Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU): a constituição de uma rede de pesquisa

Autores

  • Egeslaine de Nez Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Campus Universitário do Araguaia (CUA) http://orcid.org/0000-0002-0316-0080
  • Luciane Spanhol Bordignon Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • Richéle Timm dos Passos da Silva Universidade Federal de Pelotas (UFPel) https://orcid.org/0000-0002-6944-7228

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v19i42.1294

Resumo

As reflexões que constituem esse trabalho emergiram de experiências vividas na condição de membros participantes do Grupo de Estudos sobre a Universidade (GEU) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). E, enquanto coordenadoras locais nos respectivos espaços do GEU da Universidade de Passo Fundo (GEU/UPF) e do grupo na Universidade do Estado de Mato Grosso e Universidade Federal de Mato Grosso (GEU/Unemat/UFMT).  Nesta direção, este estudo objetiva identificar a composição de rede de pesquisas em contextos emergentes da Educação Superior nacional e internacional. Os grupos de pesquisa são uma realidade materializada em algumas universidades, visto que possibilitam a construção do conhecimento institucionalizado. Cada um dos grupos do GEU são catalisadores de oportunidades que revigoram a missão das universidades, com a formação de novas gerações de pesquisadores; ao compromisso profissional, no que tange à formação de novos profissionais da Educação Superior (formadores dos formadores); e, ao compromisso institucional com a comunidade.

Biografia do Autor

Egeslaine de Nez, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Campus Universitário do Araguaia (CUA)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pós-doutoranda e bolsista PNPD na PUCRS. Atualmente é professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário do Araguaia - Barra do Garças/MT. É lider do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/Unemat/UFMT), Membro do Centro de Estudos de Educação Superior (CEES) e da Rede Sulbrasileira de Investigadores de Educação Superior (RIES).

Luciane Spanhol Bordignon, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Fez doutorado Sanduiche no Instituto de Ciências Sociais pelo Instituto de Ciências Sociais - Universidade de Lisboa, e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) da UNESC. Professora aposentada do Magistério Estadual do Rio Grande do Sul e docente na Universidade de Passo Fundo. É membro do Grupo de Estudos sobre Universidade da Universidade de Passo Fundo – GEU/UPF, e do Grupo de Pesquisa e Extensão em Políticas e Gestão da Educação da Universidade de Passo Fundo – GPEPGE/UPF.

Richéle Timm dos Passos da Silva, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

é Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, especialista em Psicopedagogia pela FASIPE (2008). Integra o Grupo de Estudos sobre Universidade da Universidade de Passo Fundo – GEU/UPF e o Grupo de Estudos “Ética pós-metafísica e teorias da justiça: as novas democracias e os desafios da educação para a justiça”.

Referências

BRASIL. Ministério da ciência, tecnologia, inovação e comunicação. (MCTIC). Disponível em: http://www.mctic.gov.br/mctic/opencms/institucional/paginaInstitucional.html Acesso em: 29 abril 2019a.

______. Coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior. (CAPES). Disponível em: https://www.capes.gov.br/historia-e-missao Acesso em: 29 abril 2019b.

BORDIGNON, Luciane Bordignon. A pós-graduação como interlocutora das relações universidade e comunidade. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2014.

CNPq. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Disponível em: http://www.cnpq.br/cnpq/index.htm. Acesso em: 20 mar. 2012.

CUNHA, Luiz Antônio. A universidade temporã: da colônia à era de Vargas. 2. ed. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1986.

______. Ensino superior e universidade no Brasil. LOPES, Eliana Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia Greive. 500 anos de educação no Brasil. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

DEMO, Pedro. Pobreza política. São Paulo: Autores associados, 1993. Disponível em: http://iesalc.unesco.org.ve/index.php?option=com_content&view=frontpage&Itemid=303. Acesso em: 03 nov. 2012.

FRANCO, Maria Estela Dal Pai; LONGHI, Solange Maria; RAMOS, Maria das Graças. (Orgs.). Universidade e pesquisa: espaços de produção do conhecimento. Pelotas: UFPel, 2009.

______.; MOROSINI, Marilia Costa (Orgs.) Redes acadêmicas e produção do conhecimento em educação superior. Brasília: Inep, 2001.

______. Educação superior e modelos institucionais. Seminário internacional de educação superior da comunidade de países de língua portuguesa. EDIPUCRS. 2009. Disponível em: http://www.pucrs.br/edipucrs/cplp/arquivos/morosini.pdf. Acesso em: 07 set. 2011.

GATTI, Bernadete Angelina. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Líber Livro, 2007.

______. Alternativas metodológicas para a pesquisa educacional: conhecimento e realidade. Cadernos de pesquisa. São Paulo, n. 40, fev. 1982. p. 03-14.

______. Implicações e perspectivas da pesquisa educacional no Brasil contemporâneo. Cadernos de pesquisa. São Paulo, n. 113, jul. 2001. p. 65-81.

GEU. Disponível em: http://www.ufrgs.br/geu/home.php. Acesso em: 04 fev. 2019.

GEU/UNEMAT/UFMT. Disponível em: http://www2.unemat.br/geu/. Acesso em: 29 jun. 2019.

GOERGEN, Pedro. A pesquisa educacional no Brasil: dificuldades, avanços e perspectivas. Em Aberto. Brasília: INEP, a. 5, n. 31, jul./set. 1986.

LARROSA, Jorge. Experiência e alteridade em educação. Reflexão e ação. Santa Cruz do Sul, v.19, n2, jul./dez. 2011. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/2444/189. Acesso em: 19 jan. 2019.

LEITE, Denise. Avaliação institucional participativa e a universidade socialmente empreendedora. Avaliação, v. 10, n. 1, mar. 2005. p. 51-69.

¬¬¬LIMA, Elizeth Gonzaga dos Santos de.; LEITE, Denise. Influências da avaliação no conhecimento produzido pelos pesquisadores em redes de pesquisa. LEITE, Denise; LIMA, Elizeth Gonzaga dos Santos de. (orgs). Conhecimento, avaliação e redes de colaboração: produção e produtividade na universidade. Porto Alegre: Sulina, 2012.

MENEZES, Luis Carlos de. Universidade sitiada: a ameaça da liquidação da universidade brasileira. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2000.

MOCELIN, Daniel Gustavo; FRANCO, Maria Estela Dal Pai. Formação de grupos de pesquisa e prática de pesquisa em grupo. MOROSINI, Marilia Costa (Org.). Enciclopédia de pedagogia universitária: Glossário. v. 2. Brasília: Inep/Mec, 2006.

MOROSINI, Marília Costa (Org.). Enciclopédia de pedagogia universitária: Glossário. v. 2. Brasília: Inep/Mec, 2006.

NEZ, Egeslaine de. Em busca da consolidação da pesquisa e da pós-graduação numa

universidade estadual: a construção de redes de pesquisa. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2014.

OLIVEIRA, Renilda Correa de. Educação superior, concepções e função social da universidade. In: V ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DE ALAGOAS, 2010. Anais... Universidade Federal de Alagoas, UFAL, 2010.

RAMOS, Maria das Graças. Pesquisa na universidade e espaços de produção: sinalizando caminhos. FRANCO, Maria Estela Dal Pai; LONGHI, Solange Maria; RAMOS, Maria das Graças. (Orgs.). Universidade e pesquisa: espaços de produção do conhecimento. Pelotas: UFPel, 2009.

REDE UNIVERSITAS. Disponível em: http://www.redeuniversitas.com.br/p/rede-universitas_22.html. Acesso em: 15 jun. 2019.

RIES. Disponível em: http://www.pucrs.br/humanidades/ries/#historico. Acesso em: 23 jun. 2019.

ROSSATO, Ricardo. História da educação superior. MOROSINI, Marilia Costa (Org.). Enciclopédia de pedagogia universitária: Glossário. v. 2. Brasília: Inep/Mec, 2006.

SANTOS, Milton. Natureza do espaço: técnica e tempo. Razão e emoção. 4. ed. São Paulo: USP, 2006.

SAVIANI, Demerval. Ensino público e algumas falas sobre universidade. São Paulo: Cortez, 1984.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Expansão do ensino superior: contextos, desafios, possibilidades. Avaliação. Campinas, Sorocaba, v. 14, n. 2, p. 253-266, jul. 2009.

SILVA, Richéle Timm dos Passos da. Universidade e atividade da pesquisa: limites e possibilidades na potencialização da responsabilidade social e política. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2013. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/69928.

SOUZA SANTOS Boaventura de. A universidade no século XXI: Para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. SOUSA SANTOS, Boaventura de; ALMEIDA FILHO, Naomar de. A universidade no século XXI: para uma universidade nova. Coimbra: S/E, 2008.

______. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. São Paulo: Boitempo, 2007.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes & formação profissional. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

TEIXEIRA, Anísio. Educação e universidade. Rio de Janeiro: UFRJ, 1998.

TORRES, Débora Isabel Ramos. As redes universitárias e a cooperação acadêmica solidária através do Enlaces. Disponível em: http://www.iesalc.unesco.org.ve/index.php?option=com_content&view=article&id=2362%3Alas-redes-universitarias-y-la-cooperacion-academica-solidaria-a-traves-del-enlaces&catid=126%3Anoticias-pagina-nueva&Itemid=712&lang=br. Acesso em: 03 nov. 2011.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

NEZ, E. de; BORDIGNON, L. S.; DA SILVA, R. T. dos P. Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU): a constituição de uma rede de pesquisa. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 19, n. 42, p. 01–18, 2019. DOI: 10.31496/rpd.v19i42.1294. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1294. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê