A importância de projetos governamentais na formação inicial docente: um estudo de caso

Autores

  • Vanessa de Paula Cintra Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM http://orcid.org/0000-0001-6464-4882
  • Miriam Godoy Penteado Universidade Estadual Paulista - Unesp - IGCE, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro https://orcid.org/0000-0003-0458-275X

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v20i44.1332

Resumo

Neste texto apresentamos os resultados de uma investigação realizada por meio de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, cujo objetivo foi analisar a constituição do trabalho da equipe de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia, participante do Projeto Rede Interativa Virtual de Educação, que foi um projeto governamental que visava promover e incentivar o uso da informática na educação, por meio da produção de módulos educacionais na forma de Objetos de Aprendizagem. O foco da pesquisa foi a configuração da equipe, sua produção, as dificuldades para se atingir as metas propostas pelo Projeto RIVED e as influências na formação inicial dos alunos bolsistas ao participarem do projeto. A discussão é feita a partir da perspectiva teórica da produção de softwares educacionais, da produção de design, da aprendizagem dos participantes apoiada no construcionismo, do trabalho coletivo e da disseminação dos objetos.

Biografia do Autor

Vanessa de Paula Cintra, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (2007), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). É pesquisadora do GEPEMI (Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática Inclusiva) (UFTM) e membro do grupo de pesquisa Épura (Unesp). Desenvolve pesquisas sobre o uso de tecnologia da informação no ensino e aprendizagem da matemática, formação de professores e educação matemática para estudantes com necessidades especiais. Atualmente é docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM e trabalha no departamento de Matemática.

Miriam Godoy Penteado, Universidade Estadual Paulista - Unesp - IGCE, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro

Livre docente em Educação Matemática, pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), IGCE - Campus de Rio Claro. Tem pós-doutorado pela Universidade de Bristol, Inglaterra; doutorado em educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); mestrado em Educação Matemática pela Unesp, graduação em matemática pela Unesp. É professora voluntária no Departamento de Educação Matemática da Unesp de Rio Claro, onde atua como professora e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, e em atividades de extensão. Desenvolve pesquisas na área de inclusão, na perspectiva da educação matemática crítica, tendo como foco o ensino e a aprendizagem de matemática na escola e a formação de professores.

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Publicado

2020-09-04

Como Citar

CINTRA, V. de P.; PENTEADO, M. G. A importância de projetos governamentais na formação inicial docente: um estudo de caso. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 20, n. 44, p. 01–20, 2020. DOI: 10.31496/rpd.v20i44.1332. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1332. Acesso em: 30 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos