O BRINCAR COMO POSSIBILIDADE DO PROFESSOR CONHECER OS PROCESSOS DE APRENDER E PENSAR DOS ALUNOS QUE ENFRENTAM OBSTÁCULOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Ana Tereza Ramos de Jesus Ferreira Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e Observatório da Educação/ Faculdade de Educação/ Universidade de Brasília
  • Maria Carmen Villela Rosa Tacca Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v14i31.880

Resumo

Ao olhar para a relação professor-aluno, procuramos por ferramentas que permitam estreitar esta relação.  Analisamos como o brincar permite ao professor e ao aluno entrarem em diálogo possibilitando ao professor conhecer de maneira mais profunda os processos de aprender e pensar de seus alunos, em particular, daqueles com obstáculos no processo de aprendizagem, utilizando isso na sua intervenção pedagógica. O estudo teve delineamento qualitativo no sentido de compreender e explicar o fenômeno ao longo de seu processo. Os resultados indicaram que o professor por meio do brincar pode se comunicar com o aluno para compreender melhor seu processo de aprendizagem e que durante a brincadeira a criança modifica seu comportamento, assumindo o polo ativo.

Biografia do Autor

Ana Tereza Ramos de Jesus Ferreira, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e Observatório da Educação/ Faculdade de Educação/ Universidade de Brasília

Pedagoga. Mestra em educação pela Universidade de Brasília. Participante do projeto de Pesquisa: Concepções sobre a alfabetização e letramento: uma pesquisa exploratória e  interventiva a partir das avaliações – Observatório de Educação – Capes. , professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. E-mail:anaramosferreira75@gmail.com

Maria Carmen Villela Rosa Tacca, Universidade de Brasília

Pedagoga, com Mestrado em Educação na subárea de Psicologia Educacional e Doutorado em Psicologia  IP/UnB. É professora Associada da Universidade de Brasília - Faculdade de Educação. Os seus estudos e pesquisas estão na interface da Educação e da Psicologia. Na abordagem histórico-cultural, enfocando a aprendizagem, a comunicação educativa e as relações sociais na escola – contato: mctacca@yahoo.com.br.

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Publicado

2015-08-26

Como Citar

FERREIRA, A. T. R. de J.; TACCA, M. C. V. R. O BRINCAR COMO POSSIBILIDADE DO PROFESSOR CONHECER OS PROCESSOS DE APRENDER E PENSAR DOS ALUNOS QUE ENFRENTAM OBSTÁCULOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 14, n. 31, 2015. DOI: 10.31496/rpd.v14i31.880. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/880. Acesso em: 21 nov. 2024.

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