Caminhos formativos do(a) professor(a): a relação entre epistemologia e a perspectiva montessoriana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1393

Resumo

A forma como os professores vêm, entendem e tratam as crianças e sua educação é influenciada por estruturas históricas, teóricas e epistemológicas, que perpassam seus caminhos formativos. A composição teórica apresentada no curso de Pedagogia, por exemplo, tem a finalidade de consolidar diferentes perspectivas epistemológicas que serão assumidas pelos professores, influenciando no como pensam e organizam os processos de ensinar e de aprender. Assumindo que a Pedagogia designa um campo de conhecimentos com especificidade epistemológica, cuja natureza constitutiva é a teoria e a prática da educação ou a teoria e a prática da formação humana. Nesse artigo, que se assume teórico, apresentamos a contribuição teórico-conceitual montessoriana, como parte do âmbito das formulações pedagógicas desenvolvidas na linha de Fundamentos da Educação, do curso de Pedagogia, Faculdade de Educação/ Universidade Federal de Goiás. Dialogamos sobre as possibilidades de constituição de uma relação entre a epistemologia e as teorias estudadas. Questionamos se ela, ao se fazer presente na formação docente, pode alterar não só seu pensamento dos professores, mas também a sua futura prática educativa.

Biografia do Autor

Solange Martins Oliveira Magalhães, Universidade Federal de Goiás (UFG) REDECENTRO

Doutora em Educação. Pedagoga. Psicóloga. Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG).Coordenadora da Redecentro - Rede de Pesquisadores sobre Professores da região Centro-Oeste.

Referências

CESÁRIO, Priscila Menarin. Quem é a professora de crianças menores de 6 anos para Maria Montessori? Uma análise a partir de suas obras educacionais. 2007. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2007.

FONTENELE, Shirley da Cunha; SILVA, Krícia de Sousa. A contribuição do método Montessoriano ao processo de ensino-aprendizagem. Campina Grande: Realize, 2012.

FRANCO; Maria Amélia Santoro; LIBÂNEO, José Carlos; PIMENTA, Selma Garrido. As dimensões constitutivas da Pedagogia como campo de conhecimento. Conferência de Abertura do IV Fórum Nacional de Pedagogia (FONAPE). Ano 14, n. 17, julho, p. 55-78, 2011.

GIORDANI, Estela Maris. Relações interdisciplinares na Pedagogia: Piaget e Montessori. Revista educação, v. 25, n. 1, jan./jun. 2000.

GIOVANI, Caló. Maria Montessori. In: CHATEAU, Jean (Org.). Os Grandes Pedagogos. Trad. de Maria Emília Ferros Moura. Lisboa: Livros do Brasil, s/d, [1968].

MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira. Representações de matriarcas e de estudantes de Pedagogia sobre a criança e sua educação: presença e influência no processo educativo. Revista Teias, v. 21, Edição Especial, ago. 2020.

MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira; FORTUNATO, Ivan; MENA, Juanjo. La universidad como resistencia: en busca de una epistemología de la práxis. Rev. HISTEDBR On-line. Campinas, SP, v.20, p. 1-14, e020001, 2020.

MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira; ARAUJO, Sonia; ARGÜELLO, Susana. Agudización ultra neoliberal, educación y formación docente en Brasil y Argentina. Revista Inter-Ação, v. 45, n 1, p. 49-80, jan/abr. 2020.

MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira; MOURA, Sílvia Adriane Tavares de. Epistemological aspects of rural education as result of social movements militancy. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 9, 2020.

MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira; SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de (Orgs.). Epistemologia da práxis e epistemologia da prática: repercussões na produção de conhecimentos sobre professores. Série as dimensões da formação humana. Campinas: Mercado de Letras, 2019.

MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira; TEIXEIRA, Ricardo Antônio Gonçalves; MELO Geovana Ferreira; SILVA, Lueli Nogueira Duarte. Competência docente e satisfação profissional na ótica de professores - formadores da Universidade Pública Brasileira. In: DUQUE, Paulino Carnicero; ARROYO, Graciela Cordero. (Orgs). ¿Quién forma a los futuros docentes? Un estudio conjunto en cuatro países. Barcelona: Octaedro, 2021. p. 163-182.

MONTESSORI, Maria. A Criança, Lisboa: Portugália Editora, 1936.

MONTESSORI, Maria. El Método de la Pedagogia Científica. Barcelona: Araluce, 1937.

MONTESSORI, Maria. Her Life and Work. New York: New American Library, 1967.

MONTESSORI, Maria. Pedagogia científica: a descoberta da nova criança. São Paulo: Flamboyant, 1965.

OLIVEIRA, Kely Viviane G. de; BORTOLOTI, Roberta D. M. Método montessoriano: contribuições para o ensino-aprendizagem da matemática nas séries iniciais. Revista Eventos Pedagógicos, v. 3, n. 3, p. 410 - 426 Ago/dez. 2012.

PIMENTA, Selma Garrido. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro. (Orgs). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002. p. 17-52.

SAVIANI, Dermeval. Sobre a natureza e especificidade da educação. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 286-293, jun. 2015.

SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de. Qualidades epistemológicas e sociais na formação, profissionalização e prática dos professores. In: SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de; MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira. Poiésis e Práxis II – Formação, profissionalização, práticas pedagógicas. Goiânia: Kelps, 2014.

SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de; MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira. Epistemologia da práxis e a produção do conhecimento. Revista de Educação Pública, v. 27, n. 64, p. 17-40, 2017.

THESING, Mariana Luzia Corrêa; COSTAS, Fabiane Adela Tonetto. A Epistemologia na Formação de Professores de Educação Especial: Ensaio sobre a Formação Docente. Rev. bras. educ. espec. Marília, v.23, n.2, p. 201-214, jun. 2017.

Downloads

Publicado

2021-09-03

Como Citar

Magalhães, S. M. O. (2021). Caminhos formativos do(a) professor(a): a relação entre epistemologia e a perspectiva montessoriana. Revista Profissão Docente, 21(46), 01–19. https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1393