EDUCAÇAO PARA JOVENS E ADULTOS NÃO ALFABETIZADOS NO BRASIL: AVANÇOS E RETROCESSOS

Autores

  • Natália Rodrigues Freitas Faculdade Aldete Maria Alves, Itutama/MG.
  • Maria de Lourdes Pinheiro Faculdade Aldete Maria Alves, Iturama/MG

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v17i36.1135

Resumo

A educação de jovens e adultos garante direitos de acesso à educação para pessoas que não tiveram acesso aos estudos na idade própria por várias razões. Assim, esse trabalho teve como objetivo discorrer sobre os avanços dentro da educação de jovens e adultos no combate ao analfabetismo no Brasil. Para tanto, buscou discorrer sobre a história da educação de jovens e adultos no Brasil; abordou os avanços alcançados a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para EJA, bem como seus retrocessos, no sentido de apresentar uma reflexão sobre o alto índice de pessoas não alfabetizadas ainda hoje no Brasil e suas causas. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com consultas em livros, artigos científicos e sites da Internet. Ao fim do trabalho concluiu-se que a alfabetização é muito relevante na vida de qualquer cidadão, pois, ao recuperar o tempo perdido e regressar ao ambiente escolar, proporciona autoestima e melhores condições de enfrentar conflitos e problemas.

Biografia do Autor

Natália Rodrigues Freitas, Faculdade Aldete Maria Alves, Itutama/MG.

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Aldete Maria Alves/FAMA, Iturama/MG.

Maria de Lourdes Pinheiro, Faculdade Aldete Maria Alves, Iturama/MG

Graduação em Pedagogia (1999) e História (2016), mestrado em Educação (2003) e doutorado em Educação (2009). Pesquisadora do grupo CIVILIS (Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, Cultura Escolar e Cidadania), da FE/Unicamp. Docente na Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA, Iturama/MG).

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Publicado

2017-12-12

Como Citar

FREITAS, N. R.; PINHEIRO, M. de L. EDUCAÇAO PARA JOVENS E ADULTOS NÃO ALFABETIZADOS NO BRASIL: AVANÇOS E RETROCESSOS. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 17, n. 36, 2017. DOI: 10.31496/rpd.v17i36.1135. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1135. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos