Caminhos formativos do(a) professor(a): a relação entre epistemologia e a perspectiva montessoriana

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DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1393

Resumo

A forma como os professores vêm, entendem e tratam as crianças e sua educação é influenciada por estruturas históricas, teóricas e epistemológicas, que perpassam seus caminhos formativos. A composição teórica apresentada no curso de Pedagogia, por exemplo, tem a finalidade de consolidar diferentes perspectivas epistemológicas que serão assumidas pelos professores, influenciando no como pensam e organizam os processos de ensinar e de aprender. Assumindo que a Pedagogia designa um campo de conhecimentos com especificidade epistemológica, cuja natureza constitutiva é a teoria e a prática da educação ou a teoria e a prática da formação humana. Nesse artigo, que se assume teórico, apresentamos a contribuição teórico-conceitual montessoriana, como parte do âmbito das formulações pedagógicas desenvolvidas na linha de Fundamentos da Educação, do curso de Pedagogia, Faculdade de Educação/ Universidade Federal de Goiás. Dialogamos sobre as possibilidades de constituição de uma relação entre a epistemologia e as teorias estudadas. Questionamos se ela, ao se fazer presente na formação docente, pode alterar não só seu pensamento dos professores, mas também a sua futura prática educativa.

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Biografia do Autor

Solange Martins Oliveira Magalhães, Universidade Federal de Goiás (UFG) REDECENTRO

Doutora em Educação. Pedagoga. Psicóloga. Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Coordenadora da Redecentro - Rede de Pesquisadores sobre Professores da região Centro-Oeste.

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Publicado

2024-07-05

Como Citar

MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira. Caminhos formativos do(a) professor(a): a relação entre epistemologia e a perspectiva montessoriana. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 21, n. 46, p. 01–19, 2024. DOI: 10.31496/rpd.v21i46.1393. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1393. Acesso em: 1 jun. 2025.