CONHECENDO AS FAMÍLIAS DAS CRIANÇAS DE CRECHES DO TRIÂNGULO MINEIRO
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v7i16.255Resumo
Este estudo objetivou identificar e contextualizar as necessidades dos pais, quanto ao nível sócio-econômico e a composição familiar, bem como suas concepções, em relação à Educação Infantil e ao brincar e como se processa o seu relacionamento com a creche. A pesquisa foi realizada em duas creches, uma da cidade de Uberlândia e outra de Uberaba. Constou de duas etapas: (1a.) entrevista semiestruturada com uma amostra de pais de crianças de 3 a 5 anos. (2a.) realização de reuniões na creche, com pais e professores, visando à estruturação de ações em parceria. Esse artigo refere-se aos resultados da primeira etapa, que foram obtidos por meio de 55 entrevistas, cuja análise revelou a dificuldade dos pais em definirem seus papéis na formação da criança e na melhoria da qualidade do ensino na creche, bem como a necessidade de formação dos professores para lidarem com as famílias das crianças.Palavras-Chave: qualidade na educação infantil, parceria família-creche, formação de pais e de professores.Downloads
Como Citar
TOMÁS, D. N.; MAIMONE, E. H.; GUIMARÃES, F. O. CONHECENDO AS FAMÍLIAS DAS CRIANÇAS DE CRECHES DO TRIÂNGULO MINEIRO. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 7, n. 16, 2011. DOI: 10.31496/rpd.v7i16.255. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/255. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.