AS PROPRIEDADES DO DIÁLOGO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v10i21.210Resumo
O conteúdo desta reflexão versa sobre o potencial do diálogo para a formação permanente de professores em sua relação com a educação e com a sociedade. Nestes termos procuramos identificar as propriedades do diálogo e/ou da interação comunicativa no processo de interação social destes atores. Amiúde, na medida em que as formas de pensar e agir destes são condicionadas socialmente, procuramos, por princípio, caracterizar a atmosfera sócio-histórica por onde transitam. A partir deste quadro procuramos situar a importância do diálogo, senão da interpretação hermenêutica, como fundamentos de uma problematização do modo de pensar e de atuar, quando não, da formação docente na escola. Em nosso juízo, entendemos que o diálogo se configura, no domínio das políticas de formação de professores, como um instrumento de potencial inexaurível ainda não explorado o suficiente, tanto no contexto escolar, quanto na realidade social brasileira.
Palavras-chave: Diálogo. Formação de professores. Emancipação. Qualidade da educação.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Como Citar
VIRGINIO, Alexandre Silva. AS PROPRIEDADES DO DIÁLOGO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Profissão Docente, Uberaba, MG, v. 10, n. 21, p. 81–106, 2011. DOI: 10.31496/rpd.v10i21.210. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/210. Acesso em: 7 set. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.