A importância de projetos governamentais na formação inicial docente: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v20i44.1332Resumo
Neste texto apresentamos os resultados de uma investigação realizada por meio de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, cujo objetivo foi analisar a constituição do trabalho da equipe de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia, participante do Projeto Rede Interativa Virtual de Educação, que foi um projeto governamental que visava promover e incentivar o uso da informática na educação, por meio da produção de módulos educacionais na forma de Objetos de Aprendizagem. O foco da pesquisa foi a configuração da equipe, sua produção, as dificuldades para se atingir as metas propostas pelo Projeto RIVED e as influências na formação inicial dos alunos bolsistas ao participarem do projeto. A discussão é feita a partir da perspectiva teórica da produção de softwares educacionais, da produção de design, da aprendizagem dos participantes apoiada no construcionismo, do trabalho coletivo e da disseminação dos objetos.Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianoncini de. Tecnologias na Educação: dos caminhos trilhados aos atuais desafios. n.29, p. 99 -129. BOLEMA, 2008.
BARRETO, Raquel Goulart. Formação de professores, tecnologias e linguagens. São Paulo: Ed. Loyola, 2002 (Coleção Tendências).
BORBA, Marcelo Carvalho; PENTEADO, Miriam Gogoy. Informática e Educação Matemática, 2. ed., Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
CYSNEIROS, Paulo Gileno. Programa Nacional de informática na Educação: novas tecnologias, velhas estruturas. In: BARRETO, Raquel Goulart (Org). Tecnologias educacionais e educação a distância: avaliando políticas e práticas. Rio de Janeiro: Quartet, 2001.
FONSECA, Douglas Silva. Ambiente de aprendizagem na escola noturna: ensinando e aprendendo matemática com tecnologias da informação e comunicação. 123 fls. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Uberlândia, 2009.
GIBBONS, Andrew S.; JON, Nelson; RICHARDS, Robert. The Nature and Origin of Instructional Objects, 2000. Disponível em: http://www.reusability.org/read/chapters/gibbons.doc. Acesso em 10 nov. 2019.
GOLDENBERG, Miriam. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 7 ed., Rio de Janeiro: Record, 1999.
GOUVEA, Simone Aparecida Silva. Novos caminhos para o ensino e aprendizagem da matemática financeira: construção e aplicação de webquest. 167 fls. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2006.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias, o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.
LÜDKE, Menga, ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U., 1986.
MALTEMPI, Marcus Vinicius. Construcionismo: pano de fundo para pesquisas em informática aplicada à Educação Matemática. In: BICUDO, Maria Aparecida V.; BORBA, Marcelo Carvalho (Orgs.) Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004.
MALTEMPI, Marcus Vinicius. Construção de páginas Web: depuração e especificação de um ambiente de aprendizagem. 197 fls. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Faculdade de Engenharia
Elétrica e de Computação, Unicamp. Campinas, 2000.
MORAES, Maria Candida. Informática Educativa no Brasil: uma história vivida, algumas lições aprendidas. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 1, n. 1, p. 19-44, 1997. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/2320/2082. Acesso em: 10 nov. 2019.
OLIVEIRA, Célia Couto; COSTA, José Wilson; MOREIRA, Marcia. Ambientes Informatizados de Aprendizagem - Produção e avaliação de software educativo. Campinas: Papirus, 2001.
PAPERT, Seymour. A máquina das crianças repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
PENTEADO, Miriam Godoy. Redes de trabalho: expansão das possibilidades da informática na educação matemática da escola básica. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; BORBA, Marcelo Carvalho (Orgs.). Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004.
PRATA, Carmem. Lúcia; NASCIMENTO, Anna Christina Aun de Azevedo; PIETROCOLA Maurício. Políticas para fomento de produção e uso de objetos de aprendizagem. In: PRATA, Carmem. Lúcia; NASCIMENTO, Anna Christina Aun de Azevedo (Orgs). Objetos de aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico. Brasília: MEC, SEED, 2007.
PROINFO. Programa Nacional de Informática na Educação: Diretrizes. Brasília, julho de 1997.
RIVED - Rede Interativa Virtual de Educação. [On Line]. Disponível em: http://rived.mec.gov.br/. Acesso em: 10 nov. 2019.
RODRIGUES, Adriana. Produção coletiva de objetos de aprendizagem: o diálogo na universidade e na escola. 119 fls. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia – UFU, 2006.
SOUZA JR, Arlindo José, FERNANDES, Márcia Aparecida; LOPES, Carlos Rodrigues; SILVA, Rejane Maria Ghisolfi. Informática na Educação: elaboração de objetos de aprendizagem. Uberlândia, MG: EdUFU, 2008.
SOUZA JR., Arlindo José. Trabalho coletivo na Universidade: trajetória de um grupo no processo de ensinar e aprender Cálculo Diferencial e Integral. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, 2000.
WILEY, David. Connecting learning objects to instructional design theory: a definition, a metaphor, and a taxonomy. In: WILEY, David (Ed.). The instructional use of learning objects. 2000. Disponível em: http://www.reusability.org/read/chapters/wiley.doc. Acesso em: 10 nov. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.