EDUCAÇÃO POPULAR, LAZER E EDUCAÇÃO FÍSICA: BEBENDO DA FONTE
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v8i17.222Resumo
Opresente artigo teve como objetivos analisar, descrever e avaliar as metodologias utilizadas para a formação de educadores comunitários de Lazer em um projeto de extensão realizado em Ouriçangas/BA. As ações foram planejadas na comunidade e com a comunidade buscando-se perceber como metodologias participativas, baseadas nos princípios da Educação Popular e da Pesquisa-ação, poderiam auxiliar na direção de superação dos problemas locais. Os resultados demonstraram que as metodologias foram apropriadas pelos educadores, os quais apontavam problemas relevantes, elaboravam estratégias de ação, envolviam-se e avaliavam tais práticas e planejavam novas ações. O diálogo e a participação foram apontados como pontos fortes do trabalho e o curto período de tempo seu maior limitante. Tal experiência mostrou caminhos possíveis para a formação de educadores comunitários e, mais que isso, proporcionou tanto para universitários quanto para sujeitos da comunidade, experiências mais humanas e solidárias de construção de práticas educativas.Palavras- chave: Educação Popular, Lazer, Educação Física, Educadores comunitários.Downloads
Como Citar
DE VASCONCELOS, V. O.; DE OLIVEIRA, M. W. EDUCAÇÃO POPULAR, LAZER E EDUCAÇÃO FÍSICA: BEBENDO DA FONTE. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 8, n. 17, 2011. DOI: 10.31496/rpd.v8i17.222. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/222. Acesso em: 22 dez. 2024.
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Artigos
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