O uso de Tecnologias Digitais na formação inicial de professores de Matemática na modalidade a distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v20i43.1347

Resumo

Este texto visa apresentar o cenário de investigação e os principais resultados de uma pesquisa de mestrado concluída em 2018 no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Tal pesquisa foi conduzida pela seguinte questão: como as Tecnologias Digitais (TD) são metodologicamente abordadas pelos professores no Curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade a distância, da Universidade Federal de Uberlândia? Como objetivos, foram propostos: analisar como professores organizaram o ensino das suas disciplinas abordando as TD, e analisar como os licenciandos e tutores avaliaram essa abordagem. Como metodologia, a partir da abordagem da pesquisa qualitativa, realizaram-se entrevistas com os professores e propuseram-se questionários aos licenciandos e tutores. Os resultados evidenciaram a importância da proposição de situações formativas que não apenas apresentem as TD aos licenciandos, mas também que os permitam construir conhecimentos sobre sua integração, enquanto ferramentas de ensino, na sala de aula de Matemática.

Biografia do Autor

Elivelton Henrique Gonçalves, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU).

Fabiana Fiorezi de Marco, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Pós-doutora em Educação pela Universidade de São Paulo e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é docente Associada na Faculdade de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e integra o corpo de docentes permanentes nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFU) e em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/UFU).

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Publicado

2020-05-01

Como Citar

Gonçalves, E. H., & Marco, F. F. de. (2020). O uso de Tecnologias Digitais na formação inicial de professores de Matemática na modalidade a distância. Revista Profissão Docente, 20(43), 01–15. https://doi.org/10.31496/rpd.v20i43.1347

Edição

Seção

Artigos