APLICAÇÕES PRÁTICAS COM SCILAB - UMA ABORDAGEM DIDÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v17i36.979Abstract
Este artigo focaliza a ferramenta computacional SciLab - iniciais para Scientific Laboratory - dentro de uma perspectiva prática e com uma abordagem didática em dois exemplos: cálculo de integrais definidas e resolução de sistema de equações lineares. Estes dois exemplos mostram que esta ferramenta não é apenas uma grande calculadora, mas uma alternativa poderosa para soluções baseadas em resultados numéricos nas tomadas de decisão. O objetivo geral deste trabalho é o de apresentar aos estudantes e profissionais das áreas de ciências e engenharias uma ferramenta computacional alternativa, prática e barata, para pesquisas e aplicações em cálculos numéricos, onde requer respostas rápidas baseadas em resultados numéricos. Embora os exemplos apresentados sejam simples, eles mostram, na prática, o poder desta ferramenta de cálculo numérico quando são necessários resultados mais precisos para uso na tecnologia, nas ciências exatas e na administração de negócios para tomadas de decisão.
Downloads
References
ALMEIDA, Adriano Batista de et al. Módulo de Villasana-Garver-Salon para Algoritmo de Otimização. In: ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2005, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: UNIOESTE, 2005.
FLEMMING, Diva Marilia; GONÇALVES, Miriam Buss. Cálculo A: Limite, Derivação, Integração. Florianópolis: Pearson, 2012.
KOLMAN Bernard; HILL David R. Introdução à Álgebra Linear com aplicações. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006.
LEITE, Mário. SciLab: Uma abordagem Prática e Didática. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2015.
SANTOS, Carlos Alberto Marcondes; GENTIL, Nelson; GRECO, Sérgio Emílio. Matemática: volume único. São Paulo: Ática, 2000.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Submitted texts approved by the Editorial Board of Revista Profissão Docente will be published, and their authors may use them for future publications, provided that the original edition is properly cited (title, Revista Profissão Docente, volume, issue, year of publication, and page numbers of the referenced text). All articles published in this journal are the sole responsibility of their authors. Revista Profissão Docente and Universidade de Uberaba assume no legal responsibility for their content.