Formação inicial e altas habilidades: impactos na formação de graduandos em projeto de extensão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v20i44.1344

Resumo

Este trabalho aborda a formação docente inicial na perspectiva da educação inclusiva de alunos com altas habilidades. Este grupo é negligenciado e a formação docente é um pilar importante para o atendimento efetivo a esses alunos. A Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais possui um projeto de extensão que atende crianças com esse perfil e tem o curso de Ciências Biológicas como parceiro, proporcionando aos discentes a oportunidade de realizar prática de extensão, com oficinas de conhecimento sobre ciências, para os participantes do projeto. O objetivo foi compreender a percepção dos graduandos acerca das suas vivências pedagógicas ao atenderem as demandas dessas crianças. Os dados foram coletados a partir de observação e entrevistas. Participaram oito discentes e duas docentes supervisoras. Os resultados refletem o olhar dos graduandos sobre docência e extensão, quando percebem um impacto positivo em sua formação a longo prazo, mas ainda não têm clareza como se manifestará. 

Biografia do Autor

Danielle Ornelas Amorim, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Minas. Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas pela PUC Minas. Atualmente é professora de Ciências/Biologia na Educação Básica.

Stela Maria Fernandes Marques, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Possui Licenciatura em Pedagogia e ensino de Português e Inglês (ESECS, Portugal, 1999), Mestrado em Educação Especial (Newcastle University, UK, 2001) e PhD em Educação (Newcastle University, UK, 2006). Concluiu ainda estágio de Pós-doutorado em Educação (UFMG, Brasil, 2011). Atualmente é Professora Adjunta e Pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. 

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Publicado

2020-09-04

Como Citar

AMORIM, D. O.; MARQUES, S. M. F. Formação inicial e altas habilidades: impactos na formação de graduandos em projeto de extensão. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 20, n. 44, p. 01–25, 2020. DOI: 10.31496/rpd.v20i44.1344. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1344. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos