FORMAÇÃO, SABER E ATUAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS - ITUIUTABA (MG)
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v16i34.1018Abstract
Esta pesquisa propôs investigar e problematizar, na ótica dos sujeitos do estudo, suas concepções sobre seus processos de formação e atuação no campo do ensino e da aprendizagem. O trabalho se apoia em narrativas de professores de Ciências atuantes em escolas públicas de Ituiutaba, MG. O objetivo foi identificar como esses sujeitos concebem sua formação e atuação cotidiana na sala de aula considerando seu ponto de vista e subjetivismo. O estudo se embasou em revisão bibliográfica e entrevistas com os sujeitos da pesquisa. A análise das narrativas possibilitou apreender a concepção dos entrevistados e que o ensino e a atuação docente estão intrinsecamente envolvidos num processo de prática intersubjetiva que tem o professor como ser humano guiado por modos de pensar, agir, sentir constituindo sua formação cultural e que, muitas vezes, é ignorada ou até fica imperceptível aos olhos do pesquisador, caso este não pare para ouvi-lo.
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