A CONFIGURAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NORMALISTAS NO ESTADO DE MATO GROSSO (1911-1971)

Autores

  • Noely Costa Dias Garcia
  • Milka Helena Carrilho Slavez Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, polo de Paranaíba MS

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v17i36.1073

Resumo

Este texto compreende um estudo que busca analisar como se configurou a formação de Normalistas no estado de Mato Grosso, trazendo o contexto da instrução pública e expansão do ensino primário até 1970. Desse modo, apresenta um panorama da criação de Escolas Normais em alguns municípios, mediante levantamento, localização, recuperação, seleção, organização e análise de fontes primárias – leis, decretos, mensagens, relatórios – encontradas nas Secretarias de Estado de Educação do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Arquivo Público, em Cuiabá/MT, além de levantamento no banco de dados do IBGE. Os resultados alcançados indicaram que a expansão do ensino primário foi determinante para a criação dos Cursos Normais no estado.

Biografia do Autor

Noely Costa Dias Garcia

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul /UEMS (2011). Pós-Graduação lato sensu em Educação, Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2013).Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2015). Membro dos grupos de estudos GEPHEB (Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação Brasileira), desde 2012 e do GEPCIE (Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Cultura e Instituições Educacionais), a partir 2015. Associada desde 2012 na Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE).

Milka Helena Carrilho Slavez, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, polo de Paranaíba MS

Possui graduação em Pedagogia pelo Instituto Toledo de Ensino; Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista e Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, no Programa Educação: História, Política, Sociedade. Atualmente é professor adjunto do curso de Pedagogia, Especialização em Educação e Mestrado em Educação na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino na Educação Brasileira, com os temas: prática pedagógica para a educação básica, leitura do jornal nas séries iniciais, jornal na sala de aula, formação de professores inicial e continuada. Atualmente desenvolve estudos sobre identidade profissional docente, identidade de professores alfabetizadores, pesquisas sobre formação de professores e cultura escolar.

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Publicado

2017-12-12

Como Citar

DIAS GARCIA, N. C.; CARRILHO SLAVEZ, M. H. A CONFIGURAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NORMALISTAS NO ESTADO DE MATO GROSSO (1911-1971). Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 17, n. 36, 2017. DOI: 10.31496/rpd.v17i36.1073. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1073. Acesso em: 30 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos