ENSINO SUPERIOR E REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: OS IMPACTOS NO TRABALHO DO PROFESSOR
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v15i33.1008Abstract
RESUMO: Neste artigo, apresentamos uma discussão referente ao trabalho docente no ensino superior, buscando compreender suas transformações e as características que assume frente ao amplo processo de reestruturação produtiva que produziu impactos, políticos e ideológicos, na concepção de universidade, formação e ensino superior. Nosso marco histórico de análise está relacionado ao desenvolvimento do processo de acumulação flexível, instituído na dinâmica da produção capitalista a partir da década de 1980. Analisamos que os princípios instituídos por esta nova organização da produção se associaram ao desenvolvimento da ideologia neoliberal, produzindo repercussões no mundo do trabalho. Ressaltamos que o conhecimento e a universidade se destacam neste tempo histórico, especialmente porque tornam-se força para geração de lucro. E, ao tratar sobre o professor universitário inserido neste contexto, analisamos o seu trabalho, chamando a atenção para a sua condição de proletarização, precarização e adequação aos interesses de mercado.
Palavras-chave: Trabalho docente; Universidade; Reestruturação produtiva.
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