A formação docente em educação profissional e tecnológica: demandas e desafios.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v20i44.1357

Resumo

O presente artigo “A formação docente em educação profissional e tecnológica: demandas e desafios,” tem por objetivo refletir sobre a formação do docente na Educação Profissional e Tecnológica, bem como analisar os desafios e possibilidades que as demandas advindas das tecnologias tem apresentado ao cenário educacional. O percurso metodológico consubstanciou-se na pesquisa bibliográfica, resultando nas contribuições teóricas de autores como, Kuenzer, Machado, Ciavatta, Moran e outros. Buscou-se responder como o docente da Educação Profissional e Tecnológica tem se preparado para lidar com as novas demandas educacionais. Conclui-se que, para que a educação possa cumprir sua finalidade de formar cidadãos críticos, reflexivos, atuantes e ativos na sociedade é preciso repensar a formação inicial e continuada dos docentes que atuam na Educação Profissional e Tecnológica, bem como buscar uma reestruturação dos currículos escolares a fim de que possam atender as especificidades do processo de aprendizagem na contemporaneidade.PALAVRAS-CHAVE: Formação. Educação. Aprendizagem. Tecnologias.

Biografia do Autor

Leide Vânia Vieira Duarte Frazão, IFTM- Brasil

Mestranda do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro- Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Profissional e Tecnológica

Paula Teixeira Nakamoto, IFTM-uberaba

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (2001), mestrado em Ciências pela Universidade Federal de Uberlândia (2004), doutorado em Ciências pela Universidade Federal de Uberlândia (2011) e pós doutorado em Educação pela Universidade de Coimbra. É professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, atuando nos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação Tecnológica do IFTM, no Programa de Pós Graduação em Rede ProfEPT. Coordena o Mestrado ProfEPT no IFTM.

Geraldo Gonçalves Lima, IFTMA-Uberaba

Possui Pós-Doutorado em Educação (2016-2017) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), doutor em Educação (2013) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU),  mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (PEBTT) do Campus Uberaba (Pós-Graduação Stricto Sensu - Programa - Mestrado Profissional em Educação Tecnológica), do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico (Licenciatura em Computação - UAB / Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica / Polo - Programa - Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT, sob coordenação do IFES)), assim como exerce o cargo de Coordenador Geral de Ensino na Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM).

Referências

BRASIL. Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica: Brasília, 26, 27 e 28 de setembro de 2006. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, v. 8, p.17-67. 2006. (Coleção Educação Superior em Debate).

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB nº 02/97. Dispõe sobre os programas especiais de formação pedagógica de docentes para as disciplinas do currículo do ensino fundamental, do ensino médio e da educação profissional em nível médio. Disponível em http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/RCNE_CEB02_97.pdf. Acesso em 26 jun. 2019.

BRASIL. Decreto nº 5773 de 09 de Maio de 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5773.htm. Acesso em: 01 jun. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Brasília, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/catalogo-nacional-de-cursos-tecnicos. Acesso em: 01 jun. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto nº 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o Parágrafo 2º art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação profissional. Diário Oficial da União, Brasília, 1997.

BRASIL. Portaria normativa n. 17, de 28 de dezembro de 2009. Disponível em: https://www. capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/PortariaNormativa_17MP.pdf. Acesso em: 09 jun. 2019.

CIAVATTA, Maria. Os Centros Federais de Educação Tecnológica e o ensino superior: duas lógicas em confronto. Educação & Sociedade, Revista de Ciência da Educação, v. 27, n. 96, p. 911-934, 2006. Número Especial.

CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. 19. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: editora Papirus. 2012.

KUENZER, Acacia Zeneida. Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica: Brasília, 26, 27 e 28 de setembro de 2006. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, v. 8, p.17-67 – 2006. (Coleção Educação Superior em Debate).

MACHADO, Lucília Regina de Souza. Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica: Brasília, 26, 27 e 28 de setembro de 2006. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, v. 8, p.17-67. (Coleção Educação Superior em Debate).

MACHADO, Lucília Regina de Souza. O desafio da Formação de professores para a EPT e PROEJA. Campinas, Educ. Soc., 2011, v. 32, n.116, p.689-704.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2013.

RAMOS, Marise. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Org.). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

SAMPAIO, Rosana F; MANCINI Marisa C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Rev. bras. fisioter., São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, jan./fev. 2007 ©Revista Brasileira de Fisioterapia. Disponível http://www.scielo.br/pdf/rbfis/v11n1/12.pdf. Acesso em 14 jun. 2019.

ZARIFIAN, Philippe. Objetivo competência: por uma nova lógica. São Paulo: Atlas, 2001.

Downloads

Publicado

2020-09-04

Como Citar

FRAZÃO, L. V. V. D.; NAKAMOTO, P. T.; LIMA, G. G. A formação docente em educação profissional e tecnológica: demandas e desafios. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 20, n. 44, p. 01–10, 2020. DOI: 10.31496/rpd.v20i44.1357. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1357. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos