Projeto “aprender vendo e aprender fazendo”: um relato de experiência do curso de Educação Física – Uniube

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v20i44.1360

Resumo

Proporcionar ao aluno um ambiente escolar que lhe permita ser protagonista em sua jornada de aprendizagem consiste, entre outras ações, oferecer a ele a autonomia e instigá-lo a acessar conteúdos e informações que o levem a construir o seu próprio conhecimento. Na atualidade, quando informações estão disponíveis em plataformas virtuais, mais importante que cobrar uma resposta pronta é se despertar para o desenvolvimento de ideias e projetos inovadores capazes de conceber uma aprendizagem significativa. O objetivo deste artigo é compartilhar uma experiência vivenciada pelos alunos dos cursos Educação Física, licenciatura e bacharelado da Universidade de Uberaba – modalidade EAD. Trata-se de uma proposta híbrida que concebe um projeto prático, junto à comunidade, no qual o aluno define, autonomamente, após orientações recebidas on-line, desde os materiais a serem estudados até os processos de avaliação. Como resultado, evidenciou-se nos alunos, importantes aspetos em suas formações, como por exemplo, sensibilidade para problemas socioeconômicos; senso crítico; e autonomia com responsabilidade.

Biografia do Autor

Sandra Maria do Nascimento Moreira, Universidade de Uberaba

doutoranda em Educação pela Universidade de Uberaba – UNIUBE. Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Graduada em Educação Física pela Universidade de Uberaba – UNIUBE. Graduada em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro – FCETM. Atualmente é gestora dos cursos de Licenciatura em Educação Física e Bacharelado em Educação Física na modalidade EAD na Universidade de Uberaba – UNIUBE.

Camila de Oliveira Vieira, Universidade de Uberaba

doutora e mestre em Educação pela Universidade de Uberaba - UNIUBE. Graduada em Direito e Licenciatura Plena em Letras Português/Espanhol. Especialista em Direito Processual também pela Universidade de Uberaba. Atualmente é gestora dos cursos de Administração, Gestão Financeira, Gestão da Qualidade, Comércio Exterior, Gestão Pública, Processos Gerenciais, Gestão em Logística, Serviços Jurídicos e Notariais e Ciências Contábeis na modalidade EAD.

Referências

GALPERIN, Piotr Y. Sobre o método de formación por etapas de las acciones intelectuales: em La antologia de la psiclogia y de las edades. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1986.

LENGEL, James G. Education 3.0: seven steps to better schools. New York: Teachers College, 2012.

LEONTIEV, Aleksei Nikolaevitch. Activity, consciousness and personality (1978). In: Activity and Consciousness. Translated: HALL, M. J. Prentice Hall, 2000. Disponível em: http://www.marxists.org/archive/leontiev/ works/1978/index.htm. Acesso em: 26 jan. 2014.

LEONTIEV, Aleksei Nikolaevitch. Sobre o desenvolvimento histórico da consciência. In: LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte Universitário, 1978, p. 89-142.

LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés (Orgs.). Ensino desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Uberlândia: EDUFU, 2013.

LORENZONI, Marcela. Educação 3.0: uma proposta pedagógica. [ebook]. São Paulo: Geekie, 2017. Disponível em: https://www.geekie.com.br/blog/ebook-educacao-3-0/. Acesso em: 04 abr. 2019.

NÚÑEZ, Isauro Beltrán. Vigotski, Leontiev e Galperin: formação de conceitos e princípios didáticos. Brasília: Liber Livro, 2009.

SINGER, Helena. Pelo protagonismo de estudantes, educadores e escolas. In: LOVATO, Antônio; YIRULA, Carolina Prestes; FRANZIM, Raquel (Orgs.). Protagonismo: a potência de ação da comunidade. 1.ed. São Paulo: Asoka/Alana, 2017, p. 14-20. Disponível em: https://escolastransformadoras.com.br/wp-content/ uploads/2017/06/AF_Protagonismo_PORTUGUES_v3.pdf. Acesso em: 05 abr. 2019.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKI, Lev Semionovitch.; LURIA, Alexander Romanovitch.; LEONTIEV, Aleksei Nikolaevitch. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 7.ed. São Paulo: Ícone, 2001. p. 103-119.

Downloads

Publicado

2020-09-04

Como Citar

MOREIRA, S. M. do N.; VIEIRA, C. de O. Projeto “aprender vendo e aprender fazendo”: um relato de experiência do curso de Educação Física – Uniube. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 20, n. 44, p. 01–12, 2020. DOI: 10.31496/rpd.v20i44.1360. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1360. Acesso em: 30 out. 2024.

Edição

Seção

Relato de experiência