A CONFIGURAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NORMALISTAS NO ESTADO DE MATO GROSSO (1911-1971)

Autores

  • Noely Costa Dias Garcia
  • Milka Helena Carrilho Slavez Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, polo de Paranaíba MS

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v17i36.1073

Resumo

Este texto compreende um estudo que busca analisar como se configurou a formação de Normalistas no estado de Mato Grosso, trazendo o contexto da instrução pública e expansão do ensino primário até 1970. Desse modo, apresenta um panorama da criação de Escolas Normais em alguns municípios, mediante levantamento, localização, recuperação, seleção, organização e análise de fontes primárias – leis, decretos, mensagens, relatórios – encontradas nas Secretarias de Estado de Educação do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Arquivo Público, em Cuiabá/MT, além de levantamento no banco de dados do IBGE. Os resultados alcançados indicaram que a expansão do ensino primário foi determinante para a criação dos Cursos Normais no estado.

Biografia do Autor

Noely Costa Dias Garcia

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul /UEMS (2011). Pós-Graduação lato sensu em Educação, Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2013).Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2015). Membro dos grupos de estudos GEPHEB (Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação Brasileira), desde 2012 e do GEPCIE (Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Cultura e Instituições Educacionais), a partir 2015. Associada desde 2012 na Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE).

Milka Helena Carrilho Slavez, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, polo de Paranaíba MS

Possui graduação em Pedagogia pelo Instituto Toledo de Ensino; Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista e Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, no Programa Educação: História, Política, Sociedade. Atualmente é professor adjunto do curso de Pedagogia, Especialização em Educação e Mestrado em Educação na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino na Educação Brasileira, com os temas: prática pedagógica para a educação básica, leitura do jornal nas séries iniciais, jornal na sala de aula, formação de professores inicial e continuada. Atualmente desenvolve estudos sobre identidade profissional docente, identidade de professores alfabetizadores, pesquisas sobre formação de professores e cultura escolar.

Referências

AMÂNCIO, Lazara Nanci de. Ensino de leitura e grupos escolares: Mato Grosso 1910-1930. Cuiabá: EdUFMT, 2008.

ARAÚJO, Carla Busato Zandavali Maluf. O ensino de didática, na década de trinta, no sul de Mato Grosso: ordem e controle? 1997. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 1997.

BITTAR, Marisa. Dos campos grandes à capital dos ipês. Campo Grande: Alvorada, 2004.

CARVALHO, Luciana Belíssimo de. Implantação e consolidação da escola normal no sul de Mato Grosso: escola normal Jango de Castro, Aquidauana (1949-1975). 2014. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2014.

CAVALCANTE, Lucélia Gonçalves. História e política: O processo de implantação da Escola Normal em Campo Grande. In: Seminário Internacional: Fronteiras Étnico-Culturais e Fronteiras da Exclusão - Práticas Educativas num Contexto Intercultural, II., 2006, Campo Grande. Anais... Campo Grande: UCDB, 2006. (CD-Room).

CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos Avançados (online), São Paulo, v. 5, n. 11, p. 173-191, 1991.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. Divisão Regional Brasileira. In: Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/brasil/divisao-regional-brasileira.htm>. Acesso em: 30 de mar. 2017.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Anuário estatístico do Brasil 1937. Rio de Janeiro: IBGE, 1937. v. 3.

______. Anuário estatístico do Brasil 1939/1940. Rio de Janeiro: IBGE, 1941. v. 5.

______. Anuário estatístico do Brasil 1953. Rio de Janeiro: IBGE, 1953. v. 14.

______. Anuário estatístico do Brasil 1960. Rio de Janeiro: IBGE, 1960a. v. 21.

______. Anuário estatístico do Brasil 1962. Rio de Janeiro: IBGE, 1962. v. 23.

______. Anuário estatístico do Brasil 1973. Rio de Janeiro: IBGE, 1973. v. 34.

______. Conselho Nacional de Geografia. Conselho Nacional de Estatística e Serviço de Recenseamento. Censo Demográfico. Rio de Janeiro: IBGE, 1960b.

JORNAL GAZETA OFFICIAL. Cuiabá, 30 nov. 1933, f. 10.

LEITE, Gervásio. Um século de Instrução Pública. Goiânia: Rio Bonito, 1970.

LOURENÇO FILHO, Manoel Bergstrom. Introdução. In: BRASIL. Ministério da Educação e Saúde. Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos. Organização do ensino primário e normal. XVII. Estado de Mato Grosso. Rio de Janeiro: INEP, 1942. (Boletim n. 22).

MATO GROSSO. Mensagem dirigida à Assembleia Legislativa, pelo do Governador do Estado de Matto Grosso Coronel Pedro Celestino Correa da Costa. Cuiabá, 13 de maio 1910. Arquivo Público de Mato Grosso. Livro n. 48, p. 7-9, 1910. (APMT).

______. Mensagem dirigida à Assembleia Legislativa, pelo do Governador do Estado de Matto Grosso D. Francisco de Aquino Correa. Cuiabá. 1918, p. 24.

______. Mensagem dirigida à Assembleia Legislativa, pelo Governador do Estado de Mato Grosso D. Francisco de Aquino Correa. Cuiabá, 1920.

______. Mensagem dirigida à Assembleia Legislativa, pelo Governador do Estado de Matto Grosso D. Francisco de Aquino Correa. Cuiabá: Arquivo Público de Mato Grosso. Livro 60 p. 22-30, 1921. (APMT).

______. Mensagem dirigida à Assembleia Legislativa, pelo Governador do Estado de Matto Grosso. D. Francisco de Aquino Correa. Cuiabá: Arquivo Público de Mato Grosso. Livro 62 p. 34-40, 1923. (APMT).

______. Mensagem dirigida à Assembleia Legislativa, pelo Presidente do Estado de Matto Grosso D. Mario Corrêa. Cuiabá: Arquivo Público de Mato Grosso, 13 de maio de 1930. (APMT).

______. Mensagem dirigida à Assembleia Legislativa, pelo Governador do Estado de Matto Grosso. Cuiabá: Secretaria de Administração Departamento de Documentação e Arquivo. Reg. n. 134, 1950.

______. Mensagem dirigida à Assembleia Legislativa, pelo Governador do Estado de Matto Grosso. Cuiabá: Secretaria de Administração Departamento de Documentação e Arquivo, 1951.

______. Mensagem dirigida à Assembleia Legislativa, pelo Governador do Estado de Matto Grosso Fernando Corrêa da Costa. Cuiabá: Secretaria de Administração Departamento de Documentação e Arquivo, 1952. APMT Livro n. 79, p. 25-33 e 57-60.

______. Mensagem dirigida à Assembleia Legislativa, pelo Governador do Estado de Matto Grosso Fernando Corrêa da Costa. Cuiabá: Secretaria de Administração Departamento de Documentação e Arquivo, 1954. APMT Livro n. 79, p. 13-52.

______. Mensagem dirigida à Assembleia Legislativa, pelo Governador do Estado de Matto Grosso, Fernando Corrêa da Costa. Cuiabá: Secretaria de Administração Departamento de Documentação e Arquivo, 1961. p. 157.

______. Relatório apresentado ao Exmo. Sr. Dr. Getúlio Vargas pelo Bel. Júlio Strubing Müller Interventor Federal do Estado de Mato Grosso. Cuiabá, 1940.

______. Secretaria de Educação, Cultura e Saúde – Plamat. Diretrizes para a Educação em Mato Grosso. Cuiabá, 1965.

MELLO, Leowigildo Martins. Relatório das Escolas Normal e Modelo Anexa, apresentado ao Secretário de Estado dos Negócios do Interior, Justiça e Fazenda. Cuiabá, 1911.

MURTINHO, Max Nunes. Análise econômica da divisão de Mato Grosso (1970-2000). 2009. 100 f. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2009.

OLIVEIRA, Gilberto Abreu de. A trajetória da normalista Maria Constança Barros Machado no sul de Mato Grosso (1913-1966). 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Paranaíba, 2014.

OLIVEIRA, Regina Tereza Cestari de; RODRIGUES, Margarita Victoria. Escola Normal no Sul do Estado de Mato Grosso (1930-1950). In: FERRO, Olga Maria dos Reis (Org.). Educação em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (1796-2006): . Campo Grande: Ed. UFMS, 2009. p. 1-19.

PILETTI, Nelson. História da educação no Brasil. São Paulo: Ática, 1996. (Coleção Educação).

SÁ, Elizabeth Figueiredo de. A formação de professores em Mato Grosso. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, V., 2008, Aracaju. Anais... Aracaju: UFS/UNIT, 2008. p. 1-13.

SILVA, Paulo Pitaluga Costa e. Governantes de Mato Grosso. Cuiabá: Arquivo Público de Mato Grosso, 1993, 68 p. (Nota: Impressão CCS – POLICROMOS).

SIMÕES, Caroline Hardoim. A formação de professores na escola normal Joaquim Murtinho no Sul e Mato Grosso no período de 1930 a 1973. 2014. 224 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2014.

SOUZA, Rosa Fátima de. Alicerces da pátria: História da escola primária no Estado de São Paulo (1890-1976). Campinas: Mercado de Letras, 2009.

______. Templos de civilização: a implantação da escola primária graduada no Estado de São Paulo (1890-1910). São Paulo: EdUNESP, 1998.

TANURI, Leonor Maria. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 14, p. 61-88, 2000.

VILLELA, Heloísa de Oliveira Santos. A primeira escola normal do Brasil: concepções sobre a institucionalização da formação docente no século XIX. In: ARAÚJO, José Carlos Souza; FREITAS, Anamaria Gonçalves Bueno de; LOPES, Antônio de Pádua Carvalho (Orgs.). As escolas normais no Brasil:do Império à República. Campinas: Alínea, 2008. p. 29-46.

Downloads

Publicado

2017-12-12

Como Citar

DIAS GARCIA, N. C.; CARRILHO SLAVEZ, M. H. A CONFIGURAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NORMALISTAS NO ESTADO DE MATO GROSSO (1911-1971). Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 17, n. 36, 2017. DOI: 10.31496/rpd.v17i36.1073. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1073. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos