Reflexões sobre o desenvolvimento humano na perspectiva histórico-cultural: relações e inter-relações da mediação cultural, da escola e do professor
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v18i39.1219Resumo
Com base nas contribuições teóricas de Vygotsky, são apresentadas reflexões sobre o desenvolvimento dos seres humanos como seres sociais e culturais. Destaca-se a sua posição de criadores de cultura que, diferentemente dos outros animais, constituem linguagem e são constituídos pela mesma, sistema organizado de signos, que lhes dá acesso ao universo simbólico. Ressalta-se a mediação cultural nesse processo e o papel da escola como locus privilegiado para a aquisição de cultura e de conceitos científicos. Neste contexto, o professor atua como figura-chave e agente pedagógico, guiando os jovens na apropriação de conhecimentos. Escola e professor devem ser devidamente valorizados pelo seu importante papel no desenvolvimento das jovens gerações e na sua apropriação do legado histórico e cultural da civilização.Referências
CARNEIRO, Neri de Paula. Uma Antropologia da Cultura III: cultura: a criação humana. 2009. Disponível em: <http://meuartigo.brasilescola.com/filosofia/uma-antropologia-cultura-iii-cultura-criacao-humana.htm>. Acesso em: 04 dez. de 2017.
FARIAS, Sandra Alves; BORTOLANZA, Ana Maria Esteves. Concepção de mediação: o papel do professor e da linguagem. Revista Profissão Docente, Uberaba, v.13, n. 29, p.94-109, Jul- Dez., 2013. Disponível em: http://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/626. Acesso em 10 dez. de 2017.
LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2004.
LIBÂNEO, José Carlos. A didática e a aprendizagem do pensar e do aprender: a Teoria Histórico-cultural da Atividade e a contribuição de Vasili Davydov. Revista Brasileira de Educação, Set /Out /Nov /Dez 2004, nº 27. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n27/n27a01.pdf.>. Acesso em: 12 jan. de 2018.
MARTINS, João Carlos. Vygotsky e o papel das interações sociais na sala de aula: reconhecer e desvendar o mundo. Série Ideias, n. 28. São Paulo: FDE, 1997. Disponível em: <http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_28_p111-122_c.pdf.>. Acesso em: 02 dez. de 2017.
SFORNI, Marta Sueli de Faria. Aprendizagem e Desenvolvimento: o papel da mediação, 2008. Eutomia, Recife, n. 19, vol. 1, p. 142-156, Jul. 2017. Disponível em: < http://www.nre.seed.pr.gov.br/ibaiti/arquivos/File/Sforni.pdf>. Acesso em: 10 jan. de 2018.
SMOLKA, Ana Luiza B.; GOES, Maria Cecília R. (Orgs.). A linguagem e o outro no espaço escolar. Vygotsky e a construção do conhecimento. Campinas: Papirus, 1993.
TUNES, Elizabeth; TACCA, Maria Carmem V. R.; BARTHOLO JR., Roberto dos Santos. O professor e o ato de ensinar. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 126, p. 689-698, set.-dez./ 2005.
VYGOTSKY, Lev S. A Formação Social da Mente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
______. Pensamento e Linguagem. Edição eletrônica E. Ridendo Castigat Mores. eBooksBrasil.org. 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.