O MUNICÍPIO PEDAGÓGICO: O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MAFRA, 1772 A 1896.
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v11i23.200Resumo
O presente artigo trata de um estudo ao nível local, no que se refere à actuação do Município na instrução dos povos, no terceiro quartel de oitocentos, coincidente com a primeira fase histórica da descentralização do ensino em Portugal. Intenta-se ainda compreender apropriação das populações à instrução elementar primária, suas expectativas e representações, procedendo à desconstrução do processo de escolarização naquele Concelho, bem como alcançar uma aproximação à história da educação local, relativa ao município pedagógico, num sentido de uma abordagem mais focalizada, ao nível de uma instituição escolar.Palavras-chave: Município, Instrução e Educação Primária.
Downloads
Como Citar
ALVES, Maria do Céu Al Garcia dos Reis Loureiro. O MUNICÍPIO PEDAGÓGICO: O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MAFRA, 1772 A 1896. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 11, n. 23, p. 72–102, 2011. DOI: 10.31496/rpd.v11i23.200. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/200. Acesso em: 22 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.