A Importância da Pesquisa Na Prática Pedagógica dos Professores

Autores

  • Rosana Martins Pio Universidade Federal do Paraná
  • Dilvano Leder de França Universidade Federal do Paraná
  • Soraya Correa Domingues Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v16i34.1024

Resumo

O presente artigo tem por objeto de análise a Importância da pesquisa e dos estudos na prática pedagógica dos professores. Através de uma abordagem qualitativa social. Como resultado, percebeu-se a falha na formação inicial e continuada. Existem dificuldades na atuação profissional pela falta de condições objetivas e subjetivas adequadas à prática pedagógica, prejudicando a Intencionalidade em desenvolver estudos e pesquisas na prática cotidiana, aumentando, com isso, a falta de Autonomia, e a Alegria dos profissionais. Conclui se que a educação deve ser vista sob um novo prisma, além do cultivo de uma nova postura profissional de todos os trabalhadores envolvidos, destacando como aspecto de relevância, a participação política e social deste professor na busca por uma educação de qualidade. Palavras chave: Formação de professores. Formação continuada. Educação. Professor-Pesquisador.

Biografia do Autor

Rosana Martins Pio, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Educação - Teorias e práticas de educaçãoLinha de Pesquisa formação de ProfessoresMestrado ProfissionalProfessora da Rede Municipal de Ensino

Dilvano Leder de França, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Educação - Teorias e práticas de educaçãoLinha de pesquisa formação de ProfessoresMestrado ProfissionalProfessor da Rede Municipalde Ensino e da Universidade Uniandrade

Soraya Correa Domingues, Universidade Federal do Paraná

Universidade Federal do ParanáDepartamento de Educação - Teorias e Práticas de EnsinoLinha de Pesquisa Formação de ProfessoresProfessora Doutora da Universidade e do Mestrado Profissional (orientadora)Coordenadora e Professora do Departamento de Educação Física

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Publicado

2017-01-26

Como Citar

PIO, R. M.; DE FRANÇA, D. L.; DOMINGUES, S. C. A Importância da Pesquisa Na Prática Pedagógica dos Professores. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 16, n. 34, 2017. DOI: 10.31496/rpd.v16i34.1024. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1024. Acesso em: 30 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos