TRABALHO DOCENTE E FORMAÇÃO: O QUE DIZEM OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL?

Authors

  • Sonia Lopes Victor Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ivone Martins de Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v17i36.1142

Abstract

Este texto visa a compreender aspectos da relação do professor de educação especial com o próprio trabalho, com base na perspectiva do materialismo histórico-dialético. Trata-se de um estudo de caso de professores que participaram do processo seletivo para um curso de especialização. Analisam-se enunciados escritos produzidos pelos professores, a partir de três eixos: a educação especial e o aluno da educação especial; o trabalho docente; a formação como uma necessidade. Das análises destacam-se: o contexto desafiante da escola; a não implicação desses profissionais ao comentar sobre o próprio trabalho; a ausência de uma perspectiva de análise perpassada pelo conhecimento científico e reflexão filosófica; o caráter multideterminado do trabalho docente e a tendência a ver a formação como iniciativa apenas dos professores.

Author Biographies

Sonia Lopes Victor, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

Ivone Martins de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

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Published

2017-12-12

How to Cite

VICTOR, S. L.; OLIVEIRA, I. M. de. TRABALHO DOCENTE E FORMAÇÃO: O QUE DIZEM OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL?. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 17, n. 36, 2017. DOI: 10.31496/rpd.v17i36.1142. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1142. Acesso em: 24 nov. 2024.

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Articles