Formação inicial e altas habilidades: impactos na formação de graduandos em projeto de extensão

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v20i44.1344

Abstract

Este trabalho aborda a formação docente inicial na perspectiva da educação inclusiva de alunos com altas habilidades. Este grupo é negligenciado e a formação docente é um pilar importante para o atendimento efetivo a esses alunos. A Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais possui um projeto de extensão que atende crianças com esse perfil e tem o curso de Ciências Biológicas como parceiro, proporcionando aos discentes a oportunidade de realizar prática de extensão, com oficinas de conhecimento sobre ciências, para os participantes do projeto. O objetivo foi compreender a percepção dos graduandos acerca das suas vivências pedagógicas ao atenderem as demandas dessas crianças. Os dados foram coletados a partir de observação e entrevistas. Participaram oito discentes e duas docentes supervisoras. Os resultados refletem o olhar dos graduandos sobre docência e extensão, quando percebem um impacto positivo em sua formação a longo prazo, mas ainda não têm clareza como se manifestará. 

Author Biographies

Danielle Ornelas Amorim, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Minas. Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas pela PUC Minas. Atualmente é professora de Ciências/Biologia na Educação Básica.

Stela Maria Fernandes Marques, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Possui Licenciatura em Pedagogia e ensino de Português e Inglês (ESECS, Portugal, 1999), Mestrado em Educação Especial (Newcastle University, UK, 2001) e PhD em Educação (Newcastle University, UK, 2006). Concluiu ainda estágio de Pós-doutorado em Educação (UFMG, Brasil, 2011). Atualmente é Professora Adjunta e Pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. 

References

ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano. A educação do superdotado: progressos recentes e perspectivas para o futuro. In: Alencar, E. S. Criatividade e educação de superdotados. Petrópolis: Vozes, 2001.

ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano. O aluno com altas habilidades no contexto da educação inclusiva. 2003. Recuperado em 5 de setembro de 2017 de: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/ mydownloads_01/visit.php?cid=89&lid=4394.

ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano; FLEITH, Denise Souza. A atenção ao aluno que se destaca por um potencial superior. Revista do Centro de Educação, n. 27, 2005.

ANTIPOFF, Cecília Andrade; CAMPOS, Regina Helena de Freitas. Superdotação e seus mitos. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, 14(2), 301-309, 2010.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução: Luiz Antero Reto, Augusto Pinheiro. 3ª reimp. da 1ª de 2016. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Institui as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: maio 2020.

DALL'ACQUA, Maria Júlia Canazza; VITALIANO, Célia Regina; CARNEIRO, Relma Urel Carbone. Formação inicial de professores e educação de jovens e adultos: possibilidades da extensão universitária. Revista Eletrônica de Educação, 7(3), p. 162-175, 2013.

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Projeto pedagógico do curso de ciências biológicas - Licenciatura. Belo Horizonte: PUC Minas, 2012.

DIAS, Ana Maria Iorio; PASSOS, Carmensita Matos Braga. Passado e presente na formação de professores: por entre perspectivas históricas, legais e políticas. Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP), Itapetininga, 1(2), 85-108, 2016.

FILGUEIRAS, Karina Fideles; NASCIMENTO, Bruna Rafaela Agostinho. Crianças e adolescentes que gostam de aprender: o papel da universidade para o desenvolvimento de talentos e altas habilidades/superdotação. Anais do IX Simpósio Nacional de Pesquisa em Educação. Belo Horizonte, Brasil, 2015.

FORTES, Caroline Corrêa; FREITAS, Soraia Napoleão. PIT - Programa de Incentivo ao Talento: um relato das experiências pedagógicas realizadas com alunos com características de altas habilidades. Revista do Centro de Educação, n. 29, 2007.

GUENTHER, Zenita Cunha; FREEMAN, Joan. Educando os mais capazes. São Paulo: Pedagógica e Universitária, 2000.

HONEFF, Cláucia; COSTAS, Fabiana Adela Tonetto. Formação para educação especial na perspectiva inclusiva: o papel das experiências pedagógicas docentes nesse processo. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, 20(1), 111-124, 2012.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional - formar-se para a mudança. [tradução: Silvana Cibucci Leite] 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MACHADO, Járci Maria; STOLTZ, Tania. Alunos com altas habilidades/superdotação matematicamente talentosos: um desafio ao professor. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013. Curitiba, Brasil.

MARTINS, Alexandra da Costa Souza; ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano. Características desejáveis em professores de alunos com altas habilidades/superdotação. Rev. Educ. Espec., Santa Maria, 24(39), 31-46, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/1881. Acesso em: maio 2020.

METTRAU, Marsyl Bulkool; REIS, Haydéa Maria Marino de Sant'Anna. Políticas públicas: altas habilidades/ superdotação e a literatura especializada no contexto da educação especial/inclusiva. Ensaio: aval. pol. públ. educ., Rio de Janeiro, 15(57), 489-510, 2007.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ politicaeducespecial.pdf. Acesso em: maio 2020.

RABEL, Luciane Coelho. Os sujeitos envolvidos no fazer da extensão universitária. In: SÍVERES, Luiz (Org.). Processos de aprendizagem na extensão universitária. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2012. p. 37-52.

RANGNI, Rosimeire de Araújo; COSTA, Maria da Piedade Resende. A educação dos superdotados: história e exclusão. Revista Educação, UNG-SER 6(2), 16-24, 2011. Disponível em: http://revistas.ung.br/index.php/ educacao/article/view/923. Acesso em: abr. 2020.

SÁ, Salette Marinho. Extensão universitária: espaço para construção e aprendizagem da cidadania. In: SÍVERES, L. (Org.). Processos de aprendizagem na extensão universitária. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, p. 123-143, 2012.

SÍVERES, Luiz. Apresentação. In: SÍVERES, L. (Org.). Processos de aprendizagem na extensão universitária. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, p. 11-14, 2012.

SÍVERES, Luiz. Perspectivas de aprendizagem na extensão universitária. In: SÍVERES, L (Org.). Processos de aprendizagem na extensão universitária. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, p. 15-34, 2012a.

SÍVERES, Luiz; SILVA, Aurélio Rodrigues da; CALIMAN, Geraldo. Percurso aprendente do estudante na extensão universitária. In: SÍVERES, Luiz (Org.). Processos de aprendizagem na extensão universitária. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, p. 81-96, 2012.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

WECHSLER; Solange Muglia; SUAREZ; Janete Tonete. Percepção de professores em cursos de formação sobre talentos/superdotação. Revista de Psicologia, 34 (1), 39-60, 2016.

Published

2020-09-04

How to Cite

AMORIM, D. O.; MARQUES, S. M. F. Formação inicial e altas habilidades: impactos na formação de graduandos em projeto de extensão. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 20, n. 44, p. 01–25, 2020. DOI: 10.31496/rpd.v20i44.1344. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1344. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Articles