INCLUSÃO SOCIAL: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE POLÍTICAS E PRÁTICAS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v11i24.397Resumo
A despeito da trajetória histórica envolvendo a temática relativa à promoção da inclusão social de alunos portadores de Necessidades Educacionais Especiais (NEE), pode-se perceber que muito foi escrito e normatizado em relação às questões educacionais relacionadas a recursos, serviços, apoio e direitos da pessoa com deficiência. Contudo, ainda sim, questiona-se: mesmo diante da atualidade da temática envolvendo a inclusão social na educação e apesar de toda a legislação vigente a respeito, quais ações práticas estão sendo desenvolvidas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) de forma a proporcionar um melhor atendimento aos discentes com NEE? Nesse sentido, produzido a partir de um estudo um pouco mais amplo, este artigo teve por objetivo geral identificar quais as ações objetivas foram implementadas pelas IES escolhidas como amostra dessa pesquisa, no que tange à (i) preparação dos seus docentes, à (ii) constituição de equipes de apoio a professores e estudantes e, ainda, em relação ao (iii) fornecimento de materiais didáticos e outros recursos instrucionais, de forma a proporcionar um melhor atendimento aos discentes com NEE. Apoiada em métodos estatísticos de natureza descritiva e qualificada como um estudo qualitativo, este trabalho mostrou que, embora se verifique uma farta legislação aplicada a essa questão, as ações praticadas pelas IES não traduzem maiores preocupações com a presença e manutenção de alunos com NEE entre os seus discentes e, ainda, resta muito a ser efetivamente realizado para que a real inclusão acadêmica dos estudantes com NEE se torne uma realidade nacional.Referências
<p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; text-indent: 0cm;"><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman","serif"; mso-fareast-language: PT-BR;">BRASIL. <strong>Lei n.° 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996</strong>: Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; text-indent: 0cm;"><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman","serif"; mso-fareast-language: PT-BR;"> </span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; text-indent: 0cm;"><span style="font-size: 12pt; color: black; font-family: "Times New Roman","serif"; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-fareast-language: PT-BR;">________. <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Lei nº 10.558, de 13 de novembro de 2002</strong>:<span style="mso-spacerun: yes;"> </span>Cria o Programa Diversidade na Universidade, e dá outras providências. </span><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman","serif"; mso-fareast-language: PT-BR;">Brasília, 2002.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; text-indent: 0cm;"><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman","serif"; mso-fareast-language: PT-BR;"> </span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; text-indent: 0cm;"><span style="font-size: 12pt; color: black; font-family: "Times New Roman","serif"; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-fareast-language: PT-BR;">________. </span><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman","serif"; mso-fareast-language: PT-BR;">Decreto nº 4.876, de 12 de novembro de 2003</span></strong><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman","serif"; mso-fareast-language: PT-BR;">: Dispõe sobre a análise, seleção e aprovação dos Projetos Inovadores de Cursos, financiamento e transferência de recursos, e concessão de bolsas de manutenção e de prêmios de que trata a Lei nº 10.558, de 13 de<span style="mso-spacerun: yes;"> </span>novembro de 2002, que instituiu o Programa Diversidade na Universidade</span><span style="font-size: 12pt; color: black; font-family: "Times New Roman","serif"; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-fareast-language: PT-BR;">. </span><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman","serif"; mso-fareast-language: PT-BR;">Brasília, 2003.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; text-indent: 0cm;"><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman","serif"; mso-fareast-language: PT-BR;"> </span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; text-indent: 0cm;"><span style="font-size: 12pt; color: black; font-family: "Times New Roman","serif"; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-fareast-language: PT-BR;">________. </span><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman","serif";">Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007</span></strong><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman","serif";">: Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI.</span><span style="font-size: 12pt; color: black; font-family: "Times New Roman","serif"; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-fareast-language: PT-BR;"> </span><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman","serif"; mso-fareast-language: PT-BR;">Brasília, 2007.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; text-indent: 0cm;"><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman","serif"; mso-fareast-language: PT-BR;"> </span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; text-indent: 0cm;"><span style="font-size: 12pt; color: black; font-family: "Times New Roman","serif"; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-fareast-language: PT-BR;">________. </span><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman","serif";">Lei no 10.845, de 5 de março de 2004</span></strong><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman","serif";">: Institui o Programa de Complementação ao Atendimento Educacional Especializado às Pessoas Portadoras de Deficiência, e dá outras providências. </span><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman","serif"; mso-fareast-language: PT-BR;">Brasília, 2004.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; text-indent: 0cm;"><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman","serif"; mso-fareast-language: PT-BR;"> </span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; text-indent: 0cm; mso-layout-grid-align: none;"><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman","serif";">______. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Especial. <strong>Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva</strong>. Brasília: MEC/SEESP, 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf>. Acesso em: 3,<span style="mso-spacerun: yes;"> </span>mai. 2011.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; text-indent: 0cm; mso-layout-grid-align: none;"><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman","serif";"> </span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; text-indent: 0cm;"><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman","serif";">______. Decreto nº 6.949,<span style="mso-spacerun: yes;"> </span>de 25 de agosto de 2009. <strong>Diário Oficial da União</strong>, Brasília, 26 de ago. 2009. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm>. Acesso em: 3,<span style="mso-spacerun: yes;"> </span>mai. 2011.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; text-indent: 0cm;"><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman","serif";"> </span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; text-indent: 0cm;"><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman","serif";">______. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 3, de<span style="mso-spacerun: yes;"> </span>2 de outubro de 2009.<strong> Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial</strong>. Brasília: MEC/CNE/CEB, 2009. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf>. </span><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman","serif"; mso-ansi-language: EN-US;" lang="EN-US">Acesso em: 3,<span style="mso-spacerun: yes;"> </span>mai. 2011.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; text-indent: 0cm; mso-layout-grid-align: none;"><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman","serif"; mso-ansi-language: EN-US;" lang="EN-US"> </span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; text-indent: 0cm; mso-layout-grid-align: none;"><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman","serif"; mso-ansi-language: EN-US;" lang="EN-US">HEGARTY, S. <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><em style="mso-bidi-font-style: normal;">Educating children and young people with disabilities</em></strong>. </span><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman","serif";">Paris: UNESCO, 1994.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; text-indent: 0cm; mso-layout-grid-align: none;"><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman","serif";"> </span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; text-indent: 0cm; mso-layout-grid-align: none;"><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman","serif";">LAKATOS, Eva M.; MARCONI, Marina de A.. <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Metodologia Científica</strong>. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2011</span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; text-indent: 0cm; mso-layout-grid-align: none;"><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman","serif";"> </span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; text-indent: 0cm;"><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman","serif"; mso-fareast-language: PT-BR;">MIRANDA, Arelete Aparecida Bertoldo. Alguns marcos históricos da educação especial. In:____. <strong>A prática pedagógica do professor de alunos com deficiência mental</strong>. </span><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman","serif"; mso-ansi-language: EN-US; mso-fareast-language: PT-BR;" lang="EN-US">Tese de Doutorado.<span style="mso-spacerun: yes;"> </span>UNIMEP, 2003.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; text-indent: 0cm; mso-layout-grid-align: none;"><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman","serif"; mso-ansi-language: EN-US;" lang="EN-US"> </span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; text-indent: 0cm; mso-layout-grid-align: none;"><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman","serif"; mso-ansi-language: EN-US;" lang="EN-US">Putman, J.. The Movement Towards Teaching and Learning in Inclusive Schools. 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São Paulo: Avercamp, 2006.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; text-indent: 0cm; text-align: justify;"><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman","serif";"> </span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; text-indent: 0cm; text-align: justify;"><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman","serif";">SIGOLO, Ana R. L.; GUERREIRO, Elaine M. B. R.; CRUZ, Rosangela A. S. da. Políticas educacionais para a educação especial no Brasil: uma breve contextualização histórica.<span style="mso-spacerun: yes;"> </span>Revista <strong>Práxis Educativa</strong>, Ponta Grossa, v.5, n.2, p. 173-194, jul./dez. 2010. Disponível em <</span><a href="http://www.periodicos.uepg.br/"><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman","serif";">http://www.periodicos.uepg.br</span></a><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman","serif";">>; Acesso em: 3 mai. 2011.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; text-indent: 0cm; text-align: justify;"><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman","serif";"> </span></p><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman","serif"; mso-fareast-font-family: Calibri; mso-ansi-language: PT-BR; mso-fareast-language: EN-US; mso-bidi-language: AR-SA;">VITALINO, Célia Regina. Análise da necessidade de preparação pedagógica de <span style="mso-spacerun: yes;"> </span>professores de cursos de licenciatura para inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais.<strong> Rev. bras. educ. espec.</strong>, Marília, v. 13, n. 3, Dec. 2007 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382007000300007&lng=en&nrm=iso>.<span style="mso-spacerun: yes;"> </span>Acesso em: 16 ago. 2011. </span>
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Publicado
2012-05-25
Como Citar
CARMO, C. R. S.; MIRANDA, G. J.; BIFI, C. R.; CARMO, R. de O. S. INCLUSÃO SOCIAL: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE POLÍTICAS E PRÁTICAS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 24–35, 2012. DOI: 10.31496/rpd.v11i24.397. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/397. Acesso em: 22 dez. 2024.
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