MODOS DE LER E AÇÕES DE LEITURA

Autores

  • Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto UNESP
  • Silvana Paulina de Souza UNESP

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v13i27.598

Resumo

Este artigo é resultado de reflexões iniciais realizadas durante a pesquisa sobre modos de ler e ações de leitura, para a obtenção do título de Doutorado do PPG em Educação da UNESP – Marília. O trabalho visa repensar a prática, tendo a realidade construída historicamente como referência, criando um movimento dialético e constante de construção e superação da mesma. Nesta perspectiva, abordamos possíveis práticas que possam valorizar o conhecimento prévio do aluno e a partir dele, propor modos de ação que conduzam ao desenvolvimento do sujeito por meio dos processos de ensino e aprendizagem de leitura na escola. A partir do estudo de ações que se convencionaram como práticas de leitura, o estudo propõe o trabalho com as Estratégias de Leitura para promover o desenvolvimento do indivíduo. Dentre os diferentes resultados que tem se anunciado na pesquisa, destacamos a necessidade da mediação consciente do professor no ato de ensinar a ler e a participação consciente do aluno no processo. Os resultados parciais dão indícios de confirmação da hipótese de que: ações intencionais são propulsoras de aprendizagens da criança em Atividade em sala de aula, considerando suas vivências e as escolhas do professor como mediador no processo. Alunos de terceiro ano do ensino fundamental são os sujeitos desta pesquisa, teórica e prática. A pesquisadora é a mediadora e propositora das ações com fundamentação na pesquisa microgenética.

Downloads

Publicado

2013-06-06

Como Citar

GUIZELIM SIMÕES GIROTTO, C. G.; DE SOUZA, S. P. MODOS DE LER E AÇÕES DE LEITURA. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 57–70, 2013. DOI: 10.31496/rpd.v13i27.598. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/598. Acesso em: 21 nov. 2024.