A ESCOLHA DA CARREIRA DOCENTE: COMO PENSAM OS DISCENTES DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DO MUNICIPIO DE CAPISTRANO/CE?

Autores

  • Jones Baroni Ferreira Menezes UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
  • Fatima Victor de Souza
  • Edson Lopes da Ponte
  • Livia Maria Galdino Pereira
  • Germana Costa Paixão

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v16i35.1078

Resumo

Objetivo dessa pesquisa é conhecer as preferências dos discentes de escolas públicas localizadas na cidade de Capistrano/CE quanto ao curso superior que pretendem ingressar, bem como a atratividade da carreira docente entre esses alunos. Para tanto, aplicou-se um questionário a 228 concluintes do ensino médio durante o primeiro semestre de 2016. Obteve-se que os cursos de licenciatura foram predominantes na escolha, apesar do pouco incentivo por parte dos pais e familiares para ingressarem na carreira docente e de reconhecerem as dificuldades que a profissão enfrenta hoje no país. Todos os alunos pesquisados expressaram pretensão de inserção do Ensino Superior, em especial, pouco mais da metade dos sujeitos pretendem ingressar em cursos de formação de professores.

Biografia do Autor

Jones Baroni Ferreira Menezes, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Especialista em Educação a Distância pela Universidade Estadual do Ceará, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (2015). Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas na Universidade Estadual do Ceará (2007 - 2008). Atualmente faz parte do corpo docente do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC/UECE) e de curso de especialização da UECE e demais insituições. Coordenador da especialização em Fisiologia Humana da Faculdade de Tecnologia Intensiva (FATECI). Atual também como tutor à distância e professor formador no Curso de Ciências Biológicas à distância (UECE/UAB). Tem experiência na área de Farmacologia, Fisiologia, Microbiologia. Atualmente, está ligado também à área de Educação, sendo pesquisador na área de Ensino de Ciências/Biologia e as Tecnologias Educacionais e Educação à distância.

Edson Lopes da Ponte

É licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará/UECE (2004), Mestre em Ciências Fisiológicas ? UECE (2009). Doutor em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (DINTER - UECE - UFRJ/USP/UFMG). Atuou como professor na educação básica (ensino fundamental e médio) e no ensino superior, como professor substituto do Curso de Ciências Biológicas da UECE. Atualmente, faz parte do corpo docente do Curso de Medicina do Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS) e atua como Coordenador Geral de Pesquisa e Extensão em Saúde. Além disso, leciona na Faculdade Metropolitana de Fortaleza (Nutrição - Biologia Celular e Fisiologia Humana), é professor formador do Curso de Ciências Biológicas à distância da UECE-UAB. Desenvolve pesquisas em tecnologias educacionais e produção de material didático para melhoria do ensino de Ciências Biológicas e Saúde, além disso, investiga a ação de produtos naturais no sistema nervoso e no processo inflamatório.

Livia Maria Galdino Pereira

Possui graduação em Graduação Tecnológica em Gestão Hospitalar pela Faculdade Integrada do Ceará (2010). Graduada de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará, com experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Bacterologia. Fui pesquisadora da Universidade Federal do Ceará no departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental com identificação de micro-organismo biorremediadores, pela técnica de Biologia Molecular. Sou membro dos tutores de educação à distância do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará/ Universidade Aberta do Brasil. Atualmente faço mestrado no programa de Microbiologia Médica no laboratório do Centro Especializado em Microbiologia Médica (CEMM), com linha de pesquisa de Análise da atividade do DNA extracelular em biofilmes de cepas de Trichosporon inkin e Trichosporon asahii. Sou membro dos tutores de educação à distância

Germana Costa Paixão

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará-UECE e Mestre em Patologia pela Universidade Federal do Ceará. É professora efetiva da UECE desde 2003, onde coordena o Curso de Ciências Biológicas à distância em parceria com a Universidade Aberta do Brasil-UAB/MEC. É docente do Curso de Enfermagem da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza- FAMETRO. Leciona as disciplinas de Microbiologia, Parasitologia, Exames complementares e Genética Clínica. É Vice líder do grupo de pesquisa "Tecnologias Educacionais e Educação a distância". Desenvolve também pesquisas nas áreas de Aerobiologia, fungos anemófilos e produção de material didático em Microbiologia. Atua em Laboratório de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial, sendo Coordenadora do Setor de Qualidade do Laboratório Emílio Ribas/CE.

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Publicado

2017-09-20

Como Citar

Menezes, J. B. F., Souza, F. V. de, Ponte, E. L. da, Pereira, L. M. G., & Paixão, G. C. (2017). A ESCOLHA DA CARREIRA DOCENTE: COMO PENSAM OS DISCENTES DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DO MUNICIPIO DE CAPISTRANO/CE?. Revista Profissão Docente, 16(35). https://doi.org/10.31496/rpd.v16i35.1078

Edição

Seção

Artigos