SERTÃO, IMAGEM E MOVIMENTO: UM ESTUDO DE PRÁTICAS ESCOLARES INSPIRADAS EM CINEBIOGRAFIAS SERTANEJAS
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v17i37.1114Abstract
Visualidades exercem fortes influências sobre as formas como sujeitos se veem e são vistos, constituindo-se como produções socioculturais, carregadas de intencionalidades discursivas e ideológicas. Nesta pesquisa, realizada entre os anos de 2014 e 2016, buscamos compreender como práticas escolares que promovam reflexões críticas e analíticas em torno de representações contidas em cinebiografias de personalidades sertanejas, lançadas nos últimos 15 anos, podem contribuir para a compreensão das sertanidades em suas complexidades e suas transformações. Desse estudo depreendemos que: os artefatos visuais em análise, ainda, são marcados por olhares superficiais e reducionistas no que tange às identidades sertanejas; A formação para o trabalho pedagógico com imagens, na perspectiva da cultura visual, potencializa práticas docentes contextualizadas, contribuindo para a formação de sujeitos críticos.
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LULA, O FILHO DO BRASIL. Direção e Produção: Fábio Barreto e Marcelo Santiago. Autora: Denise Paraná. Brasil, 2010. 1DVD, (130min), son, color.
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