CONHECENDO AS FAMÍLIAS DAS CRIANÇAS DE CRECHES DO TRIÂNGULO MINEIRO

Autores

  • Débora Nogueira Tomás Universidade de Uberaba
  • Eulália Henriques Maimone Universidade de Uberaba
  • Fabiana Oliveira Guimarães Universidade de Uberaba
  • Janaína Cassiano Silva Universidade de Uberaba
  • Lúcia Helena Mendonça Costa Universidade de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v7i16.266

Resumo

Este estudo objetivou identificar e contextualizar as necessidades dos pais, quanto ao nível sócio-econômico e a composição familiar, bem como suas concepções, em relação à Educação Infantil e ao brincar e como se processa o seu relacionamento com a creche. A pesquisa foi realizada em duas creches, uma da cidade de Uberlândia e outra de Uberaba. Constou de duas etapas: (1a.) entrevista semiestruturada com uma amostra de pais de crianças de 3 a 5 anos. (2a.) realização de reuniões na creche, com pais e professores, visando à estruturação de ações em parceria. Esse artigo refere-se aos resultados da primeira etapa, que foram obtidos por meio de 55 entrevistas, cuja análise revelou a dificuldade dos pais em definirem seus papéis na formação da criança e na melhoria da qualidade do ensino na creche, bem como a necessidade de formação dos professores para lidarem com as famílias das crianças.Palavras-Chave: qualidade na educação infantil, parceria família-creche, formação de pais e de professores.

Downloads

Como Citar

TOMÁS, D. N.; MAIMONE, E. H.; GUIMARÃES, F. O.; SILVA, J. C.; COSTA, L. H. M. CONHECENDO AS FAMÍLIAS DAS CRIANÇAS DE CRECHES DO TRIÂNGULO MINEIRO. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 7, n. 16, 2011. DOI: 10.31496/rpd.v7i16.266. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/266. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)