Quando homens e mulheres assumem a direção: as diferenças de gênero na gestão escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v19i40.1284

Resumo

Este estudo objetiva evidenciar resultados de pesquisas brasileiras sobre o perfil dos gestores escolares, especificando suas marcas de gênero. Dado a inexistência de relatórios de pesquisa do Ministério da Educação que tratassem do perfil dos gestores escolares, buscou-se por pesquisas empíricas e documentos governamentais, na área da Educação, que versassem sobre o tema. As pesquisas que desvelaram o perfil dos dirigentes escolares se basearam nos microdados do Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB, revelando que os dirigentes escolares são tipicamente femininos, acima de quarenta anos, com formação em licenciatura, em específico, a Pedagogia; sendo providas (os) às funções, preponderantemente, por indicações (políticas e/ou técnicas) nas redes municipais de ensino ou por meio de eleição e/ou seleção nas redes estaduais e federais de ensino. Considera-se que apesar da maioria dos postos de gestão serem ocupados por mulheres, os estudos revelam fortes marcas de desigualdade de gênero, tanto no acesso como no exercício da gestão.

Biografia do Autor

Carliene Freitas da Silva Bernardes, Universidade Federal do Tocantins/ Universidade de Uberaba

Tem mestrado e graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia, cursa doutorado em Educação pela Universidade de Uberaba. É docente na Universidade Federal do Tocantins/Tocantinópolis.

Selva Fonseca Guimarães, Universidade de Uberaba - UNIUBE/ Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Tem doutorado e mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo e graduação em História pela Universidade Federal de Uberlândia. Realizou pós-doutorado em Educação pela Unicamp e Estágio Sênior em Didactica de las Ciencias Sociales na Universidad Autonoma de Barcelona. Pesquisadora de Produtividade do CNPq desde 2003. Atualmente é professora colaboradora voluntária do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba.

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Publicado

2019-06-07

Como Citar

BERNARDES, C. F. da S.; GUIMARÃES, S. F. Quando homens e mulheres assumem a direção: as diferenças de gênero na gestão escolar. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 19, n. 40, p. 01–18, 2019. DOI: 10.31496/rpd.v19i40.1284. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1284. Acesso em: 22 dez. 2024.

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