A formação docente em educação profissional e tecnológica: demandas e desafios.
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v20i44.1357Abstract
O presente artigo “A formação docente em educação profissional e tecnológica: demandas e desafios,” tem por objetivo refletir sobre a formação do docente na Educação Profissional e Tecnológica, bem como analisar os desafios e possibilidades que as demandas advindas das tecnologias tem apresentado ao cenário educacional. O percurso metodológico consubstanciou-se na pesquisa bibliográfica, resultando nas contribuições teóricas de autores como, Kuenzer, Machado, Ciavatta, Moran e outros. Buscou-se responder como o docente da Educação Profissional e Tecnológica tem se preparado para lidar com as novas demandas educacionais. Conclui-se que, para que a educação possa cumprir sua finalidade de formar cidadãos críticos, reflexivos, atuantes e ativos na sociedade é preciso repensar a formação inicial e continuada dos docentes que atuam na Educação Profissional e Tecnológica, bem como buscar uma reestruturação dos currículos escolares a fim de que possam atender as especificidades do processo de aprendizagem na contemporaneidade.PALAVRAS-CHAVE: Formação. Educação. Aprendizagem. Tecnologias.References
BRASIL. Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica: Brasília, 26, 27 e 28 de setembro de 2006. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, v. 8, p.17-67. 2006. (Coleção Educação Superior em Debate).
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB nº 02/97. Dispõe sobre os programas especiais de formação pedagógica de docentes para as disciplinas do currículo do ensino fundamental, do ensino médio e da educação profissional em nível médio. Disponível em http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/RCNE_CEB02_97.pdf. Acesso em 26 jun. 2019.
BRASIL. Decreto nº 5773 de 09 de Maio de 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5773.htm. Acesso em: 01 jun. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Brasília, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/catalogo-nacional-de-cursos-tecnicos. Acesso em: 01 jun. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Decreto nº 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o Parágrafo 2º art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação profissional. Diário Oficial da União, Brasília, 1997.
BRASIL. Portaria normativa n. 17, de 28 de dezembro de 2009. Disponível em: https://www. capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/PortariaNormativa_17MP.pdf. Acesso em: 09 jun. 2019.
CIAVATTA, Maria. Os Centros Federais de Educação Tecnológica e o ensino superior: duas lógicas em confronto. Educação & Sociedade, Revista de Ciência da Educação, v. 27, n. 96, p. 911-934, 2006. Número Especial.
CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. 19. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: editora Papirus. 2012.
KUENZER, Acacia Zeneida. Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica: Brasília, 26, 27 e 28 de setembro de 2006. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, v. 8, p.17-67 – 2006. (Coleção Educação Superior em Debate).
MACHADO, Lucília Regina de Souza. Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica: Brasília, 26, 27 e 28 de setembro de 2006. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, v. 8, p.17-67. (Coleção Educação Superior em Debate).
MACHADO, Lucília Regina de Souza. O desafio da Formação de professores para a EPT e PROEJA. Campinas, Educ. Soc., 2011, v. 32, n.116, p.689-704.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2013.
RAMOS, Marise. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Org.). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
SAMPAIO, Rosana F; MANCINI Marisa C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Rev. bras. fisioter., São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, jan./fev. 2007 ©Revista Brasileira de Fisioterapia. Disponível http://www.scielo.br/pdf/rbfis/v11n1/12.pdf. Acesso em 14 jun. 2019.
ZARIFIAN, Philippe. Objetivo competência: por uma nova lógica. São Paulo: Atlas, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.