Formação inicial e altas habilidades: impactos na formação de graduandos em projeto de extensão
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v20i44.1344Resumo
Este trabalho aborda a formação docente inicial na perspectiva da educação inclusiva de alunos com altas habilidades. Este grupo é negligenciado e a formação docente é um pilar importante para o atendimento efetivo a esses alunos. A Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais possui um projeto de extensão que atende crianças com esse perfil e tem o curso de Ciências Biológicas como parceiro, proporcionando aos discentes a oportunidade de realizar prática de extensão, com oficinas de conhecimento sobre ciências, para os participantes do projeto. O objetivo foi compreender a percepção dos graduandos acerca das suas vivências pedagógicas ao atenderem as demandas dessas crianças. Os dados foram coletados a partir de observação e entrevistas. Participaram oito discentes e duas docentes supervisoras. Os resultados refletem o olhar dos graduandos sobre docência e extensão, quando percebem um impacto positivo em sua formação a longo prazo, mas ainda não têm clareza como se manifestará.Referências
ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano. A educação do superdotado: progressos recentes e perspectivas para o futuro. In: Alencar, E. S. Criatividade e educação de superdotados. Petrópolis: Vozes, 2001.
ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano. O aluno com altas habilidades no contexto da educação inclusiva. 2003. Recuperado em 5 de setembro de 2017 de: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/ mydownloads_01/visit.php?cid=89&lid=4394.
ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano; FLEITH, Denise Souza. A atenção ao aluno que se destaca por um potencial superior. Revista do Centro de Educação, n. 27, 2005.
ANTIPOFF, Cecília Andrade; CAMPOS, Regina Helena de Freitas. Superdotação e seus mitos. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, 14(2), 301-309, 2010.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução: Luiz Antero Reto, Augusto Pinheiro. 3ª reimp. da 1ª de 2016. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Institui as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: maio 2020.
DALL'ACQUA, Maria Júlia Canazza; VITALIANO, Célia Regina; CARNEIRO, Relma Urel Carbone. Formação inicial de professores e educação de jovens e adultos: possibilidades da extensão universitária. Revista Eletrônica de Educação, 7(3), p. 162-175, 2013.
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Projeto pedagógico do curso de ciências biológicas - Licenciatura. Belo Horizonte: PUC Minas, 2012.
DIAS, Ana Maria Iorio; PASSOS, Carmensita Matos Braga. Passado e presente na formação de professores: por entre perspectivas históricas, legais e políticas. Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP), Itapetininga, 1(2), 85-108, 2016.
FILGUEIRAS, Karina Fideles; NASCIMENTO, Bruna Rafaela Agostinho. Crianças e adolescentes que gostam de aprender: o papel da universidade para o desenvolvimento de talentos e altas habilidades/superdotação. Anais do IX Simpósio Nacional de Pesquisa em Educação. Belo Horizonte, Brasil, 2015.
FORTES, Caroline Corrêa; FREITAS, Soraia Napoleão. PIT - Programa de Incentivo ao Talento: um relato das experiências pedagógicas realizadas com alunos com características de altas habilidades. Revista do Centro de Educação, n. 29, 2007.
GUENTHER, Zenita Cunha; FREEMAN, Joan. Educando os mais capazes. São Paulo: Pedagógica e Universitária, 2000.
HONEFF, Cláucia; COSTAS, Fabiana Adela Tonetto. Formação para educação especial na perspectiva inclusiva: o papel das experiências pedagógicas docentes nesse processo. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, 20(1), 111-124, 2012.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional - formar-se para a mudança. [tradução: Silvana Cibucci Leite] 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
MACHADO, Járci Maria; STOLTZ, Tania. Alunos com altas habilidades/superdotação matematicamente talentosos: um desafio ao professor. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013. Curitiba, Brasil.
MARTINS, Alexandra da Costa Souza; ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano. Características desejáveis em professores de alunos com altas habilidades/superdotação. Rev. Educ. Espec., Santa Maria, 24(39), 31-46, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/1881. Acesso em: maio 2020.
METTRAU, Marsyl Bulkool; REIS, Haydéa Maria Marino de Sant'Anna. Políticas públicas: altas habilidades/ superdotação e a literatura especializada no contexto da educação especial/inclusiva. Ensaio: aval. pol. públ. educ., Rio de Janeiro, 15(57), 489-510, 2007.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ politicaeducespecial.pdf. Acesso em: maio 2020.
RABEL, Luciane Coelho. Os sujeitos envolvidos no fazer da extensão universitária. In: SÍVERES, Luiz (Org.). Processos de aprendizagem na extensão universitária. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2012. p. 37-52.
RANGNI, Rosimeire de Araújo; COSTA, Maria da Piedade Resende. A educação dos superdotados: história e exclusão. Revista Educação, UNG-SER 6(2), 16-24, 2011. Disponível em: http://revistas.ung.br/index.php/ educacao/article/view/923. Acesso em: abr. 2020.
SÁ, Salette Marinho. Extensão universitária: espaço para construção e aprendizagem da cidadania. In: SÍVERES, L. (Org.). Processos de aprendizagem na extensão universitária. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, p. 123-143, 2012.
SÍVERES, Luiz. Apresentação. In: SÍVERES, L. (Org.). Processos de aprendizagem na extensão universitária. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, p. 11-14, 2012.
SÍVERES, Luiz. Perspectivas de aprendizagem na extensão universitária. In: SÍVERES, L (Org.). Processos de aprendizagem na extensão universitária. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, p. 15-34, 2012a.
SÍVERES, Luiz; SILVA, Aurélio Rodrigues da; CALIMAN, Geraldo. Percurso aprendente do estudante na extensão universitária. In: SÍVERES, Luiz (Org.). Processos de aprendizagem na extensão universitária. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, p. 81-96, 2012.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
WECHSLER; Solange Muglia; SUAREZ; Janete Tonete. Percepção de professores em cursos de formação sobre talentos/superdotação. Revista de Psicologia, 34 (1), 39-60, 2016.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.