A EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v9i19.229Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar, descrever e compreender, a partir da percepção dos discentes e docentes, o fenômeno da evasão escolar. Optamos por uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Os participantes da pesquisa foram 25 alunos do 1° ano do Ensino Médio, do turno noturno e 10 docentes que ministraram aulas nessas classes, no Colégio Estadual de Ilhéus. Empregamos como instrumento para coleta dos dados, a entrevista semi-estruturada. Verificamos que apesar dos importantes avanços e conquistas materializados na educação básica, o problema da evasão escolar persiste entre os jovens e adultos que estão no ensino médio, sobretudo no espaço pesquisado. Esse problema têm causas distintas e diversificadas, no entanto os participantes dessa pesquisa enfatizaram as condições socioeconômicas como um dos principais fatores que os conduziram a abandonarem a escola. Concluímos que a escola continua distante de responder aos anseios dos jovens e adultos que a buscam, bem como o Estado não efetiva políticas públicas eficazes que possam garantir melhores condições de trabalho para os docentes que nela atuam.Palavras-Chave: Educação. Ensino médio. Evasão escolar.Como Citar
BATISTA, S. D.; SOUZA, A. M.; OLIVEIRA, J. M. da S. A EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 9, n. 19, p. 70–94, 2011. DOI: 10.31496/rpd.v9i19.229. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/229. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.