). Cartografias do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil/ALB, 1998, p.

–52.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 2004.

GALLO, S.; SOUZA, R. M. de. Por que matamos o barbeiro? Reflexões preliminares sobre a paradoxal exclusão do outro. Educação & Sociedade, Campinas, ano XXIII, n. 79, p. 39–63, ago. 2002.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.

GONZÁLES REY, F. A emergência da subjetividade na psicologia. In: ______. Sujeito e subjetividade. São Paulo. Pioneira Learning, 2003.

HELLER, A. Estrutura da vida cotidiana. In: ______. O cotidiano e a história. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

LARAIA, R. de B. Cultura: um conceito antropológico. 14. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

NÓVOA, A. Os professores: um objeto da investigação educacional. In. ______. Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 1995, p. 14–17.

NÓVOA, A. Os professores e a histórias da sua vida. In: ______. (Org.) Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2000.

PEREIRA, M. V. Políticas públicas em educação e o alastramento da má consciência. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino/ENDIPE. Educação, questões pedagógicas e processos formativos: compromisso com a inclusão social, 12, Recife, 2006. Anais..., Recife, 2006.

TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, São Paulo: ANPED, n. 13, jan./fev./mar./abr. 2000b.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

THOMPSON, P. A voz do passado: história oral. São Paulo: Paz e Terra, 1995.

VEIGA-NETO, A. Foucault e a Educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Downloads

Publicado

2017-01-26

Como Citar

Costa Araujo, A. A., & Faccioli de Camargo, A. M. (2017). FORMAÇÃO, SABER E ATUAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS - ITUIUTABA (MG). Revista Profissão Docente, 16(34). https://doi.org/10.31496/rpd.v16i34.1018

Edição

Seção

Artigos