Formação inicial e altas habilidades: impactos na formação de graduandos em projeto de extensão
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v20i44.1344Abstract
Este trabalho aborda a formação docente inicial na perspectiva da educação inclusiva de alunos com altas habilidades. Este grupo é negligenciado e a formação docente é um pilar importante para o atendimento efetivo a esses alunos. A Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais possui um projeto de extensão que atende crianças com esse perfil e tem o curso de Ciências Biológicas como parceiro, proporcionando aos discentes a oportunidade de realizar prática de extensão, com oficinas de conhecimento sobre ciências, para os participantes do projeto. O objetivo foi compreender a percepção dos graduandos acerca das suas vivências pedagógicas ao atenderem as demandas dessas crianças. Os dados foram coletados a partir de observação e entrevistas. Participaram oito discentes e duas docentes supervisoras. Os resultados refletem o olhar dos graduandos sobre docência e extensão, quando percebem um impacto positivo em sua formação a longo prazo, mas ainda não têm clareza como se manifestará.
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