PRÁTICAS CULTURAIS DA LEITURA E FORMACAO DE PROFESSOR NOS MEMORIAIS DE FORMACAO.
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v13i27.469Resumo
Este artigo é resultado de uma pesquisa que procura focalizar a relação da leitura e da formação de professores. A preocupação com a temática (leitura e formação) tem sido um dos focos de estudo do Grupo de Estudos Memórias de Professores, Identidade e Cultura-GEMFIC, vinculado ao Núcleo de Estudos Interdisciplinares-NEI. O objetivo deste texto é o de conhecer que relação os alunos/professores em formação estabelecem com as práticas culturais de leitura enquanto leitor e as implicações dessa prática para sua formação. Os dados apresentados foram obtidos por meio do conteúdo dos memoriais registrados neste trabalho em forma de narrativas memoristicas. Trata de uma pesquisa qualitativa com a contribuição do método de Análise de Conteúdo, para fundamentar os achados. Foram analisadas três narrativas memoristicas e dentre outras categorias concentramos na importância do sujeito-leitor e as contribuições dessa leitura na vida profissional. O estudo permitiu a reflexão sobre a formação dos professores enquanto sujeitos-leitores em constituição de uma prática pedagógica baseada numa reestruturação e compreensão de si mesmoReferências
<p style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: Times New Roman;"><span style="font-size: small;">ABRAHAO,M. H. M. B.Memoriais-um dispositivo autobiográfico voltado à formação, como fonte de investigação pessoal e social.Prefácio.In:<span style="mso-bidi-font-style: italic;">PASSEGGI,M.da C.&BARBOSA, T. M. N.B. (orgs).<strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Memórias , memoriais:pesquisa e formação docente</strong>.São Paulo:Paulus, 2008.p.9-13.</span></span></span></p><p style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: Times New Roman;"><span style="font-size: small;">ANDRÉ, M. E. D. <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Pesquisa em educação: buscando rigor e qualidade</strong>. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, nº 113, jul. 2003, 51-64.<strong></strong></span></span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; mso-layout-grid-align: none;"><span style="color: black;"><span style="font-family: Times New Roman;"><span style="font-size: small;">BAGNO, M<strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">. Preconceito Lingüístico.</strong> O que é, como se faz.São Paulo: edições Loyola, 2006.</span></span></span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; mso-layout-grid-align: none;"><span style="font-family: Times New Roman;"><span style="font-size: small;"><span style="color: black;">BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Parâmetros Curriculares Nacionais</strong>. Ensino Médio. Brasília, MEC, SEMTEC, 2002.<br /></span>BARDIN, L. <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="mso-bidi-font-style: italic;">Análise de Conteúdo</span></strong>. Lisboa: Edições 70, 2009.<span style="color: #333333; mso-ansi-language: PT;" lang="PT"> </span></span></span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; mso-layout-grid-align: none;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">CERTEAU, M. de.<strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="mso-bidi-font-style: italic;">A Invenção do Cotidiano</span>:</strong> artes de fazer.Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.Vol.01.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; mso-layout-grid-align: none;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">CHARTIER, R <strong>A história cultural: </strong>entre práticas e representações. Lisboa,</span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; mso-layout-grid-align: none;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">Portugal: Difel, 1990.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; mso-layout-grid-align: none;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">CHARTIER, A.-M.; HÉBRARD, J. <span style="mso-bidi-font-weight: bold;">Discursos sobre a leitura – 1880-1980.</span>São Paulo: Ática, 1995</span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; mso-layout-grid-align: none;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">CHARTIER, Roger. <span style="mso-bidi-font-style: italic;">A aventura do livro</span>: do leitor ao navegador. Trad. Reginaldo de Moraes.São Paulo: Editora UNESP/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 1999.</span></p><p style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">CHARTIER, R .<strong>Cultura escrita, literatura e história</strong><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">.</strong> Porto Alegre: ARTMED, 2001.</span></p><p style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">CORDEIRO,V.M.R.Com quantas historias se faz um leitor?In:SOUZA,E.C.e MIGNOT,A,C.V.(orgs).<strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Historias de vida e formação de professores</strong>.Rio de Janeiro:Quartet:FAPERJ,2008.p197-211.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; mso-layout-grid-align: none;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">GATTI, B. <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Estudos quantitativos em educação<span style="font-weight: normal;">. <span style="mso-bidi-font-style: italic;">Educação</span></span><span style="font-weight: normal; mso-bidi-font-style: italic;"> e Pesquisa, </span></strong>v.30, n.1, jan./abr. 2004, p.11-30.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; mso-layout-grid-align: none;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">GUEDES-PINTO, A. L. <strong>Rememorando trajetórias da professora alfabetizadora</strong>: a leitura como prática constitutiva de sua identidade e formação profissional. Campinas: Mercado de Letras; São Paulo: Fapesp, 2002.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; mso-layout-grid-align: none;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">______. <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Percursos de letramento em narrativas de professores</strong>: subsídios para a reflexão sobre a formação inicial. <strong>Horizontes</strong>.Bragança Paulista:Edusp,jul/dez, v. 24, n. 2, 2006.</span></p><p class="bibliografia" style="text-align: left; text-indent: 0cm; margin: 0cm 0cm 0pt; mso-outline-level: 1;" align="left"><span style="mso-bidi-font-size: 12.0pt;"><span style="font-family: Times New Roman;"><span style="font-size: small;">JOSSO, M-C .<strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Experiência de vida e formação</strong>. São Paulo: Cortez, 2004.</span></span></span></p><p class="bibliografia" style="text-align: left; text-indent: 0cm; margin: 0cm 0cm 0pt; mso-outline-level: 1;" align="left"><span style="font-family: Times New Roman;"><span style="font-size: small;">KRAMER, S. & JOBIM e SOUZA, S. (Org.). <span style="mso-bidi-font-style: italic;">Histórias de professores: leitura, escrita e</span> <span style="mso-bidi-font-style: italic;">pesquisa</span>. São Paulo: Ática, 1996<span style="mso-bidi-font-size: 12.0pt;"></span></span></span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; mso-layout-grid-align: none;"><span style="font-family: Times New Roman;"><span style="font-size: small;">LUDKE, M. <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Como anda o debate sobre metodologias quantitativas e qualitativas na pesquisa em Educação<span style="font-weight: normal;">. Cadernos</span><span style="font-weight: normal;"> de Pesquisa. São Paulo, nº 64, fev. 1988, 61-64.</span></strong></span></span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; mso-layout-grid-align: none;"><span style="font-family: Times New Roman;"><span style="font-size: small;"><span style="color: #333333; mso-ansi-language: PT;" lang="PT">NEVES, M. H. de M.</span><span lang="PT"> </span><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="mso-bidi-font-style: italic;">Que gramática estudar na escola</span>?</strong> Norma<span style="mso-spacerun: yes;"> </span>e<span style="mso-spacerun: yes;"> </span>uso<span style="mso-spacerun: yes;"> </span>na<span style="mso-spacerun: yes;"> </span>língua <span style="color: #333333; mso-ansi-language: PT;" lang="PT"></span></span></span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; mso-layout-grid-align: none;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">portuguesa. São<span style="mso-spacerun: yes;"> </span>Paulo : Contexto,2003.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; mso-layout-grid-align: none;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">NÓVOA, A. (Org). <strong>Os professores e sua formação. </strong>Lisboa: Dom Quixote, 1992</span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; mso-layout-grid-align: none;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">___________. <strong>Vida de Professores</strong>. Porto, Portugal: Porto Editora, 2000.</span></p><p class="MsoEndnoteText" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: "Times New Roman";"><span style="font-size: small;">PASSEGGI, M.da C,e BARBOSA,T.M.N.(orgs).<strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Memórias,memoriais</strong>:</span></span></p><p class="MsoEndnoteText" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: "Times New Roman";"><span style="font-size: small;">:pesquisa e formação docente.Natal,RN:EDURFN,São Paulo:Paulus,2008.</span></span></p><p class="MsoEndnoteText" style="margin: 0cm -17.1pt 0pt 0cm;"><span style="font-family: "Times New Roman";"><span style="font-size: small;">PASSEGGI,M.da C.Memoriais auto-bio-gráficos:a arte profissional de tecer uma figura publica de si.In:PASSEGGI, M.da C, e BARBOSA,T.M.N.(orgs).<strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Memórias,memoriais:</strong></span></span></p><p class="MsoEndnoteText" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-size: small;"><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="font-family: "Times New Roman";">:pesquisa e formação docente.</span></strong><span style="font-family: "Times New Roman";">Natal,RN:EDURFN,São Paulo:Paulus,2008.p.27-42.</span></span></p><p class="MsoEndnoteText" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: "Times New Roman";"><span style="font-size: small;">PASSEGGI,L.Metodologias para a análise e interpretação de fontes autobiográficas:uma análise semântica.In: PASSEGGI, M.da C.,BARBOSA T.M.N.(orgs):<strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Memórias,memoriais:pesquisa e formação docente</strong>.Natal,RN:</span></span></p><p class="MsoEndnoteText" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: "Times New Roman";"><span style="font-size: small;">EDURFN,São Paulo:Paulus,2008.p.62-91.</span></span></p><p class="MsoEndnoteText" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: "Times New Roman";"><span style="font-size: small;">PASSEGGI, M.da C.Memoriais:injunção institucional e sedução autobiográfica.In: PASSEGGI, M.da C,SOUZA,E.C.de<strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">.(Auto)Biografia:formação,territórios e saberes</strong>.</span></span></p><p class="MsoEndnoteText" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: "Times New Roman";"><span style="font-size: small;">Natal,RN:EDURFN,São Paulo:Paulus,2008.p.103-131..</span></span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; mso-layout-grid-align: none;"><span style="color: black;"><span style="font-family: Times New Roman;"><span style="font-size: small;">PRADO, G. & SOLIGO, R. Memorial de formação: quando as memórias narram a</span></span></span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; mso-layout-grid-align: none;"><span style="color: black;"><span style="font-family: Times New Roman;"><span style="font-size: small;">história da formação. In: PRADO, G.& SOLIGO, R. (Org.) <span style="mso-bidi-font-style: italic;">Porque <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">escrever é fazer história</strong></span><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">:</strong> revelações, subversões, superações. Campinas, SP: Graf, 2005.</span></span></span></p><p style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: Times New Roman;"><span style="font-size: small;"><span style="color: black;">.</span>SOUZA, E. C. (Org.). <span style="mso-bidi-font-style: italic;">Autobiografias, histórias de vida e formação: pesquisa e ensino. </span>Porto Alegre: EDPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2006.<span style="color: black;"></span></span></span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; mso-layout-grid-align: none;"><span style="font-family: Times New Roman;"><span style="font-size: small;">SOUZA, E. C<strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">.(Auto) Biografia<span style="mso-bidi-font-weight: bold;">,identidade alteridade</span></strong><span style="mso-bidi-font-weight: bold;">:modos de narração ,escritas de si e práticas de formação na pós-graduaçãoIn:Revista Fórum Identidades</span> .Ano 2, Volume 4 – p. 37-50 – jul-dez de 2008.<span style="mso-bidi-font-weight: bold;"> </span></span></span></p><p class="MsoEndnoteText" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: "Times New Roman";"><span style="font-size: small;">SOUZA,E.C.de.Memoriais autobiográficos,profissionalização docente e identidade:historias de vida e formação na pós-graduação.In: PASSEGGI, M.da C.,BARBOSA T.M.N.(orgs):<strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Memórias,memoriais:pesquisa e formação docente</strong>.Natal,RN:EDURFN,São Paulo:Paulus,2008.p.110-133.</span></span></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; mso-layout-grid-align: none;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">SHON, D.A. Formar professores como profissionais reflexivos. In:Nóvoa, A. (Coord<strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">.). <span style="mso-bidi-font-style: italic;">Os professores e a sua formação.</span></strong>Lisboa: Dom Quixote.1997.p.77-91.</span></p>
Downloads
Publicado
2013-06-06
Como Citar
TENO, A. C. PRÁTICAS CULTURAIS DA LEITURA E FORMACAO DE PROFESSOR NOS MEMORIAIS DE FORMACAO. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 29–44, 2013. DOI: 10.31496/rpd.v13i27.469. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/469. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.