SERTÃO, IMAGEM E MOVIMENTO: UM ESTUDO DE PRÁTICAS ESCOLARES INSPIRADAS EM CINEBIOGRAFIAS SERTANEJAS

Authors

  • Edilene Alcântara Ribeiro Rios Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Antenor Rita Gomes Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v17i37.1114

Abstract

Visualidades exercem fortes influências sobre as formas como sujeitos se veem e são vistos, constituindo-se como produções socioculturais, carregadas de intencionalidades discursivas e ideológicas. Nesta pesquisa, realizada entre os anos de 2014 e 2016, buscamos compreender como práticas escolares que promovam reflexões críticas e analíticas em torno de representações contidas em cinebiografias de personalidades sertanejas, lançadas nos últimos 15 anos, podem contribuir para a compreensão das sertanidades em suas complexidades e suas transformações. Desse estudo depreendemos que: os artefatos visuais em análise, ainda, são marcados por olhares superficiais e reducionistas no que tange às identidades sertanejas; A formação para o trabalho pedagógico com imagens, na perspectiva da cultura visual, potencializa práticas docentes contextualizadas, contribuindo para a formação de sujeitos críticos.

Author Biographies

Edilene Alcântara Ribeiro Rios, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Profª da Educação Básica – Secretaria da Educação do Estado da Bahia; Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia. Membro dos Grupos de Pesquisa: Cultura Visual, Educação e Linguagem (Cult-Vi) e Diversidade, Educação Básica e Discursos (DIFEBA) E-mail: edlenearibeiro@hotmail.com

Antenor Rita Gomes, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Prof. Titular da Universidade do Estado da Bahia; Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Líder do Grupo de Pesquisa em Cultura Visual, Educação e Linguagem (Cult-Vi)  E-mail: argomes@uneb.br

References

ALBUQUERQUE JR, Durval Muniz de. A invenção do Nordeste e outras Artes. 5ed. São Paulo: Cortez, 2011.

ALVES, R. Educação dos sentidos e mais... São Paulo: Verus Editora, 2014.

BENTES, I. Sertões e favelas no cinema brasileiro contemporâneo: estética e cosmética da fome. ALCEU. Revista do Departamento de Comunicação da PUC, Rio de Janeiro, v.8, n.15 - p. 242 a 255, jul./dez. 2007.

BULTEAU, V. Para Uma Antropologia do Sertão: ecologia e sociologia do cotidiano. São Paulo: Polo Books, 2016.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

GOMES, A. R. Falando em imagens! O processo de produção de sentido sócio pedagógico no uso do texto imagético-verbal em atividades do ensino da língua portuguesa. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2004. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/11838/1/Tese_%20Antenor%20Gomes1.pdf - acesso em 04/05/2014.

______. Ver e aprender: proposições pedagógicas sobre educação e cultura

visual. Salvador: Eduneb, 2012.

HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Trad. RODRIGUES, J. H. Porto Alegre: Artmed, 2000.

______. Catadores da Cultura Visual: uma proposta para uma nova narrativa educacional. Trad. DUARTE, A. Porto Alegre: Mediação, 2007.

IBIAPINA, I. M. L. de M.; NUNES, M. A. A. Uma pesquisa colaborativa de práticas pedagógicas direcionadas a adolescentes privados de liberdade. ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, VI., 2010. Teresina, UFPI, 2010. Disponível em: http://leg.ufpi.br/ppged/index/pagina/id/4058 - Acesso em: 05 de maio de 2015.

MARTINS, R. Imagem, identidade e escola. TV Escola/ Salto Para o Futuro: Rio de Janeiro, 2011.

MARTINS, R., TOURINHO, I. (Orgs.). Cultura visual e infância: quando as imagens invadem a escola. Santa Maria: Editora da UFSM, 2010.

PIRES, M da C; SILVA, S. L. P. Memórias e identidades entrelaçadas pela cultura. Domínios da Imagem, Londrina, v. 8, n. 15, p. 139-158, jun./dez. 2014. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/dominiosdaimagem/article/viewFile/20636/pdf_16. Acesso em: 11 de janeiro de 2016.

QUINTANA, A. Entre lo obvio y lo obtuso: notas sobre cine y educación. Curso: Educación, i mágenes y medios. Grupo 8. 2012. Disponível em: http://virtual.flacso.org.ar/mod/book/view.php?id=5845. Acesso em: 13 de dezembro de 2014.

SARDELICH, M E. Leitura de imagens, cultura visual e prática educativa. Cadernos de pesquisa, v.36, n. 128, p. 451-472, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v36n128/v36n128a09.pdf. Acesso em: 10 de novembro de 2014.

TOURINHO, I. Cultura visual e escola. Salto para o futuro ano XXI Boletim 09 - Agosto 2011. Disponível em: http://tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/14380009- CulturaVisual.pdf. Acesso em 01 set 2014.

Filmografia

GONZAGA – DE PAI PARA FILHO. Direção: Breno Silveira. Produção: Cibele Santa Cruz. Brasil: Conspiração Filmes, 2012. 1DVD, (120min), son, color.

LULA, O FILHO DO BRASIL. Direção e Produção: Fábio Barreto e Marcelo Santiago. Autora: Denise Paraná. Brasil, 2010. 1DVD, (130min), son, color.

Published

2024-07-04

How to Cite

RIBEIRO RIOS, E. A.; GOMES, A. R. SERTÃO, IMAGEM E MOVIMENTO: UM ESTUDO DE PRÁTICAS ESCOLARES INSPIRADAS EM CINEBIOGRAFIAS SERTANEJAS. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 17, n. 37, 2024. DOI: 10.31496/rpd.v17i37.1114. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1114. Acesso em: 24 nov. 2024.