UM CONTEXTO EM MUDANÇA E O PROFISSIONAL DOCENTE: FORMAÇÃO, COMPETÊNCIAS E SABERES NECESSÁRIOS

Autores

  • Jorge Luiz Knupp Rodrigues Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC – SP

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v9i19.232

Resumo

Podemos observar que nesse período de incríveis mudanças, no qual tudo e todos foram atingidos de alguma forma, a educação não seria exceção. Nunca houve uma demanda tão grande por escolas e pelo ensino formal, em qualquer nível. A explosão demográfica experimentada nesse momento provocou uma disparidade entre oferta e demanda do ensino formal. A escola não conseguiu acompanhar tão rapidamente a evolução da tecnologia na sociedade, nem em termos quantitativos, nem em qualitativos. A emergência de uma sociedade diferente, como esta em que estamos vivendo, alerta para a necessidade da organização educacional: repensar, rever e recriar os programas de formação de professores, uma vez que estes profissionais estarão preparando aqueles que viverão em um mundo diferente, que já desponta. Considerando que tanto a escola como os professores mudaram e estão mudando, podemos dizer que a questão dos saberes docentes agora se apresenta com uma outra roupagem, em decorrência da influência da literatura internacional e de pesquisas brasileiras, que passam a considerar o professor como um profissional que adquire e desenvolve conhecimentos a partir da prática e no confronto com as condições da profissão.


Palavras-chave: Mudanças. Processos ensino e aprendizagem. Escola. Formação de professor.

Biografia do Autor

Jorge Luiz Knupp Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC – SP

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC – SP Professor no Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional da
Universidade de Taubaté- UNITAU - SP
Brasil

Downloads

Como Citar

RODRIGUES, Jorge Luiz Knupp. UM CONTEXTO EM MUDANÇA E O PROFISSIONAL DOCENTE: FORMAÇÃO, COMPETÊNCIAS E SABERES NECESSÁRIOS. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 9, n. 19, p. 133–158, 2011. DOI: 10.31496/rpd.v9i19.232. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/232. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos