A ESCOLHA DA CARREIRA DOCENTE: COMO PENSAM OS DISCENTES DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DO MUNICIPIO DE CAPISTRANO/CE?

Autores

  • Jones Baroni Ferreira Menezes UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
  • Fatima Victor de Souza
  • Edson Lopes da Ponte
  • Livia Maria Galdino Pereira
  • Germana Costa Paixão

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v16i35.1078

Resumo

Objetivo dessa pesquisa é conhecer as preferências dos discentes de escolas públicas localizadas na cidade de Capistrano/CE quanto ao curso superior que pretendem ingressar, bem como a atratividade da carreira docente entre esses alunos. Para tanto, aplicou-se um questionário a 228 concluintes do ensino médio durante o primeiro semestre de 2016. Obteve-se que os cursos de licenciatura foram predominantes na escolha, apesar do pouco incentivo por parte dos pais e familiares para ingressarem na carreira docente e de reconhecerem as dificuldades que a profissão enfrenta hoje no país. Todos os alunos pesquisados expressaram pretensão de inserção do Ensino Superior, em especial, pouco mais da metade dos sujeitos pretendem ingressar em cursos de formação de professores.

Biografia do Autor

Jones Baroni Ferreira Menezes, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Edson Lopes da Ponte

Livia Maria Galdino Pereira

Germana Costa Paixão

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Publicado

2017-09-20

Como Citar

MENEZES, Jones Baroni Ferreira; SOUZA, Fatima Victor de; PONTE, Edson Lopes da; PEREIRA, Livia Maria Galdino; PAIXÃO, Germana Costa. A ESCOLHA DA CARREIRA DOCENTE: COMO PENSAM OS DISCENTES DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DO MUNICIPIO DE CAPISTRANO/CE?. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 16, n. 35, 2017. DOI: 10.31496/rpd.v16i35.1078. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1078. Acesso em: 8 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos