Simbolizações de professores acerca da formação técnica integrada ao Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v18i38.1068Resumo
Por meio da abordagem psicossocial da Teoria das Representações Sociais, o estudo aqui relatado buscou compreender as simbolizações circulantes entre professores que vivenciaram o processo de implantação do Decreto nº 5.154/04 e da Lei 11.741/08, em uma Escola Técnica Estadual do Centro de Educação Estadual Tecnológica Paula Souza, localizada na Zona Leste da cidade de São Paulo. Os e-mails trocados entre oito professores que trabalham com o Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio (ETIM) em diferentes escolas técnicas estaduais na cidade de São Paulo acerca do ensino médio integrado, associados aos planos de trabalho de professores da referida escola técnica estadual do Centro Paula Souza e um documento produzido de forma colegiada sobre o ETIM pelo Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza compõem o corpus de informações, que foi estudado respeitando-se os procedimentos da análise de conteúdo. Por meio da triangulação das fontes, foram analisadas as categorias temáticas encontradas, com vistas a propiciar a confrontação entre os três diferentes tipos de discursos elaborados pelos docentes. A pesquisa evidenciou um espectro de simbolizações destoantes, o que permitiu depreender a impossibilidade de delimitar uma representação acerca do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, vez que esse não consiste um objeto de representação para os docentes. Com base nas informações analisadas, pode-se afirmar que contribui para tal indefinição do objeto, a ausência de uma política pública de qualificação para os professores, bem como a falta de uma proposta institucional de formação integral para os alunos.Referências
ALMEIDA, Júlio Gomes. Como se faz uma escola aberta: experiência de abertura de uma escola na periferia de São Paulo. São Paulo: Paulus, 2005.
ARRUDA, Ângela. Teoria das Representações Sociais e teorias de gênero, Cadernos de Pesquisa, n. 117, p. 127-147, nov. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/n117/ 15555.pdf>. Acesso em: 23 mar. 2016.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1995.
BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
BRASIL. Lei nº 378, de 13 de janeiro de 1937. Dá nova organização ao Ministério da Educação e Saúde Pública. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1930-1939/lei-378-13-janeiro-1937-398059-publicacaooriginal-1-pl.html>. Acesso em: 23 out. 2015.
BRASIL. Lei nº 4.024 de 20 de dezembro de 1961. Fixa as diretrizes e bases da educação nacional. Lex: Legislação Federal, 1961.
BRASIL. Lei nº 4.244 de 09 de abr. 1943. Lei orgânica do ensino secundário. Lex: Legislação Federal, 1942.
BRASIL. Decreto nº 2.208 de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os artigos 39 e 42 da Lei 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D2208.htm>. Acesso em: 10 jun. 2015.
BRASIL. Decreto nº 5.154 de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art.36 e os artigos 39 a 41 da Lei 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/ Decreto/D5154.htm #art9>. Acesso em: 10 jun.2015.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 5. ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação Edições Câmara, 2010.
BRASIL. Atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio aos dispositivos da Lei nº 11.741/2008, Versão “Águas de Março”, 2012. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman& view=download&alias=10221-consultaeaudenciapublicas-dcn-2012&category_slug=marco-2012-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 10 jun. 2015.
BRASIL. Resolução CNE/CEB n° 04/2005 de 27 de outubro de 2005. Inclui novo dispositivo à Resolução CNE/CEB 1/2005, que atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Conselho Nacional de Educação para o ensino Médio e para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio às disposições do decreto n° 5.154/2004. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rceb04_05.pdf>. Acesso em 10 jun. 2015
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília, MEC/SEB/DICEI, 2013.Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file>. Acesso em: 22 ago.2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília, MEC/SEB, 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov. br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf> . Acesso em: 22/08/2015.
BRASIL. Lei nº 11.741 de 16 de jul. 2008. Altera dispositivos da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2008/lei-11741-16-julho-2008-578206-publicacaooriginal-101089-pl.html>. Acesso em: jun. 2015.
CEETEPS. Governo do Estado de São Paulo, Centro de Educação Tecnológica Paula Souza. Disponível em: <http://centropaulasouza.sp.gov.br>. Acesso em: 12 jun. 2015.
CEETEPS. Planos de Cursos. Disponível em: <http://www.etecvotuporanga.com.br/planos-de-curso/>. Acesso em: 22 out. 2015.
CUNHA, Luiz Antônio. O ensino profissional na irradiação do industrialismo. São Paulo: Editora UNESP, Brasília, DF: Flacso, 2005.
FRANCO, Maria Laura P. B. Análise de Conteúdo, Brasília, 4. ed. Líber Livro, 2012.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Orgs.). Ensino médio integrado: concepções e contradições. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2012.
GUARESCHI, Pedrinho; ROSO, Adriane. Teoria das representações sociais – sua história e seu potencial crítico e transformador. E. M. Q. O. Chamon, P. A. Guareschi, & P. H. F. Campos. (Orgs). Textos e debates em representação social. Porto Alegre: ABRAPSO. 2014, p. 17-40.
JOVCHELOVITCH, Sandra. Os contextos dos saberes: representações, comunidade e cultura. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
MARX, Karl; ENGELS, Frédéric. Textos sobre educação e ensino. Campinas, SP: Navegando, 2011.
MAXWELL, Joseph A. Qualitative research design: an interactive approach. Thousand Oaks: Sage, 1996.
MOSCOVICI, Serge. A Psicanálise, sua imagem e seu público. Tradução de Sonia Fuhrmann. Petrópolis: Vozes, 2012.
MOSCOVICI, Serge. Psicologia das minorias ativas. Tradução do Grupo de Leituras Ideologia, Comunicação e Representações Sociais; responsável Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
NOVAES, Adelina; SOUSA, Clarilza Prado. Protagonismo? - Representações e identidade sociais de estudantes de pedagogia sobre o Brasil. In: ARRUDA, Ângela; SOUSA, Clarilza Prado de. (Org.). Imaginário e representação social de universitários sobre o Brasil e a escola brasileira: um estudo construído com múltiplas possibilidades. São Paulo: Annablume, 2013.
PEREIRA, Evas Waisros; TEIXEIRA, Zuleide Araújo. A Educação básica redimensionada. In: BRZEZINSKI, Iria (Org.). LDB interpretada: diversos olhares se entrecruzam. São Paulo: Cortez, 1997.
REGATTIERI, Marilda e CASTRO, Jane Margareth. Ensino médio e educação profissional: desafios da integração. 2º ed., Brasília: UNESCO, 2010.
SÁ, Celso P. A construção do objeto de pesquisa em representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998.
SÃO PAULO. Secretaria Geral Complementar: Departamento de Documentação e Informação. Decreto Lei nº 0/1969, de 06 de outubro de 1969, cria o Centro Estadual de Educação Tecnológica de São Paulo e dá providências correlatas: Disponível em: <http://www.al.sp.gov.br/norma/?id=72563>. Acesso em: 15 set.2015.
SÃO PAULO. Secretaria Geral Complementar: Departamento de Documentação e Informação. Decreto Lei nº 37.735 de 27 de outubro de 1993. Autoriza a transferência das Escolas Técnicas Estaduais para o Centro Paula Souza. Disponível em: http://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/1993/decreto-37735-27.10.1993.html>. Acesso em 15 set. 2016.
SÃO PAULO. Secretaria do Estado da Educação: SEE-SP. Disponível em: <http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/342.pdf>. Acesso em: 13 maio. 2016.
SINTEPS, Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza. O ETIM e os programas atuais da Educação Profissional e Tecnológica: aspectos para o debate e subsídios às reinvindicações dos trabalhadores do Centro: Disponível em: <http://www.SINTEPS.org.br/ index.php/campanha-contra-o-fim-do-em-nas-etecs/>. Acesso em: 17 fev. 2016.
SEIDMANN, Susana; THOMÉ, Sandra: DI IORIO, Jorgelina; AZZOLLINI, Susana. Construção identitária e prática docente: reflexões a partir da Teoria das Representações Sociais. In: PLACCO, Vera Maria N. Souza; VILLAS BÔAS, Lúcia P. Santiso; SOUSA, Clarilza P. (Org.). Representações sociais: diálogos com a educação. Curitiba: Champagnat; PUC-PR, 2012, p. 43-56.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 14. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.