EDUCAÇAO PARA JOVENS E ADULTOS NÃO ALFABETIZADOS NO BRASIL: AVANÇOS E RETROCESSOS

Authors

  • Natália Rodrigues Freitas Faculdade Aldete Maria Alves, Itutama/MG.
  • Maria de Lourdes Pinheiro Faculdade Aldete Maria Alves, Iturama/MG

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v17i36.1135

Abstract

A educação de jovens e adultos garante direitos de acesso à educação para pessoas que não tiveram acesso aos estudos na idade própria por várias razões. Assim, esse trabalho teve como objetivo discorrer sobre os avanços dentro da educação de jovens e adultos no combate ao analfabetismo no Brasil. Para tanto, buscou discorrer sobre a história da educação de jovens e adultos no Brasil; abordou os avanços alcançados a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para EJA, bem como seus retrocessos, no sentido de apresentar uma reflexão sobre o alto índice de pessoas não alfabetizadas ainda hoje no Brasil e suas causas. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com consultas em livros, artigos científicos e sites da Internet. Ao fim do trabalho concluiu-se que a alfabetização é muito relevante na vida de qualquer cidadão, pois, ao recuperar o tempo perdido e regressar ao ambiente escolar, proporciona autoestima e melhores condições de enfrentar conflitos e problemas.

Author Biographies

Natália Rodrigues Freitas, Faculdade Aldete Maria Alves, Itutama/MG.

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Aldete Maria Alves/FAMA, Iturama/MG.

Maria de Lourdes Pinheiro, Faculdade Aldete Maria Alves, Iturama/MG

Graduação em Pedagogia (1999) e História (2016), mestrado em Educação (2003) e doutorado em Educação (2009). Pesquisadora do grupo CIVILIS (Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, Cultura Escolar e Cidadania), da FE/Unicamp. Docente na Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA, Iturama/MG).

References

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 25 abr. 2017.

______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 25 abr. 2017.

______. Ministério da Educação. Parecer CNE/CEB nº 11, de 10 de maio de 2000. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília: MEC/CNE, 2000a. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/legislacao/parecer_11_2000.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2016.

______. Resolução CNE/CEB nº 01, de 5 de julho de 2000. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos. 2000b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB012000.pdf>. Acesso em: 25 abr. 2017.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Pearson, 2007.

COLAVITTO, N. B.; ARRUDA, A. L. M. M. Educação de jovens e adultos (EJA): a importância da alfabetização. Revista Eletrônica Saberes da Educação. V.5, n.1, 2014. Disponível em: <http://facsaoroque.br/revista-eletronica/revista-sabares-da-educacao/arquivos/2014-2/>. Acesso em: 07 out. 2016.

CHILANTE, E. F. N.; NOMA, A. K. A política de educação de jovens e adultos no Brasil: desarmando a armadilha neoliberal. In: CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 16, 2007, Campinas. Anais... Campinas, ABL: Unicamp, 2007, p.1-10. Disponível em: <http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem01pdf/sm01ss01_05.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2016.

FEIJÓ, I. M. Limites e possibilidades da educação de jovens e adultos: das vivências aos estudos teóricos. 2014. 24 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá, Paraná. Disponível em: <http://www.dfe.uem.br/TCC-2014/Ivone_MF.pdf>. Acesso em: 08 nov. 2016.

FRIEDRICH, M. et al. Trajetória da escolarização de jovens e adultos no Brasil: de plataformas de governo a propostas pedagógicas esvaziadas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 18, n. 67, p. 389-410, jun. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362010000200011&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 09 nov. 2016.

GADOTTI, M. Educação de jovens e adultos: correntes e tendências. In: GADOTTI, M.; ROMÃO, J. E. (orgs.). Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. 8. ed. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2006, p. 29-39.

GALVÃO, A. M. O; DI PIERRO, M. C. Preconceito contra o analfabeto. São Paulo: Cortez, 2007. (Col. Preconceitos, v.2).

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Orgs.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - 2009. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/trabalhoerendimento/pnad2009/>. Acesso em: 9 maio 2017.

NAOE, A. Analfabetismo no Brasil evidencia desigualdades sociais históricas. Inserido em 24 fev. 2012. Disponível em: <http://www.ufjf.br/ladem/2012/02/24/analfabetismo-no-brasil-evidencia-desigualdades-sociais-historicas/>. Acesso em: 10 maio 2017.

RIBEIRO, V. M. M. (coord.). Educação para jovens e adultos: ensino fundamental: proposta curricular - 1º segmento. São Paulo: Ação Educativa; Brasília: MEC, 2001.

SCHWARTZ, S. Alfabetização de jovens e adultos: teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2010.

STRELHOW, T. B. Breve história sobre a educação de jovens e adultos no Brasil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 38, p. 49-59, jun. 2010. Disponível em: <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/38/art05_38.pdf>. Acesso em: 09 nov. 2016.

SOUSA, J. P. A. Analfabetismo no Brasil: História, realidade e preconceito. In: XVIII ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS,19 a 23 de novembro de 2012, Águas de Lindóia, SP: ABEP, 2012. Anais... 2012. Disponível em: <http://www.abep.nepo.unicamp.br/xviii/anais/files/POSTER[834]ABEP2012.pdf>. Acesso em: 10 maio 2017.

VENTURA, J. P. Educação de jovens e adultos ou educação da classe trabalhadora? Concepções em disputa na contemporaneidade brasileira. 2008. 301fl. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008. Disponível em: <http://www.uff.br/pos_educacao/joomla/images/stories/Teses/ventura.pdf>. Acesso em: 28 mar. 2017.

Published

2017-12-12

How to Cite

FREITAS, N. R.; PINHEIRO, M. de L. EDUCAÇAO PARA JOVENS E ADULTOS NÃO ALFABETIZADOS NO BRASIL: AVANÇOS E RETROCESSOS. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 17, n. 36, 2017. DOI: 10.31496/rpd.v17i36.1135. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1135. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Articles