APLICAÇÕES PRÁTICAS COM SCILAB - UMA ABORDAGEM DIDÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v17i36.979Resumo
Este artigo focaliza a ferramenta computacional SciLab - iniciais para Scientific Laboratory - dentro de uma perspectiva prática e com uma abordagem didática em dois exemplos: cálculo de integrais definidas e resolução de sistema de equações lineares. Estes dois exemplos mostram que esta ferramenta não é apenas uma grande calculadora, mas uma alternativa poderosa para soluções baseadas em resultados numéricos nas tomadas de decisão. O objetivo geral deste trabalho é o de apresentar aos estudantes e profissionais das áreas de ciências e engenharias uma ferramenta computacional alternativa, prática e barata, para pesquisas e aplicações em cálculos numéricos, onde requer respostas rápidas baseadas em resultados numéricos. Embora os exemplos apresentados sejam simples, eles mostram, na prática, o poder desta ferramenta de cálculo numérico quando são necessários resultados mais precisos para uso na tecnologia, nas ciências exatas e na administração de negócios para tomadas de decisão.Referências
ALMEIDA, Adriano Batista de et al. Módulo de Villasana-Garver-Salon para Algoritmo de Otimização. In: ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2005, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: UNIOESTE, 2005.
FLEMMING, Diva Marilia; GONÇALVES, Miriam Buss. Cálculo A: Limite, Derivação, Integração. Florianópolis: Pearson, 2012.
KOLMAN Bernard; HILL David R. Introdução à Álgebra Linear com aplicações. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006.
LEITE, Mário. SciLab: Uma abordagem Prática e Didática. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2015.
SANTOS, Carlos Alberto Marcondes; GENTIL, Nelson; GRECO, Sérgio Emílio. Matemática: volume único. São Paulo: Ática, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.