Feminização do magistério e os impactos na vida de professores nos ensinos infantil e fundamental (Pontal Mineiro)

Autores

  • Sauloeber Tarsio de Souza Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0000-0002-9797-341X
  • Kênia Marcia Rodovalho Girotto Prefeitura Municipal de Ituiutaba-MG

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v19i41.1291

Resumo

O trabalho tem como objetivo central, compreender a presença masculina na docência nos Ensinos Infantil e Fundamental frente ao processo de feminização do magistério. Assim, realizamos pesquisa qualitativa em município do interior de Minas Gerais, coletando dados por meio de entrevistas com professores que atuam ou atuaram nas séries iniciais. O interesse de pesquisa em torno dos limites e desafios dos professores nesse nível da educação decorreu do fato de que as questões de gênero permeiam o exercício da profissão docente, marcada por estereótipos. Constatamos que mesmo quando o professor se insere no magistério por meio de concurso público, ainda encontra dificuldades para sua permanência, uma vez que existem resistências da comunidade escolar, por entenderem que o docente nas series iniciais deve ser mulher em função de sua natural condição de protetora, reforçando a expectativa em seus profissionais muito mais na função do cuidar do que na mediação de conhecimentos.

Biografia do Autor

Sauloeber Tarsio de Souza, Universidade Federal de Uberlândia

Graduado e Mestre em História pela UNESP de Franca, Doutor em Educação pela Unicamp e Pós-doutor pela UNIFESP.

Kênia Marcia Rodovalho Girotto, Prefeitura Municipal de Ituiutaba-MG

Pedagoga pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU e Especialista em Inclusão Diversidade e Gênero pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

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Publicado

2019-11-19

Como Citar

SOUZA, S. T. de; GIROTTO, K. M. R. Feminização do magistério e os impactos na vida de professores nos ensinos infantil e fundamental (Pontal Mineiro). Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 19, n. 41, p. 1–20, 2019. DOI: 10.31496/rpd.v19i41.1291. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1291. Acesso em: 30 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos