O PROFESSOR COMPETENTE DA PRÁTICA À TEORIA

Autores

  • Cristina Beatriz Paranhos Silva UNIUBE
  • Eulália Henriques Maimon UNIUBE
  • Maria de Lourdes Ribeiro UNIUBE
  • Maria Soledade Gomes Borges UNIUBE
  • Regina Clare Monteiro UNIUBE

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v3i7.63

Resumo

Neste artigo se discute a educação como um mecanismo de desenvolvimento por meio da formação de um sujeito crítico e criativo, que promova ações de cidadania no contexto sócio-histórico, ou seja, um sujeito "competente" dentro de um mundo globalizado. Só a formação acadêmica não é mais pressuposto para ingresso, permanência ou ascensão ao mundo do trabalho, dentro dos moldes atuais de empregabilidade do mundo do trabalho. Por isso, faz-se necessário um estudo mais aprofundado e amplo do assunto. Buscando resposta para a pergunta existe um "modelo" de professor competente tentou-se estabelecer um perfil para este professor. Após a coleta dos dados, obtida por meio de observação e entrevista de 25 professores de vários níveis de atuação e ensino, foi feito um mapeamento de dois conjuntos de características desses sujeitos: pessoais e metodológicas, que foram consideradas reveladoras de competência profissional do professor, uma vez que este foi indicado por ser assim considerado como tal por seus pares. Nesse contexto, a formação inicial e continuada de professores é crucial. A importância desse processo de formação continuada torna-se mais ampla, na medida em que é essencial não só solidificar a concepção e a necessidade de formação de competências, mas também ampliar a discussão, visando uma reflexão sobre a necessidade de uma efetiva reforma nas políticas educacionais, para que as relações entre educação e trabalho criem ambiente propício para o desenvolvimento docente.

Biografia do Autor

Cristina Beatriz Paranhos Silva, UNIUBE

Mestranda do Programa de Mestrado em Educação – UNIUBE.

Eulália Henriques Maimon, UNIUBE

Doutora em Psicologia Escolar e docente do Programa de Mestrado em Educação –UNIUBE.

Downloads

Como Citar

SILVA, C. B. P.; MAIMON, E. H.; RIBEIRO, M. de L.; BORGES, M. S. G.; MONTEIRO, R. C. O PROFESSOR COMPETENTE DA PRÁTICA À TEORIA. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 3, n. 7, 2010. DOI: 10.31496/rpd.v3i7.63. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/63. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)