O perfil dos docentes do colégio militar de Santa Maria - RS
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v19i40.1226Abstract
Os colégios militares possuem, em sua estrutura funcional, diferentes perfis docentes com carreiras distintas, legislações próprias e expectativas e remunerações diversas. Os diversos perfis docentes, no contexto dos colégios militares, surgem a partir dos diferentes processos formativos que os professores realizam em sua trajetória profissional. Os processos formativos, tanto iniciais quanto ao longo da atividade profissional, são de fundamental importância para a constituição do docente e o exercício de sua prática. Essa formação acontece de maneira fundamental no próprio ambiente escolar em ação conjunta com os docentes e a gestão. Este artigo tem por objetivo principal descrever os principais perfis docentes existentes no Colégio Militar de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Assim, por meio de uma pesquisa documental e bibliográfica, de abordagem quali/quantitativa, buscou-se elaborar uma construção teórica acerca da relação entre formação e perfil docentes e, também, traçou-se as principais características dos quatro perfis docentes do Colégio Militar de Santa Maria (CMSM). Globalmente sustenta-se a reflexão de Monteiro (2015) de que as qualidades pessoais afetivas e morais devem ser mantidas durante a vida profissional e aprimoradas pela formação profissional. Nesse sentido, em termos de resultados, pôde-se apresentar a distribuição dos profissionais dentro da organização da Divisão de Ensino do Colégio Militar de Santa Maria e inferir que a existência de diferentes perfis no CMSM, com planos de carreira e expectativas diferenciadas, permite que ocorra uma interligação de saberes e conhecimentos diferenciados, bem como um dos princípios fundamentais dentro da profissão docente que é a formação na própria prática dentro da Escola. Como consequência, é possível que o convívio entre os diferentes perfis possa, mesmo que em alguns momentos, criar conflitos e tensões, permitir processos de formação mais próximos da realidade, pois o gerenciamento de conflitos, a capacidade de adaptação e a superação de momentos de instabilidade são hoje inerentes ao trabalho docente.
Downloads
References
BATISTA, Aline Cleide; ARAGÃO, Ana Lúcia A. Profissão professor: um diálogo acerca das possibilidades e desafios. In: IV ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA UFPI. Universidade Federal do Piauí, 2006. Anais... Disponível em: http://leg.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/ eventos/2006.gt1/GT1_20_2006.PDF. Acesso em: 02 nov. 2017.
BENVENUTTI, Leonardo Mateus. Formação identitária docente: caminhos do ser mais. In: ROSSMANN, Márcia A.; BENVENUTTI, Leonardo Mateus; FACENDA, Luisa Cadorim (Orgs.). Dimensão(ões) da prática docente nas licenciaturas: constituição identitária e leituras de Paulo Freire. Passo Fundo: Méritos, 2014.
BRASIL. Comando do Exército. Portaria nº 291. Aprova as Instruções Gerais para o Ingresso e a Carreira do Pessoal Docente Civil do Exército incluso no Plano Único de Classificação e Retribuição de Cargos e Empregos - IG 60-01. 2005.
BRASIL. Normas de Planejamento e Gestão Escolar. Rio de Janeiro: DEPA, 2017.
BRASIL. Estatuto dos Militares. Lei nº 6.880, de 9 de dezembro de 1980. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L6880.htm. Acesso em: 02 jul. 2017.
BRASIL. Boletim do Exército. Brasília, n.40, 06 out. 2017. Disponível em: www.sgex.eb.mil.br/sistemas/be/copiar.php?codarquivo=1546&act=bre. Acesso em: 06 nov. 2017.
BRASIL. Lei nº 7831, de 2 de outubro de 1989. Disponível em: http://www. planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1989_1994/L7831.htm. Acesso em: 06 nov. 2017. (Página 12)
DE PAULO, Jacks Richard. A complexidade da formação de professores de geografia e reflexos na prática de ensino. In: DE PAULO, Jacks Richard (Org.). A formação de professores de geografia: contribuições para mudança de concepção de ensino. Jundiaí: Paco, 2016.
FERRY, Gilles. Pedagogia de la formación. Buenos Aires: Centro de Publicaciones y Material didático, 2004.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
______. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1987.
HARTMANN, Emerson. O ensino de humanidades e as práticas docentes no Colégio Militar de Santa Maria - RS. 2018. 149f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino de Humanidades e Linguagens) - Universidade Franciscana, Santa Maria - RS.
HARTMANN, Emerson; BECKER, Elsbeth Léia Spode. Ensino de humanidades e a prática docente no Colégio Militar de Santa Maria- RS. In: XXI SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO- SEPE, 2017, Santa Maria. Anais... UNIFRA, 2017. p.74-75.
LELIS, Isabel. A construção social da profissão docente no Brasil: uma rede de histórias. In: TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude (Orgs.). O ofício de professor: história, perspectivas e desafios internacionais. Petrópolis: Vozes, 2008
LIBÂNEO, José Carlos. As teorias pedagógicas modernas revisitadas pelo debate contemporâneo na educação. In: LIBÂNEO, José Carlos; SANTOS, Akiko (Orgs). Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. Campinas: Alínea, 2010.
LIMA, Maria do Socorro; GOMES, Marineide Oliveira. Redimensionando o papel dos profissionais de educação: algumas considerações. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Orgs). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortêz, 2012.
MONTEIRO, A. Reis. Profissão docente: profissionalidade e autorregulação. São Paulo: Cortez, 2015.
NOGARO, Arnaldo; CERUTTI, Elisabete. As TICs nos labirintos da prática educativa. Curitiba: CRV, 2016.
NÓVOA, António. Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo. São Paulo: SINPRO, 2007.
NÓVOA, António. Para uma formação construída dentro da profissão, 2009. Disponível em: http://www.revistaeducacion.educacion.es/re350/re350_09por. pdf. Acesso em: 30 out. 2017.
NÓVOA, António (Org.). Profissão professor. Porto: Porto, 2014.
NÓVOA, António. Os professores na virada do milênio: do excesso de discursos à pobreza das práticas. Cuadernos de Pedagogía. Barcelona, n.286, p.102-108, dez.1999.
RAUBER, Pedro. Profissão professor: exigências atuais de uma análise. Revista Jurídica UNIGRAN. Dourados, v.6, n.11, p.213-223, jan./jul. 2004.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2007.
ZEICHNER, Kenneth M. A formação reflexiva dos professores: ideias e práticas. Lisboa: EDUCA, 1993.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Submitted texts approved by the Editorial Board of Revista Profissão Docente will be published, and their authors may use them for future publications, provided that the original edition is properly cited (title, Revista Profissão Docente, volume, issue, year of publication, and page numbers of the referenced text). All articles published in this journal are the sole responsibility of their authors. Revista Profissão Docente and Universidade de Uberaba assume no legal responsibility for their content.