AS PROPRIEDADES DO DIÁLOGO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v10i21.210Resumen
O conteúdo desta reflexão versa sobre o potencial do diálogo para a formação permanente de professores em sua relação com a educação e com a sociedade. Nestes termos procuramos identificar as propriedades do diálogo e/ou da interação comunicativa no processo de interação social destes atores. Amiúde, na medida em que as formas de pensar e agir destes são condicionadas socialmente, procuramos, por princípio, caracterizar a atmosfera sócio-histórica por onde transitam. A partir deste quadro procuramos situar a importância do diálogo, senão da interpretação hermenêutica, como fundamentos de uma problematização do modo de pensar e de atuar, quando não, da formação docente na escola. Em nosso juízo, entendemos que o diálogo se configura, no domínio das políticas de formação de professores, como um instrumento de potencial inexaurível ainda não explorado o suficiente, tanto no contexto escolar, quanto na realidade social brasileira.
Palavras-chave: Diálogo. Formação de professores. Emancipação. Qualidade da educação.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Cómo citar
VIRGINIO, Alexandre Silva. AS PROPRIEDADES DO DIÁLOGO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 81–106, 2011. DOI: 10.31496/rpd.v10i21.210. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/210. Acesso em: 6 jun. 2025.
Número
Sección
Artículos
Licencia
Los textos enviados y aprobados por el Consejo Editorial de Revista Profissão Docente serán publicados, y sus autores podrán utilizarlos para futuras publicaciones, siempre que se indique la edición original (título, Revista Profissão Docente, volumen, número, año de publicación y paginación del texto citado). Todos los artículos de esta revista son de entera responsabilidad de sus autores. Revista Profissão Docente y la Universidade de Uberaba no asumen ninguna responsabilidad legal por su contenido.