Projeto “aprender vendo e aprender fazendo”: um relato de experiência do curso de Educação Física – Uniube
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v20i44.1360Resumo
Proporcionar ao aluno um ambiente escolar que lhe permita ser protagonista em sua jornada de aprendizagem consiste, entre outras ações, oferecer a ele a autonomia e instigá-lo a acessar conteúdos e informações que o levem a construir o seu próprio conhecimento. Na atualidade, quando informações estão disponíveis em plataformas virtuais, mais importante que cobrar uma resposta pronta é se despertar para o desenvolvimento de ideias e projetos inovadores capazes de conceber uma aprendizagem significativa. O objetivo deste artigo é compartilhar uma experiência vivenciada pelos alunos dos cursos Educação Física, licenciatura e bacharelado da Universidade de Uberaba – modalidade EAD. Trata-se de uma proposta híbrida que concebe um projeto prático, junto à comunidade, no qual o aluno define, autonomamente, após orientações recebidas on-line, desde os materiais a serem estudados até os processos de avaliação. Como resultado, evidenciou-se nos alunos, importantes aspetos em suas formações, como por exemplo, sensibilidade para problemas socioeconômicos; senso crítico; e autonomia com responsabilidade.Referências
GALPERIN, Piotr Y. Sobre o método de formación por etapas de las acciones intelectuales: em La antologia de la psiclogia y de las edades. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1986.
LENGEL, James G. Education 3.0: seven steps to better schools. New York: Teachers College, 2012.
LEONTIEV, Aleksei Nikolaevitch. Activity, consciousness and personality (1978). In: Activity and Consciousness. Translated: HALL, M. J. Prentice Hall, 2000. Disponível em: http://www.marxists.org/archive/leontiev/ works/1978/index.htm. Acesso em: 26 jan. 2014.
LEONTIEV, Aleksei Nikolaevitch. Sobre o desenvolvimento histórico da consciência. In: LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte Universitário, 1978, p. 89-142.
LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés (Orgs.). Ensino desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Uberlândia: EDUFU, 2013.
LORENZONI, Marcela. Educação 3.0: uma proposta pedagógica. [ebook]. São Paulo: Geekie, 2017. Disponível em: https://www.geekie.com.br/blog/ebook-educacao-3-0/. Acesso em: 04 abr. 2019.
NÚÑEZ, Isauro Beltrán. Vigotski, Leontiev e Galperin: formação de conceitos e princípios didáticos. Brasília: Liber Livro, 2009.
SINGER, Helena. Pelo protagonismo de estudantes, educadores e escolas. In: LOVATO, Antônio; YIRULA, Carolina Prestes; FRANZIM, Raquel (Orgs.). Protagonismo: a potência de ação da comunidade. 1.ed. São Paulo: Asoka/Alana, 2017, p. 14-20. Disponível em: https://escolastransformadoras.com.br/wp-content/ uploads/2017/06/AF_Protagonismo_PORTUGUES_v3.pdf. Acesso em: 05 abr. 2019.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKI, Lev Semionovitch.; LURIA, Alexander Romanovitch.; LEONTIEV, Aleksei Nikolaevitch. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 7.ed. São Paulo: Ícone, 2001. p. 103-119.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.