Reflexões sobre o desenvolvimento humano na perspectiva histórico-cultural: relações e inter-relações da mediação cultural, da escola e do professor

Autores

  • Sylvia Cristina de Azevedo Vitti Faculdade de Tecnologia de Piracicaba - FATEP
  • Maria Alice Salvador Busato de Azevedo Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- UNESP, campus Bauru.

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v18i39.1219

Resumo

Com base nas contribuições teóricas de Vygotsky, são apresentadas reflexões sobre o desenvolvimento dos seres humanos como seres sociais e culturais. Destaca-se a sua posição de criadores de cultura que, diferentemente dos outros animais, constituem linguagem e são constituídos pela mesma, sistema organizado de signos, que lhes dá acesso ao universo simbólico. Ressalta-se a mediação cultural nesse processo e o papel da escola como locus privilegiado para a aquisição de cultura e de conceitos científicos. Neste contexto, o professor atua como figura-chave e agente pedagógico, guiando os jovens na apropriação de conhecimentos. Escola e professor devem ser devidamente valorizados pelo seu importante papel no desenvolvimento das jovens gerações e na sua apropriação do legado histórico e cultural da civilização.

Biografia do Autor

Sylvia Cristina de Azevedo Vitti, Faculdade de Tecnologia de Piracicaba - FATEP

Mestre em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), graduada em Letras pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). É professora da Faculdade de Tecnologia de Piracicaba (FATEP).

Maria Alice Salvador Busato de Azevedo, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- UNESP, campus Bauru.

Doutora em Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com Pós-doutorado realizado no Tavistock Centre/ Londres, Inglaterra. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Campinas, graduada em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). É professora do Departamento de Psicologia da UNESP, campus de Bauru, SP.

Referências

CARNEIRO, Neri de Paula. Uma Antropologia da Cultura III: cultura: a criação humana. 2009. Disponível em: <http://meuartigo.brasilescola.com/filosofia/uma-antropologia-cultura-iii-cultura-criacao-humana.htm>. Acesso em: 04 dez. de 2017.

FARIAS, Sandra Alves; BORTOLANZA, Ana Maria Esteves. Concepção de mediação: o papel do professor e da linguagem. Revista Profissão Docente, Uberaba, v.13, n. 29, p.94-109, Jul- Dez., 2013. Disponível em: http://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/626. Acesso em 10 dez. de 2017.

LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2004.

LIBÂNEO, José Carlos. A didática e a aprendizagem do pensar e do aprender: a Teoria Histórico-cultural da Atividade e a contribuição de Vasili Davydov. Revista Brasileira de Educação, Set /Out /Nov /Dez 2004, nº 27. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n27/n27a01.pdf.>. Acesso em: 12 jan. de 2018.

MARTINS, João Carlos. Vygotsky e o papel das interações sociais na sala de aula: reconhecer e desvendar o mundo. Série Ideias, n. 28. São Paulo: FDE, 1997. Disponível em: <http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_28_p111-122_c.pdf.>. Acesso em: 02 dez. de 2017.

SFORNI, Marta Sueli de Faria. Aprendizagem e Desenvolvimento: o papel da mediação, 2008. Eutomia, Recife, n. 19, vol. 1, p. 142-156, Jul. 2017. Disponível em: < http://www.nre.seed.pr.gov.br/ibaiti/arquivos/File/Sforni.pdf>. Acesso em: 10 jan. de 2018.

SMOLKA, Ana Luiza B.; GOES, Maria Cecília R. (Orgs.). A linguagem e o outro no espaço escolar. Vygotsky e a construção do conhecimento. Campinas: Papirus, 1993.

TUNES, Elizabeth; TACCA, Maria Carmem V. R.; BARTHOLO JR., Roberto dos Santos. O professor e o ato de ensinar. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 126, p. 689-698, set.-dez./ 2005.

VYGOTSKY, Lev S. A Formação Social da Mente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

______. Pensamento e Linguagem. Edição eletrônica E. Ridendo Castigat Mores. eBooksBrasil.org. 2001.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

VITTI, S. C. de A.; DE AZEVEDO, M. A. S. B. Reflexões sobre o desenvolvimento humano na perspectiva histórico-cultural: relações e inter-relações da mediação cultural, da escola e do professor. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 18, n. 39, p. 360–372, 2018. DOI: 10.31496/rpd.v18i39.1219. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1219. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos