AS PROPRIEDADES DO DIÁLOGO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v10i21.210Resumo
O conteúdo desta reflexão versa sobre o potencial do diálogo para a formação permanente de professores em sua relação com a educação e com a sociedade. Nestes termos procuramos identificar as propriedades do diálogo e/ou da interação comunicativa no processo de interação social destes atores. Amiúde, na medida em que as formas de pensar e agir destes são condicionadas socialmente, procuramos, por princípio, caracterizar a atmosfera sócio-histórica por onde transitam. A partir deste quadro procuramos situar a importância do diálogo, senão da interpretação hermenêutica, como fundamentos de uma problematização do modo de pensar e de atuar, quando não, da formação docente na escola. Em nosso juízo, entendemos que o diálogo se configura, no domínio das políticas de formação de professores, como um instrumento de potencial inexaurível ainda não explorado o suficiente, tanto no contexto escolar, quanto na realidade social brasileira.Palavras-chave: Diálogo. Formação de professores. Emancipação. Qualidade da educação.
Como Citar
VIRGINIO, Alexandre Silva. AS PROPRIEDADES DO DIÁLOGO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 81–106, 2011. DOI: 10.31496/rpd.v10i21.210. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/210. Acesso em: 8 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.