O PROFESSOR COMPETENTE DA PRÁTICA À TEORIA
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v3i7.63Resumen
Neste artigo se discute a educação como um mecanismo de desenvolvimento por meio da formação de um sujeito crítico e criativo, que promova ações de cidadania no contexto sócio-histórico, ou seja, um sujeito "competente" dentro de um mundo globalizado. Só a formação acadêmica não é mais pressuposto para ingresso, permanência ou ascensão ao mundo do trabalho, dentro dos moldes atuais de empregabilidade do mundo do trabalho. Por isso, faz-se necessário um estudo mais aprofundado e amplo do assunto. Buscando resposta para a pergunta existe um "modelo" de professor competente tentou-se estabelecer um perfil para este professor. Após a coleta dos dados, obtida por meio de observação e entrevista de 25 professores de vários níveis de atuação e ensino, foi feito um mapeamento de dois conjuntos de características desses sujeitos: pessoais e metodológicas, que foram consideradas reveladoras de competência profissional do professor, uma vez que este foi indicado por ser assim considerado como tal por seus pares. Nesse contexto, a formação inicial e continuada de professores é crucial. A importância desse processo de formação continuada torna-se mais ampla, na medida em que é essencial não só solidificar a concepção e a necessidade de formação de competências, mas também ampliar a discussão, visando uma reflexão sobre a necessidade de uma efetiva reforma nas políticas educacionais, para que as relações entre educação e trabalho criem ambiente propício para o desenvolvimento docente.Descargas
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Cómo citar
SILVA, Cristina Beatriz Paranhos; MAIMON, Eulália Henriques; RIBEIRO, Maria de Lourdes; BORGES, Maria Soledade Gomes; MONTEIRO, Regina Clare. O PROFESSOR COMPETENTE DA PRÁTICA À TEORIA. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 3, n. 7, 2010. DOI: 10.31496/rpd.v3i7.63. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/63. Acesso em: 25 may. 2025.
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