PRÁTICAS CULTURAIS DA LEITURA E FORMACAO DE PROFESSOR NOS MEMORIAIS DE FORMACAO.

Autores

  • Araujo Castilho Teno Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v13i27.469

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa que procura focalizar a relação da leitura e da formação de professores. A preocupação com a temática (leitura e formação)  tem sido um dos focos de estudo do Grupo de Estudos Memórias de Professores, Identidade e Cultura-GEMFIC, vinculado ao Núcleo de Estudos Interdisciplinares-NEI. O objetivo deste texto é o de conhecer que relação os alunos/professores em formação estabelecem com as práticas culturais de leitura enquanto leitor e as implicações dessa prática para sua formação. Os dados apresentados foram obtidos por meio do conteúdo dos memoriais registrados neste trabalho em forma de narrativas memoristicas. Trata de uma pesquisa qualitativa com a contribuição do método de Análise de Conteúdo, para fundamentar os achados. Foram analisadas três narrativas memoristicas e dentre outras categorias concentramos na importância do sujeito-leitor e as contribuições dessa leitura na vida profissional. O estudo permitiu a reflexão sobre a formação dos professores enquanto sujeitos-leitores em constituição de uma prática pedagógica baseada numa reestruturação e compreensão de si mesmo

Biografia do Autor

Araujo Castilho Teno, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Neide Araújo Castilho Teno, docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, graduada em Letras Português e Inglês (Licenciatura Plena) e  em Pedagogia. Mestre em Linguística e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul  Atua nas áreas de pesquisa- Linguística e Educação, com temas envolvendo estudos relacionados à Linguística (lexico, regionalismo e arcaísmos).Desenvolve pesquisas   na área de Educação nos seguintes temas: formação de professores, abordagens autobiográficas, narrativas/ memoriais de formação de professores.  Em-Mail-cteno@uol.com.br

Referências

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Publicado

2013-06-06

Como Citar

TENO, A. C. PRÁTICAS CULTURAIS DA LEITURA E FORMACAO DE PROFESSOR NOS MEMORIAIS DE FORMACAO. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 29–44, 2013. DOI: 10.31496/rpd.v13i27.469. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/469. Acesso em: 22 dez. 2024.