O uso de Tecnologias Digitais na formação inicial de professores de Matemática na modalidade a distância
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v20i43.1347Resumo
Este texto visa apresentar o cenário de investigação e os principais resultados de uma pesquisa de mestrado concluída em 2018 no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Tal pesquisa foi conduzida pela seguinte questão: como as Tecnologias Digitais (TD) são metodologicamente abordadas pelos professores no Curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade a distância, da Universidade Federal de Uberlândia? Como objetivos, foram propostos: analisar como professores organizaram o ensino das suas disciplinas abordando as TD, e analisar como os licenciandos e tutores avaliaram essa abordagem. Como metodologia, a partir da abordagem da pesquisa qualitativa, realizaram-se entrevistas com os professores e propuseram-se questionários aos licenciandos e tutores. Os resultados evidenciaram a importância da proposição de situações formativas que não apenas apresentem as TD aos licenciandos, mas também que os permitam construir conhecimentos sobre sua integração, enquanto ferramentas de ensino, na sala de aula de Matemática.
Referências
CABANHA, Daiane dos Santos Corrêa; SCHERER, Suely. Licenciatura em Matemática na modalidade EaD: um estudo sobre o uso de softwares no Estágio Supervisionado. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, São Paulo, v. 13, s/n, p.247-257, 2014.
CANTINI, Marcos Cesar et al. O desafio do professor frente as novas tecnologias. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., 2006, Curitiba. Anais... Curitiba: PUC/PR, 2006. p.875-883.
CHASSOT, Attico. Alfabetização científica. Revista Brasileira de Educação, s/v, n. 22, p.89-100, 2003.
FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2007.
FREITAS, Maria Tereza Menezes. Formação de professores de Matemática: cuidados essenciais nas relações de aprendizagem em contexto EaD. Acta Científica, Patos de Minas, v. 6, n. 6, p.245-255, 2014.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar. 8. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.
GONÇALVES, Elivelton Henrique. A utilização de tecnologias digitais no Curso de Licenciatura em Matemática PARFOR/EAD da Universidade Federal de Uberlândia. 2018. 205 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
KENSKI, Vani. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância. Campinas: Papirus, 2012.
LOPES, Rosemara Perpetua. Formação para uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação nas licenciaturas das Universidades Estaduais Paulistas. 2010. 226 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2010.
MARCO, Fabiana Fiorezi. Atividades computacionais de ensino na formação inicial do professor de Matemática. 2009. 211 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.
MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a Distância. São Paulo: Cengage, 2008.
MOURA, Manoel Oriosvaldo de et al. A atividade orientadora de ensino com unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, Manoel Oriosvaldo de (Org.). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2016. p.93-125.
NEVES, Carmen Moreira de Castro. A educação a distância e a formação de professores. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; MORAN, José Manuel (Orgs.). Integração das Tecnologias na Educação. Brasília: SEED/MEC, 2005. p.211-221.
PAULIN, Juliana França Viol; MISKULIN, Rosana Giaretta Sguerra. Educação a Distância Online e Formação de Professores: práticas de pesquisas em Educação Matemática no estado de São Paulo. Bolema, Rio Claro, v. 29, n. 53, p.1084-1114, dez. 2015.
PONTE, João Pedro da; OLIVEIRA, Hélida; VARANDAS, José Manuel. O contributo das tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento do conhecimento e da identidade profissional. In: FIORENTINI, Dario (Org.). Formação de professores de matemática. Campinas: Mercado de Letras, 2003. p.159-192.
ZABEL, Marília; MALHEIROS, Ana Paula dos Santos. A formação inicial do professor na modalidade a distância para o uso das tecnologias digitais no ensino de matemática: o caso de uma disciplina de prática de ensino. Alexandria, Florianópolis, v. 8, n. 3, p.113-130, 2015.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.