Estratégias de formação de professoras no Projeto Veredas

Autores

  • Carmem Lúcia Eiterer
  • Claudia Bergerhoff Leite Abreu UFMG

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v6i14.259

Resumo

Neste texto apresentamos uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido no âmbito do Projeto de Formação Continuada de Professores em nível superior, à distância, Projeto Veredas, desenvolvido no período de 2002 a 2005, na FaE/UFMG a partir do uso do Memorial. Nosso objeto de reflexão especifico é a utilização da escrita, particularmente a autobiográfica, como estratégia de formação. Para isto trazemos uma breve síntese da proposta do Veredas. Resgatamos um arcabouço teórico que fundamenta a opção pela estratégia de formação a partir dos saberes práticos docentes. Ao final, apresentamos alguns depoimentos retirados dos textos de autoria das professoras a fim de reiterar a importância de ferramentas a serviço do desenvolvimento profissional docente que se ancorem nos seus saberes acumulados.Palavras - chave: escrita autobiográfica; formação docente; saberes práticos.

Biografia do Autor

Claudia Bergerhoff Leite Abreu, UFMG

Pedagoga – FAE/UFMG

Downloads

Como Citar

EITERER, C. L.; ABREU, C. B. L. Estratégias de formação de professoras no Projeto Veredas. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 6, n. 14, 2011. DOI: 10.31496/rpd.v6i14.259. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/259. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos