Projeto “aprender vendo e aprender fazendo”: um relato de experiência do curso de Educação Física – Uniube
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v20i44.1360Abstract
Proporcionar ao aluno um ambiente escolar que lhe permita ser protagonista em sua jornada de aprendizagem consiste, entre outras ações, oferecer a ele a autonomia e instigá-lo a acessar conteúdos e informações que o levem a construir o seu próprio conhecimento. Na atualidade, quando informações estão disponíveis em plataformas virtuais, mais importante que cobrar uma resposta pronta é se despertar para o desenvolvimento de ideias e projetos inovadores capazes de conceber uma aprendizagem significativa. O objetivo deste artigo é compartilhar uma experiência vivenciada pelos alunos dos cursos Educação Física, licenciatura e bacharelado da Universidade de Uberaba – modalidade EAD. Trata-se de uma proposta híbrida que concebe um projeto prático, junto à comunidade, no qual o aluno define, autonomamente, após orientações recebidas on-line, desde os materiais a serem estudados até os processos de avaliação. Como resultado, evidenciou-se nos alunos, importantes aspetos em suas formações, como por exemplo, sensibilidade para problemas socioeconômicos; senso crítico; e autonomia com responsabilidade.
Downloads
References
GALPERIN, Piotr Y. Sobre o método de formación por etapas de las acciones intelectuales: em La antologia de la psiclogia y de las edades. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1986.
LENGEL, James G. Education 3.0: seven steps to better schools. New York: Teachers College, 2012.
LEONTIEV, Aleksei Nikolaevitch. Activity, consciousness and personality (1978). In: Activity and Consciousness. Translated: HALL, M. J. Prentice Hall, 2000. Disponível em: http://www.marxists.org/archive/leontiev/ works/1978/index.htm. Acesso em: 26 jan. 2014.
LEONTIEV, Aleksei Nikolaevitch. Sobre o desenvolvimento histórico da consciência. In: LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte Universitário, 1978, p. 89-142.
LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés (Orgs.). Ensino desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Uberlândia: EDUFU, 2013.
LORENZONI, Marcela. Educação 3.0: uma proposta pedagógica. [ebook]. São Paulo: Geekie, 2017. Disponível em: https://www.geekie.com.br/blog/ebook-educacao-3-0/. Acesso em: 04 abr. 2019.
NÚÑEZ, Isauro Beltrán. Vigotski, Leontiev e Galperin: formação de conceitos e princípios didáticos. Brasília: Liber Livro, 2009.
SINGER, Helena. Pelo protagonismo de estudantes, educadores e escolas. In: LOVATO, Antônio; YIRULA, Carolina Prestes; FRANZIM, Raquel (Orgs.). Protagonismo: a potência de ação da comunidade. 1.ed. São Paulo: Asoka/Alana, 2017, p. 14-20. Disponível em: https://escolastransformadoras.com.br/wp-content/ uploads/2017/06/AF_Protagonismo_PORTUGUES_v3.pdf. Acesso em: 05 abr. 2019.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKI, Lev Semionovitch.; LURIA, Alexander Romanovitch.; LEONTIEV, Aleksei Nikolaevitch. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 7.ed. São Paulo: Ícone, 2001. p. 103-119.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Submitted texts approved by the Editorial Board of Revista Profissão Docente will be published, and their authors may use them for future publications, provided that the original edition is properly cited (title, Revista Profissão Docente, volume, issue, year of publication, and page numbers of the referenced text). All articles published in this journal are the sole responsibility of their authors. Revista Profissão Docente and Universidade de Uberaba assume no legal responsibility for their content.